por pcassio
07/12/2020
Já tiveste aquela sensação de que o expositor de telemóveis tem um smartphone novo sempre que entras numa loja? Por isso, se estás a pensar comprar um smartphone e não sabes como escolher, o Forretas reuniu um conjunto de características para que saibas como comprar o que melhor combina contigo.
1. Estipula um orçamento
Para não te perderes, começa por definir que utilização darás ao dispositivo que vais comprar e quanto pretendes gastar. Por norma, existem três segmentos de equipamentos: os de gama de entrada, que custam até um máximo de 200/300 euros; os de gama média, que não ultrapassarão os 500/600; e os de gama alta, cujo preço se situa acima dos 600 euros.
2. Sistema operativo
A escolha do sistema operativo provoca opiniões divergentes e, até este ano, existiam essencialmente dois: o iOS, da Apple, e o Android, desenvolvido pela Google. No entanto, devido à guerra comercial entre a China e os EUA, a Huawei foi obrigada a criar o HarmonyOS.
iOS: É um sistema presente apenas nos smartphones da Apple. Caracteriza-se por ser muito intuitivo, simples de usar e por ter atualizações que podem chegar aos cinco anos. Os equipamentos que o trazem são, por regra, mais caros.
Android: É o sistema operativo que se pode encontrar na maioria dos smartphones. A fonte de aplicações é a Play Store e distingue-se por ter uma oferta superior às concorrentes. Contudo, por ser um sistema aberto, também se torna mais vulnerável a ataques cibernéticos.
HarmonyOS: Chega a Portugal em 2021 e, por ser novo, ainda não se sabe muito sobre as suas características. No entanto, tendo em conta que o Gmail ou o Google Maps são aplicações da Google, quem adquirir telemóveis com este sistema operativo não terá acesso às mesmas.
3. Processador e Memória RAM
Quanto melhor for o processador e mais memória RAM tiver o dispositivo, maior será o desempenho, a rapidez e até a longevidade. No caso do processador, o "coração" do aparelho, o duol-core é o mínimo exigido para que possa obter um rendimento aceitável. No caso da memória RAM, o mínimo aconselhado serão 4GB. Se comprares um com 12 ou 16, será melhor, mas mais caro.
4. Ecrã
É um dos aspetos mais importantes na escolha de um smartphone, pois está diretamente ligado ao tamanho do equipamento. Hoje é difícil encontrar um aparelho com um ecrã inferior a 5,5”. Mas o tamanho só é mesmo importante se estiveres a pensar ver filmes, séries ou para jogar. Caso contrário, deverás dar preferência à qualidade das cores e do brilho, porque influenciarão a qualidade da imagem. A resolução mais comum é o Full HD (1080p).
5. Câmara
Entre as principais funcionalidades de um smartphone está o uso da câmara fotográfica. E não é exclusiva aos amantes da fotografia. Por isso é que no mercado já existem equipamentos com até 5 câmaras atrás. Contudo, é um erro pensar-se que a qualidade da fotografia está diretamente ligada à resolução da câmara. Não está. A abertura da lente, o estabilizador óptico de imagem, o ISO ou a redução de ruído são características igualmente importantes.
6. Armazenamento
Com a quantidade de fotografias e o aumento substancial do número de aplicações úteis existentes, é imprescindível que um smartphone tenha uma boa capacidade de armazenamento. Uma boa parte dos equipamentos da gama de entrada ainda têm um armazenamento de 32 GB, mas o ideal será que este seja de, no mínimo, 64GB.
7. Bateria
A autonomia do smartphone depende da bateria, mas saiba que ela dependerá muito do sistema operativo, do processador e do tamanho do ecrã. A capacidade é medida em miliamperes / hora (mAh) e, quanto maior for, melhor. Um bom dispositivo não deve ficar abaixo de 3500mAh. Alguns têm a possibilidade de serem carregados sem fios.
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2024 Forretas. Todos os direitos reservados.