Família e Saúde

Dicas de Saúde para Poupar no Inverno

por pcassio

10/12/2019
Dicas de Saúde para Poupar no Inverno

Está quase a começar a estação do ano mais fria e temida por quem sofre com gripes e constipações. Mas ao contrário do que se pensa, não são as baixas temperaturas as grandes responsáveis por estes problemas de saúde. O que se passa é que, com o frio, as pessoas acabam por passar muito tempo, e em massa, em espaços interiores, que se tornam o ambiente ideal para a troca de bactérias. Para além disso, com a imunidade de muita gente em baixo, os ambientes húmidos também são óptimos para a proliferação de vírus. Existem, no entanto, formas de combater estas realidades invernais e melhorar o bem-estar durante os meses que se avizinham. Tome nota destas dicas:

1. Beba muita água

Tal como acontece no verão, a água é muito importante no Inverno. Além de ajudar a hidratar a pele, ajuda na circulação sanguínea e funciona como um verdadeiro detox. Tente beber um litro e meio ou mesmo dois litros de água por dia.

2. Hidrate a pele

Depois de um banho quente, não se esqueça de aplicar um creme hidratante na pele. As temperaturas baixas contribuem para que a pele fique seca e combatê-las através de produtos hidratantes torna-se fundamental nesta época do ano.

3. Mantenha a casa arejada

Com o frio, temos tendência a fechar tudo para que o aquecimento não desapareça, mas é preciso não esquecer que a circulação do ar é uma forma de combater os ácaros e outros micro-organismos que também vivem nas nossas casas. Abra as janelas sempre que possível. Basta meia-hora para renovar o ar e expulsar os vírus.

4. Agite e troque os lençóis

Os ácaros adoram flanela e mantas quentes. Se os usa, agite os lençóis todos os dias e troque a roupa da cama pelo menos uma vez por semana. Além disso, antes de utilizar os cobertores de inverno coloque-os ao sol. Será uma forma eficaz de eliminar qualquer vestígio de bolor ou de outra substância menos agradável.

5. Lave as mãos com frequência

As mãos são um dos maiores focos infecciosos e de doenças. Por isso, quando for à casa de banho, antes de cozinhar ou de tocar em artigos de higiene, não se esqueça de as lavar. Os objectos que tem em casa também precisam de estar limpos. Cortinas, almofadas e até os computadores são exemplos de fontes de micro-organismos nocivos para a saúde.

6. Proteja-se do frio

Manter o corpo quente e bem nutrido também é essencial. Para isso, mantenha a temperatura de casa amena e confortável, tome banho com água morna, use várias camadas de roupa em vez de só uma muito grossa, proteja as extremidades com luvas, gorros ou cachecóis, coma sopas e beba chás quentes, ingira vitaminas, sais minerais e antioxidantes, como sumos, frutas e vegetais, fuja dos alimentos com muita gordura e dos açúcares, não beba bebidas alcoólicas em excesso, faça exercício físico regularmente, procure locais abrigados e evite arrefecer com a roupa transpirada no corpo.