Família e Saúde

5 Dicas de Saúde para Poupar no Outono

por pcassio

18/09/2019
5 Dicas de Saúde para Poupar no Outono

Com o verão a aproximar-se a passos largos do fim, as mudanças bruscas de temperatura podem ter impactos indesejáveis na saúde, seja qual for a faixa etária. Gripes, constipações, alergias e até a queda de cabelo manifestam-se com mais frequência no outono, pelo que há cuidados redobrados a ter e hábitos a ganhar que podem fazer toda a diferença no seu bem-estar e na sua carteira. Para além de ter um agasalho sempre à mão, porque é garantido que as temperaturas vão baixar de forma gradual, aqui ficam 5 dicas para poupar na saúde durante a estação do ano em que as folhas caem das árvores e os dias começam a ser mais curtos.

1. Vacina contra a gripe

O vírus da gripe costuma manifestar-se de forma mais frequente no inverno, mas as campanhas de vacinação começam no outono. Dessa forma, o organismo tem tempo de se imunizar completamente e de evitar a doença. Não se esqueça de que este vírus é mutável e que, por isso, a vacina tem de ser renovada todos os anos.

2. Combata a desidratação

O ar seco do outono pode provocar problemas respiratórios, especialmente nas crianças e nos idosos, que têm o aparelho respiratório mais sensível. O uso de aparelhos humidificadores ajuda a solucionar esse problema, mas também existem métodos caseiros que tornam o ar menos carregado: espalhar bacias de água pela casa e cultivar plantas são formas naturais de humedecer o ambiente. Além dos problemas respiratórios, a pele também sofre com o ar seco, por isso invista em cremes para manter o rosto sempre hidratado. Atenue a queda sazonal de cabelo com um shampoo e condicionador adequados, e evite dormir com o cabelo molhado.

3. Evite aglomerações

Em locais que concentram um grande número de pessoas, como os transportes públicos, as salas de aula ou os ginásios, é muito provável que vá inalar micro-organismos indesejados. Quando estiver num desses locais, procure ficar sempre junto de janelas abertas. Não se esqueça de lavar as mãos sempre que possível, para reduzir as hipóteses de contaminação.

4. Higienize roupas de cama e de banho

Quando a limpeza do ambiente não é adequada, ácaros, fungos e bactérias proliferam com facilidade e são, frequentemente, responsáveis pelo aparecimento de alergias e outros problemas respiratórios. Toalhas de banho, lençóis, cortinas e fronhas são propensos à acumulação destes micro-organismos, pelo que o ideal é trocá-los semanalmente e evitar mantê-los húmidos. Antes de voltar a usar roupas de inverno, volte a lavá-las e procure fazer a secagem ao sol, para eliminar poeiras e ácaros. Ao sair de casa, deve deixá-la ventilada, se possível, com as janelas parcialmente abertas, ou, se fechadas, apenas com o vidro de forma a deixar entrar o sol.

5. Faça exercício e uma alimentação equilibrada

Na mudança de estação, as depressões imunitárias são comuns, deixando-o mais suscetível a doenças do foro respiratório. Deve practicar uma atividade física regular e manter uma alimentação equilibrada que privilegie o consumo de frutas e legumes. Inclua na sua alimentação: alho, cogumelos, chá verde, gengibre, mel, alimentos probióticos, como leites fermentados e iogurtes. Tudo alimentos ricos em vitaminas e minerais, com eficácia demonstrada no reforço da imunidade, quer através do consumo natural ou na forma de suplemento alimentar.