por pcassio
06/10/2020
Mesmo com a crescente abertura de espaços self-service, ter uma máquina de lavar roupa em casa continua a ser imprescindível para a maioria das famílias. Se quer comprar uma, é importante saber que existem modelos para todos os gostos, com diferentes funcionalidades, tamanhos, preços e feitios. A dificuldade está mesmo na escolha. Aqui ficam algumas dicas para escolher uma que se adapte às suas necessidades:
1. Opções no mercado
- Standard: económica e eficiente, a mais usada pelos portugueses.
- 2 em 1: mais dispendiosa, lava e seca as roupas, mas com uma capacidade de secagem inferior à de lavagem; perfeita para quem mora numa casa de pequena dimensão.
- Vertical: possui a porta no lado superior, o que a torna mais prática para carregamento da roupa; ótima para divisões pequenas e sem espaço para a abertura da porta lateral.
- De encastre: semelhante à máquina standard, com a diferença de ficar encastrada nos móveis da divisão; mais cara do que as versões tradicionais.
2. Frequência de utilização
A utilidade deve compensar o investimento. Se vive sozinho e lava a roupa uma vez por mês, deve optar por um modelo mais simples. Mas se tem uma família numerosa e lava roupa diariamente, opte por uma máquina com maiores capacidade e eficiência energética.
3. Capacidade
Tudo depende da necessidade. Se vive sozinho ou numa casa com duas pessoas, uma máquina com capacidade de lavar cinco a seis quilos de roupa numa lavagem é mais do que suficiente. Se tem um ou dois filhos, já precisa de uma com capacidade para sete a nove quilos. Se a família é muito numerosa, com mais de seis pessoas, então a máquina deve ter capacidade para lavar 10 a 15 quilos de roupa.
4. Funcionalidades e programas
Há tantas opções de programação nas máquinas de lavar roupa que qualquer pessoa pode ficar confundida. Mas não se assuste. Se só usa programas automáticos, tem vários modelos disponíveis. Se já é experiente e prefere configurações manuais, certifique-se de que a máquina lhe permite regular o nível de água, o tempo de lavagem, a temperatura e a centrifugação.
5. Água quente ou fria?
Uma máquina com entrada de água quente contribui para a higienização das roupas e facilita a remoção de manchas e nódoas, mas claro que o consumo energético será maior. Se lava roupas de crianças, é fundamental que seja com água quente. Mas se apenas usa a máquina para lavar algumas peças, a água fria pode servir.
6. Eficiência energética
O certificado de eficiência energética das máquinas de lavar roupa varia entre o A+++ e o D, sendo o primeiro o mais económico. Geralmente, a performance é baseada no ciclo de lavagem e na centrifugação. Se vai usar a máquina com muita frequência, deve adquirir uma mais eficiente. Vai ajudar o ambiente e poupar na conta da eletricidade.
7. Programa económico
Disponível na maioria das máquinas de lavar roupa, o programa económico é vantajoso por ser de lavagem curta e com água até 30 graus. No entanto, é recomendado apenas para roupas com pouca sujidade.
8. Velocidade de centrifugação
O ciclo de centrifugação de uma máquina de lavar roupa doméstica varia entre as 1000 e 1600 rotações por minuto (RPM). Quanto maior este número, mais seca fica a roupa. Por isso, se lava roupa com muita frequência, uma máquina acima de 1400 RPM pode ser a mais aconselhável.
9. Nível de ruído
Se vive num apartamento e vai instalar a máquina perto do escritório ou do quarto, o ruído da máquina de lavar roupa é um pormenor a ter em conta. Uma lavagem abaixo dos 52 decibéis indica uma máquina bastante silenciosa. Se for acima dos 56 decibéis, é uma máquina ruidosa.
Existem no mercado várias opções de máquinas de lavar roupa a menos de 350 euros:
- Hotpoint Active NS 723UWK (standard): 244 euros
- Indesit BTW A61052 (vertical): 236 euros
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2025 Forretas. Todos os direitos reservados.