Família e Saúde

Dicas Para Fazer Mais Exercício Sem Gastar Dinheiro

por pcassio

14/11/2019
Dicas Para Fazer Mais Exercício Sem Gastar Dinheiro

Praticar exercício físico vai exigir alguns esforços ao seu corpo, mas não tem de significar o mesmo para a sua carteira. Se os euros do orçamento familiar não chegam para frequentar um ginásio, não desanime, porque existem várias atividades mais económicas que lhe permitirão manter a linha sem ter de gastar um cêntimo. Apenas precisa de tempo, abertura para alterar alguns hábitos e muita determinação.

Caminhar: Independentemente do método utilizado para se deslocar para o trabalho, opte por fazer a última etapa do percurso a pé. Se for de carro, estacione um pouco mais longe. Se escolher os transportes públicos, saia uma ou duas estações antes. Como alternativa, e se a sua empresa disponibilizar balneários, dê uso à bicicleta para as deslocações.

Subir escadas: Se o seu local de trabalho fica no segundo ou terceiro andar de um edifício, ignore o elevador e siga pelas escadas. Faça-o sempre que entrar ou sair e acabará por queimar algumas calorias. Só recorra ao elevador para chegar a andares superiores.

Agricultura/Jardinagem: O quintal ou o jardim lá de casa também podem revelar-se dois excelentes ginásios… e bem mais económicos. Semear, plantar, cortar a relva são algumas das atividades que à primeira vista podem não parecer exercícios físicos, mas que no final se revelarão bastante desgastantes.

Brincar com as crianças: Salte à corda, jogue à bola, à apanhada, às escondidas… Enfim, existem brincadeiras com os seus filhos que o colocarão a mexer e a queimar energia. Nesta opção junta o útil ao agradável: faz exercício e ainda passa tempo com as crianças.

Jogar consola: Não nos referimos aos jogos que o levam a estar sentado horas a fio em frente ao ecrã apenas com o comando nas mãos. A Playstation, a Xbox e a Nintendo Wii apresentam um conjunto de jogos fitness (e não só) que o colocarão a realizar exercício e, quiçá, até o farão divertir-se em família.

Fazer uma aula no Youtube: No Youtube podem encontrar-se os mais diversos vídeos e, como não poderia deixar de ser, também existem alguns com exercícios físicos. Só precisa de escolher um que se adeque às suas preferências (Yoga, Pilates, Step, etc.).

Seguir plano de uma App: Seja qual for o sistema operativo do seu telemóvel, existe uma panóplia de aplicações que o podem colocar a mexer em casa, no trabalho e em todo o lado. Uma das mais conhecidas da atualidade é a “7 Minutos”, que, como indica o próprio nome, lhe traça um plano com vários exercícios para cumprir naquele período de tempo.

Correr/andar de bicicleta: Nos dias de bom tempo poderá sempre optar por sair à rua para correr ou andar de bicicleta. O “jogging” está muito em voga nos dias de hoje, já que apenas precisa de calçado e roupa desportiva. Se tiver uma bicicleta e gostar de dar umas pedaladas, pode juntar-se a um dos muitos grupos de ciclismo que aos domingos pela manhã saem à rua para efetuar alguns quilómetros.

Usar aparelhos disponíveis: A preocupação com a saúde das pessoas levou muitas cidades a disponibilizarem aparelhos de fortalecimento muscular em alguns dos seus parques ou jardins. Dirija-se a um deles e faça de conta que está num ginásio… ao ar livre.

Nadar: Se tem uma piscina de fácil acesso por perto ou o mar mesmo à porta, pratique um dos desportos mais completos que existem: a natação. Só precisa de uns calções ou de um fato de banho. No verão, com o calor que se faz sentir, até o ajudará a refrescar-se.