Lazer

Os discos vinil que faltam na tua coleção

por Forretas

25/05/2022
Os discos vinil que faltam na tua coleção

Os discos vinil ganham cada vez mais espaço nas coleções dos amantes da música, encantados pelo som tão natural e característico do gira-discos. 

Tenhas já alguma experiência ou estejas a dar os primeiros passos neste mundo, vamos mostrar-te os discos vinil essenciais para a tua coleção. Comprar discos vinil vai ficar mais fácil depois deste artigo e vai ser difícil resistir à tentação. 


Recomendações de discos de vinil 

É provável que já tenhas ouvido falar em discos tão valiosos que custam milhares de euros, se falarmos de edições originais ou exemplares raros, mas não te assustes: nos discos de vinil o preço é muito variável e não é assim tão difícil aumentares a tua coleção ou dar início a ela. A partir de 20, 30 ou 40 euros já consegues dar cor e som à tua vida. E quem sabe se também não vais encontrar o presente ideal para alguém.

Thriller – Michael Jackson


Começamos a viagem pelos discos de vinil com um álbum incontornável. Thriller bateu recordes de vendas dos discos vinil e muito ajudou a catapultar Michael Jackson para o estrelato, no início dos anos 80. Além do single que batiza este álbum, poderás desfrutar de outros temas icónicos como Billie Jean e Beat It. Se ainda não está na tua coleção, trata já disso. Se estás a começar, é um excelente ponto de partida.


The Dark Side of the Moon – Pink Floyd

Quase que nem era preciso dizer mais nada: este disco vinil vende-se e apresenta-se sozinho. Nenhuma coleção de discos de vinil estará completa sem esta obra-prima de uma das bandas mais icónicas e poderosas do mundo. Temas como Speak to Me / Breathe e Any Colour You Like ganham um encanto especial ao serem ouvidos num gira-discos. Se nos discos vinil o preço tem peso na tua escolha, o The Dark Side of the Moon estará na lista de prioridades.


Abbey Road – The Beatles

Comprar discos vinil terá sempre que passar pelos quatro rapazes de Liverpool. Abbey Road, de The Beatles, faz escalar a nostalgia, e o próprio impacto que a banda teve na história da música, tornam este álbum imprescindível nas listas de discos vinil. Salta para 1969 e entra num mundo especial à boleia de Come Together e Oh! Darling. Até a capa deste álbum é especial e fica lindamente num espaço em que a coloques bem visível.


Nevermind – Nirvana

Se falarmos de bandas icónicas, os Nirvana têm sempre lugar à mesa e também merecem um espaço nos teus discos de vinil. Nevermind foi lançado em 1991, mas é daqueles álbuns eternos e que atravessa gerações pela voz inconfundível de Kurt Cobain em Smells Like Teen Spirit e Come As You Are. Verás como o disco vinil dá um toque especial a estas músicas.

Queen Limited Edition Black Vinyl -– Queen


Há tanto para explorar e navegar na banda de Freddie Mercury, mas este álbum é um bom exemplar para a tua coleção de discos de vinil, com temas como Keep Yourself Alive, My Fairy King, Doing All Right e Jesus. Depois, aproveita a onda e compra Queen II, o segundo álbum de estúdio dos Queen – temas que combinam de forma fabulosa com os gira-discos e valem um selo de qualidade na tua estante de discos vinil.


The Rise and Fall of Ziggy Stardust and The Spiders From Mars – David Bowie




Incluir David Bowie na lista dos discos vinil que faltam na tua coleção é fácil, difícil é escolher um LP deste génio. Experimenta este álbum, lançado em 1972 para te deliciares com Five Years, Starman e Soul Love, entre outros grandes temas do músico, falecido em 2016. Comprar discos vinil de Bowie já é mesmo um clássico: foi o músico que mais discos vendeu no século XXI no Reino Unido.

Desde 2000, são mais de 580 mil discos de vinil adquiridos.


Blond on Blond – Bob Dylan


Outro génio da música que nos dificulta a tarefa de escolher um disco de vinil. Blond on Blond foi o sétimo álbum de estúdio lançado pelo Prémio Nobel da Literatura de 2016 e tem algo de deveras especial para te mostrar: Sad Eyed Lady of the Lownlands agarra-te por 11 minutos e foi gravada de uma assentada! A tua coleção vai sentir-se honrada por contemplar esta obra.


O Monstro Precisa de Amigos – Ornatos Violeta

Jamais poderíamos deixar a música portuguesa de fora desta lista de discos vinil. Ornatos Violeta foram (são!) um fenómeno que ganha outra vida através dos discos vinil, com músicas como Chaga, Ouvi Dizer e Fim da Canção, entre outras, que projetaram este álbum para a eternidade, em 1999. Haverá melhor forma de ouvir Manuel Cruz (sem ser ao vivo, claro!).