Lazer

Treino em casa: todos os artigos que precisas

por Forretas

06/04/2022
Treino em casa: todos os artigos que precisas

O confinamento projetou a necessidade de praticar exercício físico em casa e também fez ver que treinar em casa tem diversas vantagens. Poupas a mensalidade do ginásio, não estás sujeito às vagas nas aulas nem a olhares indiscretos ou curiosos, e ainda podes ganhar tempo útil para as restantes tarefas diárias. 

Tira da cabeça a imagem de um espaço carregado de enormes máquinas e equipamentos, porque fazer um bom treino em casa é bem mais simples do que parece. 

Há múltiplos exercícios para fazer em casa que nem sequer necessitam de aparelhos ou materiais específicos – o peso do teu corpo é suficiente – mas também é simples criares o teu pequeno, mas muito prático ginásio em casa. 

Vamos mostrar-te todos os artigos que precisas para que treinar em casa não seja  uma obrigação, mas sim  uma motivação e a parte mais divertida do teu dia. Depois sim, atira-te para o sofá que mereces o descanso.

Dicas para treinar em casa

Para começar, escolhe o local mais indicado para fazeres os exercícios. É provável que não consigas dedicar uma divisão a isso, mas também vais perceber que não precisas de muito espaço para o teu ginásio em casa. 

Arrasta o sofá ou uma secretária, algo que não obrigue a grandes esforços nem prejudique o pavimento, o ideal é um espaço arejado e bem iluminado. Já decidiste? Então agora é hora de escolheres os artigos para o treino e explorares os melhores exercícios para fazer em casa, do cardiofitness à musculação.

Ginásio em casa: que artigos devo ter?

Tapete ou colchã



Numa palavra: indispensável para treinar em casa. O tapete de ginástica ou ginásio é um artigo barato e extremamente fácil de arrumar depois da utilização. Além de te garantir aderência (nada mais irritante e até perigoso do que ter a perna ou o braço a deslizar num tapete...de decoração), permite que treines com conforto, especialmente nas costas. Não serve de nada treinar em casa para depois contraíres lesões na zona lombar – pode não te custar muito no momento, mas depois vais sentir as consequências.. A partir do tapete, o teu treino em casa pode incluir facilmente diversos exercícios de abdominais, prancha e flexões, continuando lá para ti na hora dos alongamentos, que são sempre importantes.

Corda

Associas às brincadeiras na infância? É natural, mas saltar à corda também é um dos melhores exercícios para fazer em casa, outra vez com a vantagem de ser facílimo de arrumar. Só precisas de ter atenção com o espaço à tua volta, para garantires que não acertas noutros objetos, e uma corda para saltar. Desafia-te no treino em casa: quantos saltos seguidos consegues dar? Há cordas que até os contam por ti...

Roda de abdominal



Outro objeto que ocupa muito pouco espaço no teu ginásio em casa. Se quiseres um treino de abdominal um pouco mais exigente do que aquele que fazes no tapete, esta roda de abdominal é o ideal. Numa única repetição, ativas vários músculos para além do abdominal, como o grande dorsal, o oblíquo, o deltoide (zona do ombro) e os tríceps, nos braços. Um grande aliado para treinar em casa.

Halteres

Há muitos objetos do quotidiano que podem fazer a função dos halteres, como garrafões de água e pacotes de arroz, mas claro que será sempre mais fácil treinar em casa com este equipamento, um dos melhores para trabalhar braços. É versátil porque, normalmente, traz discos de pesos diferentes para a melhor adaptação ao teu nível. Não forces, não arrisques lesões, sê paciente. Começa com um haltere de 5kg ou até menos, dependendo do peso que consigas suportar e vai subindo gradualmente.

Kettlebell



A kettlebell é “inspirada” nos halteres e nunca será uma má opção para o teu ginásio em casa. A estrutura ergonómica facilita a utilização e permite-te exercícios de força e lentos, mas também explosivos.

Banco de musculação

Entramos agora nos artigos mais completos para treinar em casa. Um banco de musculação dá-te um suporte mais consistente e confortável para, por exemplo, abdominais, peitorais e diversos trabalhos com pesos. Podes ajustar a inclinação para que os exercícios saiam perfeitos.



Passadeira ou bicicleta




São máquinas que também ocupam um pouco mais de espaço, mas também dão imenso jeito para treinar em casa, especialmente quando lá fora faz muito frio ou chuva. Seja uma corridinha na passadeira ou um passeio de bicicleta com diferentes níveis de velocidade e inclinação, explora os programas que estes aparelhos te oferecem, muitos deles com monitorização de frequência cardíaca.

Estação de musculação

É um miniginásio dentro do teu ginásio em casa. Este aparelho, dependendo do modelo, dá-te a possibilidade de realizares múltiplos exercícios para todos os grupos musculares. Entre várias funcionalidades, além do indispensável banco de musculação, pode ter uma barra para flexões, suportes para bandas elásticas e sacos de boxe e uma parte para trabalhares as costas e braços. Uma estação de musculação garante-te um treino em casa supercompleto. São reguláveis em altura e alguns até são dobráveis para facilitar a arrumação.