Finanças

15 Formas Fáceis de Ganhar Dinheiro

por pcassio

16/10/2019
15 Formas Fáceis de Ganhar Dinheiro

Se os rendimentos que obtém ficam curtos para cobrir o orçamento mensal ou se pretende simplesmente juntar dinheiro para aquelas férias com que tanto sonha, fique a saber que existem formas de ganhar alguns euros extra colocando em prática as suas qualidades. De seguida, apresentamos 15 formas que poderão deixar a sua conta mais recheada e que apenas requerem três características: tempo, alguma arte e (muita) força de vontade.

1. Dar explicações

Se tem conhecimentos e jeito para ensinar, dar explicações em casa ou juntar-se a centro de estudos é uma boa forma de obter um rendimento extra. Uma comunicação simples e uma boa dose de paciência são fundamentais para alcançar o sucesso. Para que o alcance seja maior, poderá associar-se a uma das várias plataformas de explicações que existem na internet:  Learnify ou Explicas-me?.

2. Animadores de festas

Já foi a uma festa de aniversário com pinturas faciais para os mais pequenos ou figuras feitas com balões? Passe umas horas a animar este (e outro) tipo de eventos ligados aos mais novos. Além de poder divertir-se um pouco, poderá ficar com algum dinheiro extra ao final do mês.

3. Vender doces e salgados

Os amigos estão sempre a elogiar-lhe os doces ou os salgadinhos que confecciona? Aproveite e faça disso um rendimento extra. Entre aniversários, baptizados ou comunhões, o que não faltam são festas caseiras para as quais poderá contribuir vendendo todo o tipo de produtos.

4. Transcrever ou redigir textos

Dê uso ao teclado do computador e proponha-se a executar transcrições jurídicas, médicas, de reuniões, de entrevistas, etc. Se não se importar de efectuar alguma investigação e for criativo, até poderá aventurar-se na redacção de textos. Há várias empresas que contratam redactores freelancers para alimentarem as respectivas páginas na internet. No portal Freelancer encontra várias ofertas.

5. Revisão ou tradução de textos

Costuma passar os textos que lê a pente fino à procura de gralhas ou de erros de concordância? Ofereça-se para realizar serviços de tradução. Quem dominar outro idioma para além do português pode também lançar-se na área das traduções. Páginas como a Upwoork ou a Fiverr têm ofertas às quais pode concorrer e o registo é gratuito.

6. Responder a inquéritos

Mobrog, Hintwave e Hiving são apenas três dos muitos sites nos quais poderá ganhar dinheiro respondendo a inquéritos de forma frequente. Só tem de inscrever-se, traçar o próprio perfil respondendo a uma série de questões e, depois, participar em questionários que normalmente receberá na caixa de correio eletrónico.

7. Vender artigos usados

Roupa, brinquedos, peças de mobiliário, electrodomésticos... Practicamente tudo o que não usa em casa lhe poderá render uns euros extra mensalmente. Procure vendê-los através de portais como o OLX, Custo Justo, e eBay, ou, se preferir, monte uma banca numa das várias feiras de artigos usados que se realizam mensalmente.

8. Vender artigos de cosmética

Marcas de cosmética como Avon, Oriflame ou Boticário encontram-se sempre à procura de revendedores para os seus produtos, pagando uma comissão a quem presta esse serviço. Com o Natal quase aí a bater à porta, quem sabe se não ganha um rendimento extra convencendo familiares e amigos a oferecer alguns destes produtos como presente.

9. Cuidar de crianças

Tomar conta de crianças não é para todos, mas, se tiver uma dose de paciência, poderá juntar algum dinheiro fazendo babysitting. A “Babysits” é a plataforma portuguesa mais famosa na qual poderá disponibilizar-se para efetuar este tipo de serviços, mas existem outras. Caso contrário, invista em panfletos e distribua pela zona da sua residência.

10. Passear cães

Com a vida agitada que a maioria dos portugueses leva, são muitos os cães que não realizam o exercício diário de que necessitam. Porque não se oferece para os levar a passear ou para cuidar deles em casa dos próprios donos? O “Patudos & Companhia”, que foi o primeiro site português de “petsitting” a ser criado, é o mais procurado pelos donos.

11. Participar em acções de promoções

Já recebeu um convite para provar algum produto num hipermercado? E quantas vezes já lhe entregaram um panfleto nas mãos? Pois bem, esse tipo de serviços também poderão constituir uma boa fonte de receita, ainda que não sejam frequentes (dependem dos promotores). Procure por vagas nos grupos existentes no Facebook.

12. Trabalhos de Design

Tudo o que necessita é um computador e criatividade. Pode desenhar flyers, convites, páginas de internet e com isso juntar alguns euros. Crie uma marca própria e divulgue-a a familiares, amigos e através das redes sociais. Na internet encontram-se ainda pedidos de colaboradores em regime part time.

13. Trabalhos de fotografia

É uma área com uma concorrência feroz, mas não precisa de ser profissional para se afirmar. São cada vez mais as famílias portuguesas, nomeadamente com filhos mais pequenos, que procuram quem faça trabalhos fotográficos em baptizados ou comunhões a um preço razoável. Invista em alguns panfletos, distribua-os à entrada desses eventos e mais tarde ou mais cedo acabará por ser chamado.

14. Trabalhos ligados à construção

Tem jeito e gosto pela construção, pintura, pichelaria ou sistemas eléctricos? Utilize esse dom para criar uma pequena empresa e executar esses e outros serviços ligados à construção civil fora do horário laboral. Pode divulgá-los através das redes sociais ou do sempre infalível boca a boca.

15. Trabalhos de jardinagem

Se tem um corta-relva e até tem um toque especial para o tratamento de plantas, porque não executar uns trabalhos de jardinagem? Ou montar um jardim numa residência? Sabia que há cada vez mais portugueses a aderirem à moda dos relvados artificiais? Faça como no tópico anterior e disponibilize-se para esse tipo de trabalhos através do mesmo método.