por Forretas
07/08/2019
Agora que as férias grandes estão aí, arranjar diversão para as crianças sem gastar muito dinheiro não é tarefa fácil. Mas também é verdade que, não são as raras vezes, os mais pequenos não precisam de muito para serem surpreendidos. Aproveite as nossas ideias para um dia divertido, em casa ou fora de casa, na cidade ou no campo, e vai ver que não faltam atividades com que preencher os tempos livres da criançada com pouco investimento, que vão durar até ao fim do Verão.
Em casa
1. Fazer um bolo
Sugerimos um bolo simples, de iogurte, por exemplo, em que as crianças possam ajudar e lamber as colheres. Façam também bolinhos com vários sabores, com banana, morango, mirtilos, maçã, passas, nozes ou pepitas de chocolate negro.
2. Montar uma tenda
Se não puderem sair de casa, montem uma tenda no meio da sala e acampem ali mesmo. Se tiver um pequeno jardim, faça-o cá fora e a noite pode ser ainda mais divertida.
3. Pintar pedras da praia
Usem a imaginação e pintem pedras da praia com motivos coloridos e divertidos. Podem ser peixes, bonecos ou o que quiserem. Os pais também participam. E no fim podem contar histórias com os personagens criados.
4. Escrever um postal
Sem telemóveis ou e-mails, era por postal que se contavam as histórias das férias. Experimentem escrever e mandar um postal para casa se estiverem fora. Quando chegarem, as crianças terão uma surpresa.
5. Histórias com sombras
Contar histórias com sombras chinesas na parede é uma atividade diferente que vai entreter e despertar a imaginação das crianças.
6. Pintar
Proteja o que há para proteger porque é para sujar tudo. Escolham tintas adequadas à idade e os mais pequenos até podem fazer tintas comestíveis com corantes alimentares ou sumos de cenoura, beterraba e espinafres.
7. Fazer uma caça ao tesouro
Encham um recipiente retangular com água, ponham lá dentro bonecos engraçados e coloquem o recipiente no congelador. Quando estiver congelado, desafie as crianças a arranjar formas de retirar os bonecos do gelo.
8. Pescar berlindes
Encham uma pequena piscina insuflável com água e alguns berlindes. As crianças têm de tentar apanhá-los com uma rede de pesca, com os pés ou com copos.
9. Transformar uma t-shirt
Com tesoura, linhas, missangas, fitas e botões, podem dar uma nova vida a peças de roupa antigas e já pouco usadas.
10. Inventar uma pizza
Podem fazer uma pizza de raiz, com a massa e tudo, ou comprar massa de pão e colocar por cima os ingredientes preferidos. A seguir vejam um bom filme de animação com os heróis favoritos.
11. Noite do pijama
É sempre um programa divertido à noite para os mais pequenos, de preferência com os melhores amigos. Antes de deitar, haverá tempo para jogos de tabuleiro à moda antiga, como o Monopólio, Pictionary ou Trivial Pursuit.
Fora de casa
12. Fazer um piquenique
É sempre divertido comer ao ar livre, mesmo que seja num parque perto de casa, e os mais pequenos até podem ajudar a preparar os acepipes.
13. Ir à biblioteca
As bibliotecas municipais têm, com frequência, leituras de histórias e atividades plásticas dedicadas às crianças. Normalmente são gratuitas e os miúdos podem começar a habituar-se a requisitar livros para as férias
14. Apanhar fruta
Para as crianças das cidades, é bom saber que as frutas não nascem e crescem nos supermercados. Passear num pomar e apanhar fruta é uma experiência didática e divertida.
15. Ir a uma festa popular
Em todas as vilas e aldeias de Portugal, há festas durante o Verão com música animada, balões, petiscos, farturas e rifas. As crianças vão adorar a experiência longe de casa.
16. Estimular os sentidos
Num local ao ar livre, deixe que as crianças usem os seus corpos como tela para uma experiência sensorial. Usem tintas de água e anti-alérgicas, que não fazem mal e saem com uma boa mangueirada.
17. Fazer uma batalha de água
Usem balões de água, bisnagas e adereços que dificultem a batalha, como óculos e tubos de mergulho, pés de pato e bóias. O objetivo é mesmo levar com água, ideal em dias de muito calor.
18. Passear pela cidade
Percorram a vossa cidade como se fossem turistas. Usem mapas, façam perguntas, tirem fotografias e vão descobrir coisas e lugares que não conheciam.
19. Experimentar o voluntariado
Ajudar a limpar as praias ou as florestas, ou ajudar num lar de idosos, são experiências gratificantes que ficarão na memória dos mais pequenos.
20. Ver cinema ao ar livre
É uma experiência diferente e quase sempre gratuita. Basta levar uma manta ou umas almofadas e contar com uma noite agradável.
21. Visitar um museu
Programem visitas a museus em família. Há museus interativos em muitas das principais cidades portuguesas, a pensar nas crianças e muitos deles não são pagos ao domingo de manhã, por exemplo.
Com estas dicas vai ver que divertir as crianças, gastar pouco dinheiro e poupar para outras atividades poderão ser sinónimos!
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2024 Forretas. Todos os direitos reservados.