por Forretas
18/04/2022
O aumento das atividades ao ar livre tem gerado uma escalada na procura de instrumentos de desporto, com as pulseiras fitness a apresentarem-se como um wearable muito popular entre quem deseja monitorizar o exercício físico e a saúde.
Ao disponibilizarem um conjunto de dados relativos ao dia a dia do utilizador, como o número de passos, a distância percorrida, as calorias queimadas e o nível de sono, por exemplo, estes equipamentos contribuem para um estilo de vida menos sedentário e funcionam como um incentivo à superação desportiva. Se estás a pensar comprar um relógio de desporto e queres mais informação, fica até ao fim, porque o Forretas vai explicar-te tudo o que deves saber sobre as smartbands (como também são conhecidas mundialmente).
Relógio de Desporto vs. Pulseira Fitness
Existem vários pontos de contacto entre os relógios de desporto e as pulseiras fitness, mas também há muito a separar estes dois wearables.
A diferença nota-se logo no preço, com os primeiros a revelarem-se mais dispendiosos do que os segundos, por permitirem o atendimento de chamadas e a leitura e resposta a mensagens de texto. Por isso, é fundamental que na pré-aquisição penses bem na utilidade que lhe vais dar.
Se o objetivo for apenas medir a frequência cardíaca, contar os passos que dás diariamente ou praticar algum jogging, talvez não precises de comprar o relógio desportivo o instrumento mais caro. Ainda assim, é a simplicidade da pulseira fitnessda smartband que a torna verdadeiramente atrativa para os praticantes de desporto, até por se tratar de um aparelho com uma tela mais reduzida e, como tal, ser mais leve no pulso.
Funcionalidades
Assim que tiveres uma ideia definida do que pretendes numa pulseira fitness, deves comparar as funcionalidades que cada modelo oferece.
Praticamente todas as que se encontram à venda no mercado indicam as horas, contam os passos (pedómetro), apontam a quantidade de calorias perdidas, possuem despertador e alertas para caminhar, monitorizam o ritmo cardíaco e também o tempo de sono.
A partir daqui, odaqui o aumento das funcionalidades e da quantidade de desportos disponíveis anda de mãos dadas com a subida do preço. As mais avançadas já vêm com GPS incluído, possibilitando ao utilizador ver o percurso percorrido numa aplicação própria, e permitem ainda a leitura de mensagens, a rejeição de chamadas e até o controlo da música quando sincronizadas com o telemóvel.
Aplicação e software
É muito importante teres em atenção o software da pulseira fitness que pretendes adquirir, porque pode não casar com o teu smartphone.
Existem modelos, nomeadamente da Apple, que não permitem a sincronização com um telemóvel que corra num sistema operativo diferente do desenvolvido pela marca norte-americana (iOS), prejudicando drasticamente a experiência de utilização desteas wearablesmartbands. Afinal, será através desta ligação e de uma aplicação associada ao aparelho que poderás acompanhar a evolução dos treinos que efetuares. Mas não só. Aqui poderás também escolher uma tela ao teu gosto e, nos casos em que o equipamento tiver GPS, ver por onde andaste a praticar corrida, ciclismo, etc.
Autonomia
A duração da bateria de uma pulseira fitnessde desporto é uma das mais-valias em comparação com o relógio desportivo. Mesmo tendo em conta que a autonomia de um equipamento depende sempre das opções do utilizador - nível de brilho, quantidade de notificações, ter o GPS sempre ligado ou não, etc. -, uma smartband intermédia é capaz de aguentar, em média, 15 dias até precisar de uma nova carga. Alguns casos, porém, prometem uma durabilidade da bateria até 20 dias. Nota: as mais recentes já trazem um carregador magnético, mas outras ainda "obrigam" a separar a tela da pulseira para carrega
Design
É o fator que menos importância tem para a maioria dos usuários, ainda que o aspeto visual conte muito na hora da decisão.
Tenha um ecrã maior ou mais pequeno, o conforto da pulseira fitness é essencial, porque deve ser um instrumento de auxílio no nosso dia-a-dia e não um empecilho.
Procura experimentá-la antes de comprar e perceber como te sentes com ela no pulso. Regra geral, a pulseira é feita de borracha, embora existam modelos com outros materiais.
Existem pulseiras desportivassmartbands com cores para todos os gostos e que combinam com qualquer roupa desportiva. Mesmo que não consigas a que mais desejas, certos aparelhos disponibilizam pulseiras para venda em separado do display.
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2025 Forretas. Todos os direitos reservados.