Lazer

Black Friday: Dicas para consumo sustentável

por pcassio

24/11/2020
Black Friday: Dicas para consumo sustentável

Apesar de ser um fenómeno recente em Portugal, a Black Friday é um dos dias mais aguardados do ano para os consumidores e marca, para muita gente, o início oficial das compras de Natal, com descontos por vezes incríveis que não se verificam no resto do ano. Desta vez, a Black Friday é a 27 de novembro e, mesmo com a pandemia que está a deixar o planeta em suspenso e a torcer pela chegada de uma vacina, é de esperar que milhares de pessoas aproveitem para comprar os produtos que mais desejam e não resistam aos grandes descontos desse dia.

 

Mas tão importante como o impacto económico da Black Friday é o impacto ambiental deste fenómeno comercial. O consumo sustentável está cada vez mais na ordem do dia e é preciso ter muito cuidado com os desperdícios provocados pelas compras. Aproveitar a Black Friday ao máximo também significa gerar um maior consumo de recursos energéticos e materiais, aumentando a poluição do ar, a contaminação da água, a devastação de florestas, o aquecimento global e o desequilíbrio do ecossistema.

 

Apostar num consumo sustentável é ter em atenção que a indústria do plástico (sacos e embalagens), a indústria têxtil (vestuário) e a indústria eletrónica (tecnologia) funcionam muitas vezes à custa de índices poluentes muito elevados, com consequências ao nível da reciclagem e da pegada ambiental. Para ajudar o planeta, sem deixar de aproveitar a Black Friday, aqui ficam cinco dicas para um consumo sustentável neste dia tão especial:

 

1. Não compres o que não precisas

Deves ir às compras consciente do que realmente te faz falta ou que gostavas de ter. Por muito barato que um produto possa ser, se não o vais usar regularmente depois de o adquirires, sair-te-á caro, bem como ao meio ambiente.

 

2. Não vás às compras sozinho

Leve outra pessoa contigo na hora de fazer as compras. Desta forma, poderão dividir as promoções, as famosas “leve 2, pague 1” ou “leve 1 a 30% e 2 a 50%”. Assim, irás aproveitar o desconto sem te sentir tentado a comprar mais um ou dois produtos para além daquele que de facto queres. Caso faças as compras online, poderás ainda beneficiar da isenção dos custos de entrega ao fazer uma encomenda maior.

 

3. Escolhe produtos “ecofriendly”

Procura conhecer a proveniência dos produtos e serviços da empresa a que vais comprar. Por muito apelativo que seja o preço, informa-te da qualidade, políticas e valores dessa empresa. Nos dias de hoje, há cada vez mais marcas amigas do ambiente e, ao comprares produtos “ecofriendly”, estarás a contribuir para um consumo sustentável.

 

4. Evita embalagens desnecessárias

Leva para as compras uma mochila ou um saco de pano, para que não seja preciso regressar a casa com embalagens descartáveis ou, pior ainda, com sacos de plástico. Quanto mais resíduos produzires, mais estarás a prejudicar o ambiente e a contrariar as regras do consumo sustentável. Se vieres mesmo a necessitar de um saco descartável, aproveita-o e reutiliza-o antes de o descartar na reciclagem.

 

5. Usa regularmente aos artigos novos

Quanto maior for o tempo de vida de um produto, menor será a pegada ambiental que deixa. Por isso, define um limite temporal mínimo para aquilo que acabaste de comprar, contribuindo assim para um consumo sustentável. Mas se, por alguma razão, esse artigo já não te servir mesmo, não o deites fora. Vende a alguém conhecido ou na internet e prolonga-lhe a vida com um novo dono, colhendo ainda o benefício de poder juntar mais uns trocos na carteira.

 

E se vais realmente aproveitar a Black Friday, não te esqueças de te manteres atento aos esquemas fraudulentos que, muitas vezes, também estão associados às vendas neste dia. Se quiseres saber como evitar fraudes na Black Friday, clica aqui