Finanças

Fraudes e burlas: cuidados e ter na Black Friday

por pcassio

05/11/2020
Fraudes e burlas: cuidados e ter na Black Friday

A Black Friday está a chegar (27 de novembro) e, apesar de fazer as delícias dos consumidores, a verdade é que também lhes desperta uma série de preocupações. E não é para menos. Afinal, todos os anos surgem relatos no Portal da Queixa de fraudes com os preços ou burlas sofridas neste dia. No entanto, isto não deve ser motivo para deixar de comprar. Muito pelo contrário. Se reservou para esta data aquela compra que tanto anseia, à boleia da redução de preços anunciados pelas marcas e lojistas, não desista da ideia. Tudo o que tem de fazer é estar muito atento a todos os pormenores e seguir as dicas que lhe vamos apresentar.

Monitorizar os preços

É indispensável que defina atempadamente o que vai adquirir na Black Friday e que vá acompanhando as variações de preço em várias lojas ou sites. Ao fazê-lo, terá outra capacidade para perceber se o produto em questão se encontra em promoção e se o negócio é realmente bom, uma vez que muitos esquemas fraudulentos baseiam-se no aumento do preço nos dias anteriores ou em simulações de descontos. 

Estudo prévio do vendedor

Como se diz na sabedoria popular: quando a esmola é grande, o pobre desconfia. Por isso, torça sempre o nariz aos anúncios de mega descontos de algumas lojas físicas ou online onde nunca tenha feito compras. Por mais tentador que o preço seja, faça um estudo prévio à loja ou ao site em questão. Para isso, procure por avaliações na Internet ou nas redes sociais para perceber com o que está a lidar. Tenha também em atenção o endereço eletrónico das páginas, porque nos últimos anos as autoridades têm registado o aparecimento de cópias fraudulentas de sites de marcas conhecidas. Por isso, assegure-se de que no portal surge a sua localização e a identificação do responsável.

Informações do produto

Para que não acabe com aquela sensação de que adquiriu gato por lebre - leia-se: usado/defeituoso por novo -, leia sempre com muita atenção a descrição do produto e, sempre que possível, procure compará-lo com o de outras marcas. Certifique-se de que ele cumpre com todas as suas necessidades, para que não tenha de o devolver mais tarde. Por isso, é igualmente importante informar-se sobre a política de devolução ou trocas da marca ou site onde esteja a comprar, para que perceba se é ou não possível fazê-lo e quais os prazos que tem de cumprir. As forças de segurança recomendam também que se leia a política de privacidade da loja, no caso de ser virtual, para perceber que responsabilidades assume em relação ao armazenamento e manipulação de dados.

Pagamento e comprovativo

Se está a pensar comprar online, já que a pandemia está a alastrar e as autoridades de saúde aconselham a que saia de casa apenas para o estritamente necessário, guarde todos os dados possíveis sobre a compra. Imprima as informações sobre o produto, a confirmação do pedido, o comprovativo de pagamento... Enfim, tudo o que achar relevante. Na hora de pagar, evite também colocar os dados do seu cartão de débito/crédito. Nesse sentido, utilize, por exemplo, o serviço MB Way, que lhe disponibiliza a opção de criar um cartão virtual para efetuar apenas uma determinada compra. Além disso, nunca faça este tipo de transações em cybercafés ou redes públicas, porque são mais vulneráveis aos ataques informáticos. Se o fizer em casa, certifique-se de que o antivírus e a rede de firewall estão atualizados e ativos.