por Forretas
22/02/2024
As tecnologias e pequenos eletrodomésticos foram tornando a higiene diária e os cuidados pessoais mais simples. E se a máquina de barbear ou o secador de cabelo são indispensáveis, a escova elétrica está a conquistar um espaço próprio. Uma escova de dentes elétrica já não é vista como um capricho, mas como a forma mais eficaz de escovar dentes. Afinal, é um gesto fundamental na saúde oral e que deve ser feito pelo menos três vezes por dia, pelo que uma escova de dentes normal fica aquém das exigências de limpeza.
Passo a passo, vamos então perceber como escolher a escova elétrica mais adequada, entre a vasta oferta de escovas elétricas dentais.
1. Os tipos de escovas elétricas
Há duas tecnologias básicas para este tipo de escova dos dentes: as rotativas e as sónicas. A diferença está não forma como produzem o movimento na escovagem. Uma escova elétrica rotativa tem um motor que produz entre 5000 a 9000 movimentos por minuto. Para uma limpeza eficaz, basta fazê-la passar por todos os cantos ao escovar os dentes, que ela trata do resto sem o mínimo esforço para ti. Já a escova de dentes elétrica com a tecnologia sónica gera entre 30 a 60 mil movimentos por minuto, produzindo ondas de pressão com a mistura de água, saliva e pasta de dentes. Escolher uma ou outra escova de dentes depende essencialmente da preferência pessoal, porque ambas têm as suas vantagens. A escova elétrica rotativa é muito eficaz na remoção da placa bacteriana, enquanto as vibrações da escova de dentes sónica dão a sensação de ter feito uma limpeza profissional. O passo seguinte é cruzar esta escolha com os tipos de cabeça da escova dos dentes.
2. Tipos de cabeça de escova elétrica
Cada cabeça sua sentença...cada cabeça de escova elétrica cada propósito. Começando pela forma, escovar os dentes com as cabeças mais arredondadas permite chegar às áreas mais difíceis, são pensadas para a precisão e são as mais comuns entre as escovas elétricas dentais. Já as escovas de dentes com a cabeça mais alongada assemelham-se nesse aspeto às convencionais, mas, lá está, com uma eficácia bem superior para escovar dentes. Tanto um como outro tipo de escova elétrica pode ter filamentos mais duros ou mais macios. A primeira é adequada para quem tem próteses dentárias e a segunda é a mais indicada para quem tem muita sensibilidade nas gengivas. Outro aspeto a ter em conta para escolher uma escova de dentes elétrica é o tipo de movimento que faz. A escova elétrica rotativa tem um movimento contínuo e a oscilante move-se de um lado para o outro. Uma escova que combine estas características será tanto melhor. Há, no entanto, uma coisa que liga as escovas dos dentes normais às escovas de dentes elétricas dentais: desgastam-se com o tempo. A diferença é que, numa escova elétrica, só precisas de substituir a cabeça e não comprar uma nova. Os especialistas recomendam esta troca a cada três meses.
3. Autonomia
Esta escova de dentes funciona de duas formas: com bateria ou a pilhas. A bateria é recarregável, basta ligar à tomada, e a autonomia é um fator a ter em conta se optar por este tipo de escova de dentes elétrica. Se for a pilhas, só precisa de não se esquecer de ter sempre as reservas a postos.
4. Tipos de escovagem
Dependendo do orçamento e da prioridade ao escovar os dentes, haverá um modelo certo para ti. Há escovas elétricas dentais mais genéricas e outras muito certeiras para limpeza de gengivas, limpeza da língua ou branqueamento dentário.
5. Funções inteligentes
Hoje em dia é possível encontrar uma escova elétrica com tecnologias muito avançadas, como o sensor de pressão, por exemplo. Com esta opção, podes escovar os dentes com a certeza de que a escova te vai alertar se estiver a ser aplicada uma pressão demasiado agressiva para os dentes e gengivas. Poderá ser emitido um sinal sonoro ou vibratório, a escova dos dentes pode reduzir automaticamente a velocidade ou o modelo pode combinar todas as funções.
Durante quanto tempo se deve escovar os dentes? Os entendidos na matéria apontam a dois minutos e nada melhor do que ter a própria escova de dentes com um temporizador. Bom, melhor por acaso até há: escovas elétricas dentais que sinalizam o momento para alterar a zona de escovagem, mais ou menos a cada 30 segundos. Também há modelos com um detetor de posição, que sinalizam as zonas da boca que já foram escovadas. Com estas funcionalidades, nada fica ao acaso para escovar os dentes e até pode encontrar uma escova elétrica com bluetooth, para controlar as rotinas de higiene oral com a ajuda de uma aplicação para telemóvel.
Ficam aqui algumas sugestões que o Forretas tem para ti para escolheres a tua escova de dentes elétrica:
Escova Elétrica
Escova Elétrica Oral-B Vitality Pro - A escova de dentes elétrica Oral-B Vitality Pro Black é uma escova de dentes elétrica que remove até 100% mais placa bacteriana do que uma escova manual convencional. Possui um timer no cabo que auxilia na escovação dos dentes por aproximadamente 2 minutos, que é o tempo recomendado pelos dentistas.Esta escova consegue uma limpeza profissional profunda que respeita as gengivas. Compra aqui a tua a partir de 27€
Escova Dentes Eletrica Bitvae S3 - A escova de dentes S3 oferece até 5 modos diferentes para lhe dar a escolha perfeita. Se quiser livrar-se das manchas persistentes de café, vinho ou cigarro e iluminar o seu sorriso, escolha o modo Branco Para uma escovagem quotidiana, o modo Limpar é o ideal. Tem os dentes sensiveis ou tem problemas de gengivas? O modo Sensivel garante uma limpeza suave da boca e uma massagem suave das gengivas Existe também um modo Lingua que lhe permite escovar confortavelmente a lingua. Escolha o modo que melhor se adapta ás suas necessidades! Compra já a partir de 35€
Vantagens da escova de dentes elétrica
Por esta altura, já se percebeu que os pontos fortes destas escovas de dentes são imensos. Foram concebidas para melhorar a higiene oral, contribuindo para dentes mais brancos. O saudável aliado à estética. Escovagem mais eficiente A escova elétrica permite uma limpeza a roçar a perfeição. Em comparação com as escovas de dentes normais, a velocidade imprimida pelo motor potencia várias passagens pela mesma zona em muito menos tempo. Conveniência É altamente conveniente porque a pessoa alcança este resultado com o mínimo esforço. Só precisa de passar a escova dos dentes por todos os cantos da boca, sendo que o formato das escovas elétricas permite chegar aos pontos mais difíceis, como atrás dos dentes ou nos espaços entre eles. Evita danos nas gengivas e aparecimento de cáries Com a alta velocidade com que os filamentos se movem, escovar os dentes assegura a remoção da placa bacteriana, mantendo a cor original. No entanto, como o movimento veloz dos filamentos da escova elétrica é suave, evita danos nas gengivas e no esmalte dentário, prevenindo a aparição de cáries.
Funções inteligentes
A tecnologia nestas escovas dos dentes está tão avançada que já existem modelos que controlam a pressão e o tempo da escovagem, detetam se foi completa e correta e até permitem a ligação a apps para rastrear os resultados.
Aliado dos tratamentos ortodônticos
Outra grande vantagem das escovas elétricas dentais é para quem está a fazer tratamento de ortodontia. Escovar os dentes quando se tem um aparelho dentário é ainda mais importante, mas também mais complicado. Uma tarefa facilitada por este tipo de escova de dentes.
Depois de enumeradas tantas vantagens e comodidades, é só escolher a escova elétrica mais adequada às necessidades. Dependendo do tipo de motor e da cabeça, ou se dá mais ou menos importância às funções inteligentes, não falta por onde escolher para garantir uma higiene oral perfeita.
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2025 Forretas. Todos os direitos reservados.