por pcassio
16/04/2020
Milhões de portugueses têm vivido nas últimas semanas uma realidade completamente nova. Seja por isolamento profilático ou por estarem em regime de teletrabalho, a maior parte das pessoas passam todo o dia fechadas em casa, como medida de contenção ao novo coronavírus. Lidar com uma situação de isolamento é tudo menos fácil, mas a Ordem dos Psicólogos já divulgou uma série de conselhos para ajudar quem está ou vai estar em casa enquanto a pandemia não for controlada, sabendo-se que o Estado de Emergência vai durar em Portugal até maio. “O isolamento contribui para conter a propagação do vírus e os que se encontram nesta situação contribuem decisivamente para manter a sua segurança e a dos outros”, destaca a Ordem, elencando um conjunto de recomendações que lhe apresentamos a seguir:
1. Mantenha-se informado e entenda os riscos
Procure estar actualizado sobre o que se passa, mas limite a exposição a notícias que possam fazer subir os níveis de ansiedade e de preocupação. Escolha fontes de informação de instituições oficiais, como a Direcção Geral da Saúde, Organização Mundial de Saúde ou SNS24, e consulte-as uma a duas vezes por dia. Não tenha medo de saber ou fazer perguntas sobre a doença, o diagnóstico e o tratamento a profissionais de saúde.
2. Peça ajuda
Assegure-se que pede ajuda e fala sobre o que precisa para se sentir seguro e confortável, sejam medicamentos, compras, produtos de higiene pessoal ou meios de comunicação.
3. Mantenha o contacto com amigos e familiares
Falar com pessoas de quem gosta e em quem confia é uma das melhores formas de reduzir a ansiedade, a solidão ou o aborrecimento durante o período de isolamento. Use o telemóvel, o e-mail, as mensagens e as redes sociais para permanecer em contacto com amigos e familiares. Utilize as videochamadas para falar “cara a cara” com quem mais gosta.
4. Realize actividades de que gosta e relaxe
Leia um livro, veja filmes, séries ou seus programas de televisão favoritos, e envolva-se em actividades e tarefas que lhe deem prazer e tranquilidade. Aproveite esta oportunidade/obrigação de estar em casa para fazer coisas para as quais não costuma ter muito tempo.
5. Mantenha as rotinas e actividades habituais
Dentro do possível, levante-se à hora habitual, vista-se como se fosse sair de casa e faça as refeições a horas. Se for praticável, para si e para a entidade patronal, trabalhe a partir de casa.
6. Cuide de si
Faça exercício físico e tenha uma alimentação equilibrada. Caso necessite, tome rigorosamente a medicação que lhe foi prescrita e esteja atento a sintomas de doença. A nível psicológico, mantenha-se confiante de que as coisas irão correr bem.
7. Tenha paciência com as crianças
Se está numa situação de isolamento com crianças pequenas, os dias podem tornar-se particularmente difíceis, já que elas podem sentir-se tristes, ansiosas, com medo, confusas com a alteração das rotinas diárias e com saudades dos amigos. Eis alguns conselhos a seguir:
- Aceite que existirão conflitos e birras.
- Dê-lhes oportunidade para expressarem sentimentos e receios.
- Diga-lhes o que se passa e tranquilize-os, utilizando linguagem apropriada à idade.
- Explique-lhes a importância do isolamento.
- Limite a exposição a notícias que as possam perturbar.
- Procure manter as actividades diárias habituais.
- Encare o isolamento como uma oportunidade de passarem mais tempo juntos.
- Não recorra exclusivamente à televisão e a outras tecnologias.
- Realizem actividades para as quais não costumam ter tempo.
- Se tem crianças em idade escolar, peça ao professor que lhe envie por e-mail informação de estudo, actividades ou trabalhos.
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2025 Forretas. Todos os direitos reservados.