Casa

Erros comuns na reciclagem doméstica

por pcassio

17/11/2020
Erros comuns na reciclagem doméstica

A reciclagem é o processo que transforma materiais usados em novos produtos e que permite o reaproveitamento de resíduos do nosso quotidiano que teriam como destino o lixo. A bem da sustentabilidade ambiental e da sobrevivência do planeta, a reciclagem é um dever de todos, mas há erros que está a fazer que devem ser evitados na hora de reciclar. Antes de os enumerarmos, lembre-se de esvaziar bem as embalagens, de as espalmar e de as colocar uma a uma no ecoponto, sem ser em sacos fechados, para facilitar a separação. E não se esqueça de seguir os conselhos da Sociedade Ponto Verde. Mas vamos então aos erros a evitar:

 

1. Todos os vidros no vidrão

 

Espelhos partidos, lâmpadas fundidas ou pratos de vidro rachados. Nada disto deve ir para o vidrão e deve ser colocado no lixo comum, pois este é um tipo de vidro diferente do que se pretende reciclar. O que deve ser colocado no ecoponto é vidro de embalagens, garrafas e frascos de compotas ou de conservas. Estes vidros possuem um ponto de fusão semelhante e podem ser sujeitos aos mesmos tratamentos de reciclagem.

 

2. Lenços de papel e guardanapos no papelão

 

O nosso primeiro impulso é colocar tudo o que é de papel no ecoponto azul. Mas, como acontece com as caixas de pizza, o papel de cozinha e os lenços de papel devem ir no lixo orgânico. Para que o papel e o cartão possa ser reciclados, não podem estar sujos de líquidos ou de gorduras, nem ter outro tipo de resíduos ou matérias agarrados. No ecoponto azul não deve pôr papel sujo, caixas de cartão com gordura, papel plastificado, papel autocolante, sacos de cimento, embalagens de produtos químicos, toalhetes ou fraldas.

 

3. Medicamentos no ecoponto

 

As embalagens de medicamentos devem ser depositadas nos pontos de recolha VALORMED das farmácias ou parafarmácias e não no ecoponto azul ou amarelo. Só desta forma poderão ser recicladas e seguir um ciclo que não contamine o ambiente.

 

4. Eletrodomésticos no lixo comum

 

Não coloque os eletrodomésticos dos quais se quer desfazer no lixo comum,  no ecoponto amarelo ou na rua, pois devem ser depositados nos contentores Eletrão. Estes contentores são pontos de recolha, presentes, frequentemente, em hipermercados.

 

5. Pilhas e baterias domésticas no lixo

 

Não coloque as pilhas e as baterias nos ecopontos. Existem pontos de recolha apropriados, em contentores conhecidos como ecopilhas ou pilhão, que poderá encontrar em muitas superfícies comerciais ou em escolas.

 

6. Óleos alimentares despejados na banca

 

Os óleos então entre os resíduos cuja separação é mais específica. Mas de algo pode ter a certeza: não devem ir pelo cano abaixo. A descarga de óleos alimentares usados na canalização das casas é uma das principais causas para o mau funcionamento nas Estações de Águas Residuais (ETAR). Por isso, não se esqueça de depositar os óleos usados diretamente no oleão mais próximo.

 

7. Móveis no lixo

 

Colocar móveis velhos no lixo comum é uma prática errada. Se se quer ver livre de móveis, opte por vendê-los, por doá-los a instituições que os possam aproveitar ou por pedir à autarquia da zona onde vive que os recolha.

 

Se ainda assim ficou com dúvidas sobre o destino que deve dar a determinado tipo de lixo, pode sempre consultar o rótulo dos produtos. A Sociedade Ponto Verde lançou uma nova família de símbolos de reciclagem que indica em que ecoponto se deve colocar a embalagem e detalha o processo correto de reciclagem.