Lazer

Roupa yoga e Outros Acessórios

por Forretas

20/06/2022
Roupa yoga e Outros Acessórios

Criado na Índia há mais de cinco mil anos, o yoga é uma disciplina que tem o objetivo de proporcionar uma sensação de bem-estar e disposição, trabalhando o corpo e a mente com exercícios que ajudam a controlar a ansiedade, o stress, o sono, a postura e as dores no corpo e na coluna. 


Palavras como meditação, respiração e relaxamento são muito importantes nesta atividade, pelo que a escolha da roupa de yoga certa é crucial para quem procura atingir um bom desempenho com conforto. Da pesquisa realizada pelo Forretas resultou este guia que te explicará quais são as peças mais apropriadas para cada disciplina, bem como os acessórios que precisas de ter para praticares yoga como um verdadeiro profissional.

Para além disso, ainda te vamos sugerir alguns artigos disponíveis no nosso website.



Escolher a roupa de yoga certa

Assim como cada ambiente pede um tipo de roupa específico, o yoga também. 




Existem quatro critérios muitos importantes para uma escolha acertada: conforto, respirabilidade, estilo e, claro, o custo. Afinal, se o objetivo é trabalhar o corpo e a mente, não queremos que a roupa atrapalhe, certo? Assim, a opção deve recair em trajes mais leves, transpiráveis e flexíveis, como algodão, licra ou nylon. Isto, claro, se a ideia for praticar yoga em casa ou no ginásio. Se for no exterior, aconselha-se o uso de polainas para manter os pés quentes. A calça de yoga com elástico na cintura, ajustadas ao corpo e sem cordões é aconselhável, como o caso das Adidas Performance Calças Yoga. 


A partir daqui cada modalidade "pede" uma roupa mais ajustada. Para o Hatha e o Vinyasa, sugerem-se tecidos mais frescos. Para o Power e o Ashtanga, podem ser utilizados calções, uma vez que o esforço é mais intenso. Já para o Hot e o Bikram, calções e t-shirts assentam bem.



Roupa de yoga para mulheres


A oferta de roupa de yoga é substancialmente maior no caso das mulheres, até porque  grande parte dos praticantes desta disciplina são do sexo feminino. 




As peças devem cobrir moderadamente o corpo, mas não serem demasiado reveladoras. A utilização de um soutien com suporte leve por dentro do top, da blusa ou da camisola é aconselhável. As opções são infindáveis, não só na cor, mas também nos modelos, por isso sugerimos este Nike Top Branco.


As blusas justas ao tronco que não escorregam ou os tops com mistura de algodão, mas sem grandes decotes ou golas soltas, são duas opções confortáveis. 


Para o período do aquecimento e para o final, utiliza uma sweatshirt. 


As calças com elástico na cintura que se moldam ao corpo, como já dissemos, são as melhores em alguns casos, enquanto noutros "pedem-se" uns calções pouco folgados. 


Um elástico para prender o cabelo é também fundamental.



Roupa de yoga para homem

Embora as praticantes femininas de yoga sejam mais, esta disciplina tem cativado cada vez mais público masculino, pelo que a oferta de roupa desportiva para homem também tem aumentado gradualmente. 




Para o aquecimento e para o final, nada como uma sweatshirt (com ou sem carapuço) ou um casaco com tecido desportivo confortável. Ao contrário do que acontece nas mulheres, nos homens aconselha-se a utilização de calças de treino ou bermudas leves e largas o suficiente, tal como as t-shirts. 


Se a transpiração nos pés for um problema, as meias podem ser dispensadas.


Outros acessórios de yoga

O início da prática de yoga não obriga a utilização de qualquer acessório específico. Mas com a subida do nível de experiência e o desejo de experimentar certos exercícios, existem alguns com o rótulo de indispensáveis. 


O mais procurado é o mat (tapete/colchão de yoga), que oferece uma proteção em relação ao piso e proporciona um aumento do conforto. 

Do kit básico ainda fazem parte a strap (faixa), que é um auxílio no aprofundamento dos alongamentos, principalmente dos músculos posteriores das pernas, e os blocos, que permitem maior flexibilidade nos movimentos e posturas, melhorando a execução dos “asanas”.

 
A almofada, os cobertores, a cadeira e, claro, a bola de yoga são outros acessórios utilizados pelos “yogis”.


Colchão de yoga e os diferentes tipos de tapete

Quando se está a começar, é normal que não se saiba que tipo de mat (tapete/colchão de yoga) escolher, até porque existem de vários preços, tamanhos e espessuras, mais adequados para esta ou aquela disciplina. 


Por terem algumas semelhanças, é normal que os tapetes de campismo e de pilates sejam muitas vezes aconselhados para os praticantes de yoga, mas devem ser evitados por terem características que não casam com a modalidade. 


O preço médio de um colchão de yoga anda na casa dos 25 euros. Deves optar por um mais fino, feito em material reciclado mais natural - o PVC é altamente tóxico -, mas suficientemente grande para que possas realizar todas as posições. A espessura deve variar entre os 3 e os 8 milímetros, como podes ver neste quadro:


Tipo de Yoga Espessura

Ashtanga 3 a 5 mm

Hot 3 a 5 mm

Iyvengar 3 a 5 mm

Hatha 5 a 8 mm

Pré-natal 5 a 8 mm


Dá uma espreitadela ao tapete de yoga de Juta Jumat e vê se se enquadra nas tuas necessidades ou se combina com o teu estilo. 


Modelos de bolas de yoga


As bolas de yoga são um acessório mais adequado para quem pratica pilates, mas também poderá ser útil para os “yogis” que quiserem tonificar o corpo. 




São feitas de borracha dura ultrarresistente e forte e o tamanho, que anda entre os 45 e os 85 centímetros, varia consoante o peso do indivíduo. As bolas de yoga mais pequenas são adequadas a pessoas até 1,65m de altura; as médias (55 e 65 cm) para quem mede entre 1,65 e 1,85m; e as maiores (a partir dos 75 cm) para praticantes com uma altura a partir dos 1,85m. 


Na primeira vez que a encheres, não te preocupes se ultrapassares o tamanho correto, porque com o tempo ela vai adquirir o tamanho indicado. 


Para que a bola de yoga  seja mais duradoura, sublinhe-se, é necessário ter os devidos cuidados de utilização, limpeza e armazenamento.