Lazer

Coleira para cão: tudo o que precisas de saber

por Forretas

11/07/2022
Coleira para cão: tudo o que precisas de saber

A coleira para cão é um acessório pura e simplesmente indispensável para o teu amigo mais fiel. Contudo, se pode parecer uma coisa básica, também é verdade que há muito por explorar neste tópico, desde a proteção, como as coleiras para cães de pulgas e carraças, à parte estética e as coleiras personalizadas, para que saias à rua para o passeio com um toque saudável de vaidade. 


Vamos contar-te tudo o que precisas de saber, quer estejas pela primeira vez à procura da melhor coleira para cão ou a pensar em comprar uma nova.



Coleiras para cães de pulgas e carraças

Começamos por algo indispensável e que até não tem a ver com as horas do passeio: as coleiras para cães de pulgas e carraças. É fundamental que mantenhas o teu amigo ou amiga afastado destes parasitas e a boa notícia é que é muito prático fazê-lo, através destas coleiras pensadas para o efeito, que se tornaram num acessório para o cão imprescindível. 




De uma forma gradual, controlada e totalmente segura, as coleiras para cães de pulgas e carraças  libertam o produto químico que vai combater os parasitas, espalhando-se através da pele do cão, mas também protegendo o teu lar destes visitantes sempre indesejados. As coleiras anti pulgas e carraças são super práticas e podes conjugá-las com as coleiras ditas normais. Só precisas de as trocar ao fim de alguns meses para que o animal esteja sempre protegido.


O design de uma coleira para cão 

Passando para o lado estético, há basicamente três tipos de materiais à tua escolha para a coleira do teu cão: nylon, couro e metal.


As coleiras de nylon são resistentes e flexíveis, além de particularmente confortáveis para o cão – alguns modelos até são acolchoados. Esta coleira para cão é fácil de usar e adaptar a animais de todos os tamanhos, e existe em múltiplas cores e padrões, dos mais simples aos mais divertidos. Para o teu cão, no fundo, qualquer estilo serve, mas se o dono estiver feliz, o animal também estará.

Já as coleiras de couro têm uma aparência mais elegante e sóbria, sem, no entanto, perder a resistência, uma propriedade essencial para a coleira para cão. À semelhança da coleira de nylon, a de couro é fácil de pôr e tirar e também permite alguma criatividade no que toca ao design: já imaginaste o teu cão com uma coleira com picos (inofensivos, claro!)? Vai ser o cão com mais estilo na vizinhança.


Quanto à coleira em metal, embora possa ser usada por cães de qualquer porte, são especialmente adequadas a cães maiores e mais enérgicos: são muito resistentes e suportam toda a pressão que o animal possa colocar. No fundo, se o teu cão tiver aquele hábito de te passear a ti em vez de seres tu a passeá-lo, arrastando-te para todo o lado, vais evitar que a coleira para cão fique com um aspeto alargado e deformado ao fim de algum tempo. A coleira de metal também dá jeito a animais com pelo comprido e é construída de forma a não magoar o animal.


Mas se não quiseres uma coleira para cão para ser usada no pescoço, tens uma opção que tem vindo a ganhar cada vez mais apreciadores: o arnês. Também existe em diversos materiais e estilos (nylon, pele, pele sintética, etc…) e garante-te todo o controlo na orientação do animal, que por sua vez não perde conforto. Esta variante de coleira para cão ajusta-se ao tronco do animal e é bastante fácil de colocar e ajustar às medidas dele. Basicamente, em vez de a pressão estar concentrada no pescoço, fica distribuída pelo corpo do cão. Além disso, são a opção mais indicada para transportares o teu animal no automóvel com todo o conforto e segurança.



Coleiras personalizadas para cães


Ora, já tens a coleira de pulgas e carraças, já viste todos os modelos, estilos, cores e padrões, mas mesmo assim ainda não estás satisfeito e queres algo único para o teu cão? Então opta por coleiras personalizadas, por exemplo com o nome do animal. Além do toque especial, as coleiras personalizadas também podem ser muito úteis, se incluíres os teus dados pessoais.



Por fim, se procuras coleiras de treino para cães, tens vários modelos disponíveis no mercado. São coleiras que, à tua ordem ou sempre que o animal tente ladrar, aplicam um estímulo negativo no animal, como a libertação de um odor, a emissão de um som impercetível para nós, mas desagradável para eles e até a aplicação de um impulso elétrico. Contudo, há veterinários e especialistas que não recomendam a utilização destas coleiras de treino. Dentro deste segmento e não tão agressivo para o animal, tens coleiras anti puxão, que te permitem ter maior controlo sobre um cão mais enérgico e nervoso, que tenha a tendência de puxar a trela em demasia ou que ainda se esteja a habituar aos passeios na rua. Envolve o focinho, mas permite que o animal possa ofegar e beber.