Educação

Actividades Económicas para as Crianças no Outono

por pcassio

18/09/2019
Actividades Económicas para as Crianças no Outono

A chegada do outono traz os dias de chuva e começa a anoitecer mais cedo, mas existem inúmeras maneiras de entreter os seus filhos sem ter a necessidade de os sentar durante horas em frente à televisão ou gastar muito dinheiro. Esta estação do ano é a época perfeita para aproveitar a natureza e fazer turismo rural, agora que as altas temperaturas já disseram até para o ano e as multidões típicas do verão desapareceram.

Faça uma excursão de um dia, a uma aldeia, a um rio ou a um pinhal, sem se esquecer de incluir no passeio actividades infantis, como ir a sítios que tenham animais, fazer trabalhos manuais com folhas que se encontrem pelo caminho ou alguns jogos tradicionais que fomentem a capacidade de observação das crianças. Mostre-lhes cogumelos, caruma, musgo, bolotas. Um passeio ecológico é sempre muito rico culturalmente.

Se o dia não estiver demasiado chuvoso, andar de bicicleta em locais saudáveis também é um óptimo programa. Para além de levar as crianças a fazer exercício, é a maneira ideal de apreciar as belas paisagens que Portugal tem, sem gastar gasolina, preservando o meio ambiente e poupando.
Organizar uma caça ao tesouro será igualmente muito divertido para os mais pequenos. Pode ser no seu quintal, num parque público ou até na praia. Prepare um tesouro com coisas que eles adorem, esconda-o muito bem e faça um mapa com pistas indicadoras. Acompanhe-os na caça, seja o orientador do jogo e faça como se estivesse a contar uma história. Crie um ambiente de aventura e quanto mais criativo for, mais eles se divertirão.

Se tiver mesmo de ficar dentro de casa, faça com as crianças uma árvore genealógica. É uma diversão que pode durar um fim-de-semana inteiro e ajuda os miúdos a perceber as suas origens e as gerações passadas. Vai dar algum trabalho, mas procure fotografias de avós, tios ou primos e deixe as crianças fazer a árvore, começando por uma foto deles próprios, de cima para baixo. Escolha uma superfície grande e, no final, emoldure. As crianças vão gostar de pendurar na parede um quadro com todos os membros da família e vão querer mostrar às visitas.

Visitar uma biblioteca é uma actividade cultural que os mais pequenos também vão apreciar. Escolham juntos alguns livros e leiam ali mesmo, na biblioteca, ou tragam-nos para ler em casa. Em Lisboa, existe a Bedeteca, onde as prateleiras estão cheias de livros de banda desenhada para todas as idades, num ambiente mais informal do que o de uma biblioteca convencional. Lá pode encontrar os livros com os heróis favoritos dos seus filhos e lê-los ali mesmo, confortavelmente sentado.
Os museus são muitas vezes associados a horas difíceis de passar, mas existem opções muito divertidas para as crianças. Leve-as àqueles que têm visitas guiadas desenhadas especificamente para os mais pequenos, visitas teatralizadas, em forma de contos, ou com atividades em que são eles próprios a pintar e a jogar.

De novo em casa, jogos de adivinhas, de tabuleiro, construções com legos, sessões de culinária, pinturas de roupas e lençóis velhos ou karaokes em que apenas precisa de um telemóvel e de uma ligação à internet são outras opções aconselháveis. Brincadeiras tão simples como cantar uma música conhecida ou um jogo do galo podem garantir boa disposição durante algum tempo. Em qualquer actividade com os mais pequenos, os pais devem participar sempre que possível e entreter-se genuinamente com eles. Vai ver que é muito melhor do que deixá-los a brincar sozinhos.

Se gostou destas sugestões, um bom truque é fazer uma lista e colocá-la na porta do frigorífico, com quatro ímanes nas pontas. Cada vez que concretizar uma das actividades, escreva com os seus filhos o que sentiram quanto brincaram. Daqui a alguns anos, eles e os pais vão gostar de recordar esses momentos simples e felizes.