Casa

Dicas para escolher uma lareira elétrica

por pcassio

29/10/2020
Dicas para escolher uma lareira elétrica

Prática, versátil, moderna, amiga do ambiente... As lareiras elétricas começam a ganhar cada vez mais espaço entre as casas portuguesas no combate ao frio em comparação com as mais tradicionais, uma vez que juntam o útil ao agradável: dão um toque especial à decoração de uma divisão - sala, quarto, cozinha, onde quiser - e, claro, mais importante do que tudo, funcionam como aquecedor. Quase se pode dizer que são uma espécie de emissor de calor, mas com outro charme e outro requinte. Os preços variam entre os 40 (modelos mais pequenos) e os 450 euros.

Lareira de embutir ou portátil?

O mercado das lareiras elétricas tem duas ofertas disponíveis: as lareiras de embutir na parede e as portáteis. A primeira dará um pouco mais de trabalho a instalar, mas poderá facilitar na decoração do espaço. A segunda é indicada para habitações onde a instalação de lareiras convencionais ou recuperadores de calor seja mais complicada e poderá ser transportada por várias divisões, devido à leveza com que se transporta. A partir daqui, poderá encontrar lareiras de vários tamanhos e formatos. Os mais comuns tratam-se do quadrado e do retangular.

Diga adeus ao lixo

Se não é fã de limpezas e não se imagina a ter de limpar regularmente as cinzas das lareiras convencionais, as elétricas são para si. Com este tipo de climatizador não precisa de lenha/briquetes, acendalhas, fósforos e tudo o mais que é necessário para acender a concorrente. A chama é artificial, pelo que também não terá de se preocupar com o fumo ou os cheiros.

Fácil de instalar

A instalação de uma lareira elétrica não tem qualquer ciência e, ao contrário das tradicionais ou do ar condicionado, não precisa de abrir um buraco no teto para criar uma chaminé ou de rasgar a parede para introduzir tubos. Tudo o que precisa para desfrutar da sensação de conforto que ela transmite é uma fonte de alimentação onde possa introduzir a tomada e algum espaço para a circulação do ar.

Intensidade regulável

Este tipo de lareiras caracterizam-se por transformar cem por cento da energia que geram em calor e luz, o que faz delas mais eficientes. E como a temperatura pode ser regulada - alguns modelos vêm munidos de comando à distância -, acaba por poder criar o ambiente que mais lhe convém e poupar alguns euros com isso. De outra forma, teria de gerir o calor com a introdução de mais ou menos lenha e nem sempre é fácil de o conseguir.

Consumo energético

O kw consumido por hora por uma lareira elétrica depende, claro, do modelo e do tamanho do aparelho. Mas não é assim tão alto quanto possa imaginar. Digamos que é muito idêntico ao de um ar condicionado. Por exemplo: se quiser aumentar a temperatura num ambiente com cerca de 30 metros quadrados, deverá procurar uma lareira com uma potência de 1500 kw, que consumirá cerca de 1,5Kw por hora. Depois é só fazer as contas consoante o valor que paga ao fornecedor de energia. À primeira vista poderá achar caro. Mas lembre-se que nas lareiras tradicionais e nos recuperadores de calor terá de gastar na lenha/briquetes, no transporte da lenha, em acendalhas, etc.

Desvantagens

Como em tudo na vida, também nas lareiras energéticas não há bela sem senão. E é fácil de perceber onde está a principal desvantagem. Como precisa de eletricidade para funcionar, uma eventual quebra de energia fará com que o aparelho se desligue e, como tal, a temperatura baixe. No caso das convencionais não terá esse problema. A única possibilidade de isso acontecer será se alguém se esquecer de a alimentar com lenha/briquetes. Além disso, como se trata de um aparelho, tem também o inconveniente de se poder danificar e de obrigar ao pagamento de um conserto.