Educação

Descontos Especiais para Famílias Numerosas

por Forretas

07/08/2019
Descontos Especiais para Famílias Numerosas

Sabe o que significa ter uma família numerosa em Portugal? Fique então a saber que uma família numerosa é aquela que contribui para que a média nacional seja superior a dois filhos por casal. Assim sendo, só as famílias com três ou mais filhos preenchem este requisito, contribuindo para a reposição da população. Como para qualquer outro, os segredos para o sucesso económico deste tipo de agregados familiares são a disciplina, a contenção e, claro, a poupança. 

Anote então as nossas dicas de como uma família numerosa pode ter direito a descontos e a poupar dinheiro:

1. Inscreva-se na Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

Esta inscrição custa 35 euros por ano, mas dá acesso a vários protocolos com empresas e instituições que lhe dão benefícios, sem esquecer a possibilidade de trocas diretas de bens e serviços entre sócios. Pode ainda aderir ao Cartão 

Municipal Famílias Numerosas, garantia de descontos em diversas atividades.

2. Aproveite o bilhete família

A maior parte dos bilhetes família só inclui dois filhos, mas ajuda a que as visitas a museus ou as idas ao cinema fiquem mais baratas.


3. Benefícios no IRS

Uma garantia de poupança para famílias numerosas é a majoração de 5% na dedução à coleta por cada dependente para os agregados familiares com três ou mais filhos. Não se esqueça de, durante o ano, pedir o máximo de faturas com número de contribuinte, pois sentirá a diferença na altura de tratar do IRS.


4. Redução no IMI

Quanto mais dependentes um agregado familiar tiver, maior será a dedução no Imposto Municipal sobre Imóveis, pois a legislação portuguesa prevê que as Câmaras Municipais possam estabelecer uma redução da taxa para famílias que destinem o imóvel sobre o qual pagam imposto a habitação própria e permanente do agregado. Para três ou mais dependentes, a redução é de 70 euros.


5. Imposto sobre veículos

Desde janeiro de 2016, os agregados familiares com mais de três dependentes, ou com três dependentes desde que dois deles tenham idade inferior a oito anos, beneficiam de desconto no Imposto sobre Veículos. Na compra do chamado monovolume, veículo ligeiro de passageiros com lotação superior a cinco lugares, apenas um por agregado, a isenção corresponde a 50% do montante.


6. Conta da água



Existem em Portugal, quase 200 municípios com uma tarifa familiar da água, que serve para criar escalões de consumo de acordo com o número de elementos do agregado familiar, prevendo descontos para famílias com três ou mais dependentes.


7. Poupança água e luz

Ensinar os filhos a desligar a luz em casa sempre que saírem de uma divisão que fique vazia, a fechar a torneira quando não estão a utilizar a água ou ficar menos tempo no duche também é importante. Quanto a si, ponha a máquina de lavar a funcionar só quando estiver cheia. Verá que vai pagar menos eletricidade e água no final do mês.


8. Compras Inteligentes

Compare os preços dos produtos antes de os comprar e faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado. Aproveite as promoções e compre produtos de marca branca. Muitos são tão bons como os originais. Tenha um orçamento familiar bem planeado e, sempre que possível, não compre a prestações.


9. Poupe com pequenos actos



Passe a roupa de irmão para irmão, a menos que esteja muito gasta ou estragada, e prepare marmitas para as crianças levarem para a escola. Se tiver espaço, faça uma pequena horta em casa, o que lhe permitirá poupar na compra de alguns alimentos.


10. Programas em família

Planeie as férias com antecedência, especialmente o alojamento e o transporte, caso não vá de carro. Faça programas em família, que não obriguem a entrada em locais pago. Um piquenique num parque ou num jardim é um bom exemplo.


11. Presentes de Natal

Faça o jogo do “amigo secreto” no Natal. Em vez de todos darem um presente a cada membro do agregado familiar, cada pessoa só terá de oferecer uma prenda. Se fizer questão de dar prendas a todos, compre-as com antecedência, aproveitando as épocas de saldos.


12. Poupe nos telemóveis

Agregue os tarifários de telemóvel. Questione a sua operadora móvel: há tarifários que permitem distribuir de forma mais lógica os dados, minutos para chamadas e número de SMS entre todos os cartões associados à conta.


13. Ensine os seus filhos a poupar



Dê uma mesada aos seus filhos. Isso vai ensiná-los a gerir o dinheiro e terá impacto quando crescerem. E não lhes dê extras se eles gastarem tudo antes de receberem a mesada seguinte.