Família e Saúde

Cuidados de rosto: qual a ordem de aplicação dos produtos

por pcassio

16/10/2020
Cuidados de rosto: qual a ordem de aplicação dos produtos

Para se obter uma pele do rosto bonita e saudável não basta utilizar cosméticos; é preciso saber aplicá-los. A ordem pela qual se coloca cada um deles, por exemplo, é uma das principais dúvidas. Será que o creme hidratante vem antes do tónico? Ou será o contrário? Qual deles devo aplicar de manhã e qual é o indicado para a noite? São questões importantes, pois a colocação dos produtos na sequência correta ajudará a pele a retirar o máximo benefício. Mas fixe bem estas duas regras: comece sempre por aplicar o produto mais fino e vá avançando até ao mais espesso; entre cada aplicação, deixe passar algum tempo para que cada produto seja absorvido pela pele.

Rotina matinal

Passo 1: A limpeza do rosto é imprescindível para que a eficácia plena dos produtos que venha a utilizar. Este cuidado não só ajuda a remover as células mortas como permite que os poros fiquem mais limpos e sem impurezas. No mercado poderá encontrar produtos em gel, água micelar, leite, espuma suave, mousse… Enfim, a textura fica ao seu critério.

Passo 2: Chegou a altura de tonificar a pele com a aplicação de um tónico, que levará à suavização e reduzirá a aparência de poros dilatados. No fundo, é o início do processo de hidratação, já que é com a face ainda húmida que deve aplicar os séruns ou os óleos de rosto, para que estes sejam absorvidos mais facilmente. Se tiver uma pele sensível ou muito seca, substitua o tónico por uma essência.

Passo 3: Se for cuidadosa na aplicação do sérum, de seguida aplique o creme de olhos, já que é esta zona do rosto que começa por mostrar os primeiros sinais de envelhecimento. Coloque uma gota no dedo anelar e faça massagens circulares na zona que rodeia os olhos. Se notar que durante a aplicação do sérum ficou com algum na zona dos olhos e o creme de olhos não está a ser tão eficaz, então inverta a ordem: primeiro tónico, depois creme de olhos e só depois o sérum.

Passo 4: A hidratação da pele é o penúltimo passo da rotina matinal. No mercado existem produtos para peles mais jovens ou mais envelhecidas, para as que apresentam maior flacidez, as que têm mais manchas ou até maior propensão para espinhas, uma vez que este tipo de cremes constroem uma fina camada protetora sobre a camada mais superficial da pele.

Passo 5: Se o hidratante aplicado não tiver proteção FPS, termine esta rotina com a utilização de um protetor solar. Tendo em conta que os raios ultravioletas são menos prejudiciais no inverno, um protetor fator 30 será suficiente. Durante o verão, opte por um fator 50 com proteção UVA.

Rotina final do dia

Passo 1: Remover todos os vestígios de maquilhagem. Para isso, alguns especialistas indicam que o melhor será realizar uma dupla limpeza, ou seja, usar primeiro um óleo de limpeza e de seguida lavar a face com um produtor de limpeza regular. As peles mais oleosas devem utilizar sabonetes líquidos.

Passo 2: Após a limpeza faça uma esfoliação. Para isso, utilize uma escova facial, como já lhe explicámos no Dicas para Forretas. Este passo possibilitará uma pele limpa em profundidade de uma forma rápida, já que elimina a sujidade nos poros, removendo impurezas, células mortas e oleosidades. Poderá ainda utilizar um gel, espuma ou até um produto com óleo do tipo água micelar.

Passo 3: Tal como de manhã, volte a utilizar um tónico, para que a pele fique mais suave, hidratada e preparada para os produtos seguintes.

Passo 4: Termine o dia e a rotina noturna com um creme hidratante. Poderá utilizar o mesmo produto de manhã e à noite, mas, por norma, o segundo é mais espesso (lembra-se da regra que lhe falámos no início?). Este processo resultará na reparação ou regeneração da pele, permitindo que fique hidratada, bonita e saudável.