por Forretas
12/10/2023
Os problemas ambientais são cada vez mais críticos e a poupança de água uma das maiores preocupações. Temos a água como um recurso inesgotável e garantido, mas a realidade não é assim. Poupa água com as dicas que te vamos sugerir e faz a diferença para ti, para as gerações futuras e para o planeta.
A importância da água no planeta é imensa. É indispensável para garantir a sobrevivência de seres humanos e animais, sustentando ecossistemas, a biodiversidade e o desenvolvimento de atividades económicas. Poupar água é um dever, porque o uso abusivo e irresponsável ao longo dos tempos ameaça seriamente a humanidade, mas há muitas dicas para poupar água, desde simples gestos nas rotinas diárias até mecanismos como redutores de caudal.
A ONU diz que precisamos de 50 a 100 litros de água por dia para cumprir necessidades básicas. Parece muito? Desengana-te. Com a ajuda do Portal da Água, vê como é fácil ultrapassar isso. Quem diz “poupa água!” não está a exagerar:
- Se tomares duche com a torneira aberta do princípio ao fim, perdes 180 litros de água em 15 minutos;
- Lavar as mãos ou os dentes com a água sempre a correr pode representar 14 litros;
- Cada vez que puxas o autoclismo, usas quase 15 litros de água;
- Barbear o rosto sem nunca fechar a torneira desperdiça à volta de 40 litros de água;
- Lavar o automóvel com recurso a uma mangueira gasta 500 litros de água;
- Uma torneira ou cano a pingar a cada cinco minutos ao longo de 24 horas gasta para cima de 30 litros de água. Ao fim de um ano seriam mais de 10 mil litros.
Se estes dados assustam e reforçam a importância da água, também temos várias formas de poupar água. Espreita estas dicas e poupa água como um herói do planeta Terra.
1. Torneiras sempre fechadas
Uma das melhores formas de poupar água é tão óbvia quanto indispensável. Já se viu como uma torneira sempre aberta ou mal fechada pode ter um efeito devastador e seguramente que ninguém quer uma surpresa desagradável quando chega a fatura. Poupa água fechando a torneira enquanto aplicas champô ou gel de banho. Também não precisas de ter a água a correr enquanto esfregas a louça ou escovas os dentes. Aqui, por exemplo, poupa água encher um copo em vez de estar sempre a abrir e a fechar a torneira. Também usar-se um recipiente na hora de barbear. Este simples gesto significa uma poupança de água de 14 para cerca de um 1 litro.
2. Repara fugas de água rapidamente
Sê implacável com uma torneira ou cano que teima em não vedar a água. Mesmo que pareça que só pinga de vez em quando, reparar ou não qualquer avaria vai ter um grande impacto na poupança de água. Uma revisão periódica também é uma boa dica para poupar água, porque pode mostrar um problema antes de ele se tornar sério e mais difícil de resolver.
3. Prefere duches rápidos
Sabemos como a água a escorrer pelo corpo tem um efeito relaxante e agradável, mas os duches demorados são dos maiores inimigos da poupança de água. Poupa água fechando a torneira enquanto aplicas os produtos de higiene e não prolongues o banho para lá de uns 15 minutos.
4. Aproveita a água fria do banho
Pois é, poupa água ainda antes do banho! Enquanto a temperatura não aquece até ao teu gosto, aproveita a água fria para encher baldes, garrafões ou recipientes do género. Poupa água para ser usada mais tarde numa série de coisas: lavar o chão, substituir descargas de autoclismo, regar plantas ou lavar frutas e legumes. Podes aplicar o mesmo método com a água do desumidificador. É isso ou simplesmente ver a água a ir pelo cano abaixo…
5. Baixar a capacidade do autoclismo
Esta dica para poupar água é um pouco mais engenhosa, mas ainda assim fácil de aplicar. Colocar uma garrafa cheia de água (por exemplo a do banho...) ou areia dentro do autoclismo vai reduzir a quantidade libertada em cada descarga do autoclismo.
6. Utilizar corretamente os eletrodomésticos
Os eletrodomésticos à base de água, como máquinas de lavar roupa ou louça são aliados da poupança de água se utilizados corretamente. Mesmo se aplicada a dica de poupar água que demos acima, lavar a louça à mão, por exemplo, gasta entre 8 a 12 litros de água num minuto, enquanto a máquina só vai precisar entre 10 a 14 litros de água num ciclo. Mesmo assim, poupa água utilizando apenas estes eletrodomésticos quando as cargas estiveram cheias, com ciclos curtos e de água fria. Na hora de comprar uma máquina, presta também atenção ao certificado energético, que neste caso te indicará a melhor capacidade para poupar água.
7. Instalar redutores de caudal
Os redutores de caudal podem já estar incluídos nas torneiras ou chuveiros, mas também podem ser instalados. Contribuem de forma significativa para a poupança de água – à volta de 50% - porque reduzem o fluxo de água que é libertado, mas sem afetar a pressão. Ou seja, um redutor de caudal só traz vantagens.
8. Não limpar o pátio com uma mangueirada
Pode ser tentador e prático, mas usar a mangueira para despachar os desperdícios que se acumulam no pátio ou jardim é um ataque à importância da água. Poupa água utilizando-a apenas para lavar, depois de recolher todos os resíduos, como folhas, ramos ou lixo, com a ajuda de uma vassoura ou semelhante.
9. Regar jardim e plantas nos horários certos
Nos dias de maior calor, escolher a hora adequada para regar as plantas e o jardim pode parecer um mero pormenor, mas, por esta altura, já percebemos que tudo conta para a poupança de água. Seja manualmente ou através de um sistema automático de rega, escolher o início ou o fim do dia, com temperaturas mais amenas, faz com que a água não se evapore rapidamente. Já se for outono ou inverno, poupa água reaproveitando a que cai do céu, diretamente na rega ou para outras aplicações.
Assim se vê como a diferença na poupança de água se faz com gestos muito simples. A casa de banho e a cozinha são os locais onde é preciso ter mais atenção, mas já não faltam dicas para poupar água. Por ti, pelo futuro dos teus e pelo planeta, não te esqueças: poupa água!