Família e Saúde

Como Escolher Cadeira Refeição Bebé

por Nelson Faria

04/10/2021
Como Escolher Cadeira Refeição Bebé

O que precisa de saber para escolher a cadeira para o seu bebé.

Agora que o seu bebé chegou aos seis meses de idade, a cadeira de refeição passa a ser um dos artigos mais úteis no dia-a-dia familiar, não só para ele mas também para os progenitores. Apesar de inicialmente estar pensada para sentar a criança enquanto está a comer, com o tempo os pais irão descobrir que a cadeira de alimentação para bebé é bastante prática para brincar e para entretê-lo enquanto jantam.

Na hora de decidir como escolher a melhor cadeira de refeição para bebé, numa altura em que existem dezenas de opções no mercado, a segurança, o espaço e a versatilidade são critérios a ter em conta.

Cadeirinhas de bebé: Segurança


Para serem seguras, as cadeirinhas de bebé devem ser sólidas, com umas pernas abertas e estáveis, algo fundamental para que não se virem caso o bebé se incline, sendo ainda recomendável que disponha de um bloqueio para evitar que se dobre acidentalmente. O acento deve ser suave, firme e com um fecho de segurança que fixe o bebé, impedindo-o de sair da cadeira ou de escorregar. Tanto o acento como a bandeja para pousar os alimentos ou os recipientes devem poder ser regulados, para que se adaptem ao crescimento do bebé. A bandeja deve ainda ser feita de um material resistente e fácil de lavar. No fundo, tanto quanto possível, deve optar por uma cadeira alta e evitar as cadeiras de encaixe nas mesas, sem esquecer os cintos de segurança, para acautelar os bebés mais destemidos. E lembre-se sempre: não deixe os bebés sozinhos na cadeira muito tempo.


Cadeira de bebé para comer:
Espaço 


Quanto ao espaço, é uma inevitabilidade que a cadeira de bebé para comer ocupe uma área considerável e possa congestionar sobretudo a zona da cozinha. Assim sendo, o ideal é optar por uma cadeira que se feche facilmente e que ocupe pouco espaço quando a guardar. Outra opção aconselhável passa pelas cadeiras portáteis, que se fixam na mesa e são adaptáveis, podendo ser levadas para qualquer sítio, nas saídas pontuais de casa ou em férias. Existem cadeiras de alimentação para bebés ideais para viagens, ligeiras e fáceis de montar, assim como malas que se convertem em cadeirinhas que facilitarão a vida aos pais em restaurantes, por exemplo.


Cadeira alimentação bebé:
Versatilidade 


A versatilidade também é muito importante, caso os pais queiram que a cadeira de refeição para bebé sirva para várias funções, durante um largo período de tempo. Existem cadeiras que se convertem em cadeiras normais quando o bebé estiver mais crescido e ainda modelos que se transformam em espreguiçadeiras, sendo que estas permitem evitar a compra de dois artigos diferentes, aliviando um pouco o orçamento familiar.


Cadeira refeição bebé:
Limpeza 


Um dos pontos fundamentais na diversificação alimentar passa pela tentativa de o bebé comer sozinho e ter um contacto precoce com os alimentos, tocando-os, cheirando-os e sentindo-os. Tudo isto vai, naturalmente, fazer com que a cadeira de refeição do bebé se suje e, acredite, não há mesmo forma de evitar que isso aconteça. Se a cadeia for difícil de limpar, o mais certo é que os pais se retraiam, evitando que o bebé prossiga nesta aprendizagem. Nesse sentido, comprar uma cadeira com bandeja amovível e, por isso, de mais fácil limpeza, é uma ótima opção.


Evolução 


Com o crescimento do bebé, comprar uma cadeira evolutiva, capaz de dar resposta às diferentes necessidades e fases de aprendizagem, sem custos extra, que tenha um repouso dos pés reguláveis, deve também estar nos planos. A já referida bandeja amovível é igualmente aconselhável neste aspeto, pois, para além de ser fácil de limpar, pode ser retirada quando a criança conseguir comer na mesa, mantendo a cadeira alta.


Conforto 


Uma cadeira confortável é essencial para que o bebé não veja a hora das refeições como um incómodo. É preciso ter em atenção que as crianças não têm ainda as mesmas aptidões sociais que os adultos, nomeadamente a capacidade de conversar, o que, juntamente com uma cadeira desconfortável, leva a que se possa saturar rapidamente e não gostar da hora da refeição. Cadeiras com assentos acolchoados, costas resistentes e com apoio entre as pernas são uma boa opção.


Extras de uma cadeirinha de bebé 


Por muito tentador que isso possa ser, evite os modelos de cadeiras de refeição para bebés que já trazem brinquedos incorporados. Estes vão fazer com que a criança se distraia na hora de comer e é importante evitar que, durante a aprendizagem, os bebés assumam que vão ter sempre brinquedos à mesa.


Cadeira refeição bebé:
Modelos 


O Forretas não podia deixar de ajudá-lo a fazer o trabalho de casa. Antes de avançar para a compra da cadeira de refeição para o seu bebé, aqui ficam alguns exemplos do melhor que o mercado tem para lhe oferecer, para que possa escolher aquele que mais lhe agrada:


1. Kinderkraft Yummy


- Idade recomendada: desde os seis meses até aos 15 kg (aproximadamente 3 anos)
- Medidas: 105 cm (em altura) x 55,5 cm (largura) x 84,5 cm (distância entre as pernas)
- Peso: 8,4 kg


2. Maxi-Cosi Minla 6 em 1

- Medidas: 90 cm (altura) x 33 cm (comprimento) x 90 cm (largura)
- Peso: 11,3 kg


3. Peg-Pérego Prima Pappa Zero3


- Idade recomendada: desde o nascimento até aos 15 kg (aproximadamente 3 anos)
- Medidas: 104,5 cm (altura) x 55 cm (comprimento) x 76,5 cm (distância entre pernas)
- Medidas com a cadeira dobrada: 95,5 cm x 55 cm x 30 cm
- Peso: 7,6 kg
- Peso máximo na posição de reclinação total: 9 kg


4. Inglesina Fast


- Idade recomendada: desde os 6 meses até aos 15 kg (aproximadamente 3 anos)
- Medidas: 35 cm (altura) x 27 cm (comprimento) x 42 cm (distância entre pernas)
- Medidas com a cadeira fechada: 35 cm x 10 cm x 42 cm
- Peso: 1,9 kg
- Não é adequada para mesas com tampos soltos, mesas redondas ou mesas de vidro
- A fixação é possível para mesas com espessura entre 2 e 8,5 cm
- Inclui bolsa de transporte


5. Safety First Timba


- Idade recomendada: desde os seis meses até aos 9/10 anos
- Medidas: 87 cm (altura) x 47,2 cm (profundidade) x 56 cm (largura)
- Peso: 7,5 kg