por pcassio
06/08/2020
A evolução da tecnologia nos últimos anos também abrange o mercado das televisões, que hoje em dia podem ter todo o tipo de tamanhos e feitios. O formato, a resolução da imagem e a possibilidade de se ligar à internet são algumas caraterísticas das novas televisões, que tornam ainda mais complicada a tarefa de escolher a ideal na hora de a comprarmos. Se está com algumas dúvidas, eis alguns conselhos que pode seguir antes de tomar a decisão:
1. Tamanho do ecrã
Se vai colocar a TV em divisões com pouco espaço, como por exemplo a cozinha, deve optar por modelos de pequena dimensão (24 a 32 polegadas). Os modelos a partir de 40 polegadas adequam-se a ambientes de maior dimensão, como a sala de estar. Deve ainda ter em conta a distância entre o sofá e o local onde ficará a televisão.
Estas são as medidas aconselhadas:
- Até 1,5 metros de distância: até 32 polegadas
- Entre 1,5 e 2 metros de distância: entre 32 e 39 polegadas
- Entre 2 e 2,5 metros de distância: entre 40 e 45 polegadas
- Entre 2,5 e 3 metros de distância: entre 46 e 55 polegadas
- Mais de 3 metros de distância: superior a 55 polegadas
2. Tecnologia e tipo de ecrã
Quanto ao tipo de ecrã, existem os planos (ideais para locais mais amplos e garantem uma visualização de 180 graus) e os curvos (criam uma sensação de maior profundidade, mas obrigam-no a estar sentado mesmo em frente ao ecrã). Quanto à tecnologia, existem cada vez mais opções disponíveis e é importante perceber as diferenças entre as televisões LED, OLED e QLED:
- TVs LED - São as mais comuns no mercado. Para além de ser mais económico, o ecrã LED tem um reforço de iluminação de cor e brilho nas imagens;
- TVs OLED - Destacam-se pelo reduzido consumo de energia e oferecem um ângulo de visão bastante abrangente;
- TVs QLED - Proporcionam imagens com muito brilho e contraste, com cores ainda mais próximas da realidade. Também garantem a sensação de maior profundidade.
3. Resolução do ecrã
Para quem apenas vê programas que não requerem uma elevada qualidade de imagem, uma televisão em HD é suficiente. No entanto, se a intenção passa por ter uma espécie de cinema em casa, então a escolha deve ser uma televisão com resolução Full HD, perfeita para assistir a filmes e séries. Para os mais exigentes, uma televisão Ultra HD 4K ou 8K, com elevada resolução, é a ideal, mas no caso das 8K os preços atingem valores muito elevados. No caso das 4K, não são televisões baratas, mas os preços têm vindo a diminuir.
4. Conetividade
As televisões mais modernas, como as SmartTV LED, já permitem a conexão com outros dispositivos, pois possuem entradas para tablets, smartphones e consolas. Ao optar por um destes modelos, deve escolher um que tenha entrada USB e HDMI, para conseguir fazer a ligação entre a televisão e dispositivos que permitem aceder à internet e interagir com aplicações à base de streaming de conteúdos, como a Netflix ou a HBO.
5. Cuidados para o momento da instalação
A instalação de uma televisão pode ser uma tarefa difícil. A escolha do suporte certo é muito importante, pois é este acessório que permite prender o aparelho. Deve ter em atenção os padrões de furos existentes na parte de trás do equipamento e o peso deste.
Existem vários tipos de suportes:
- Fixos: indicados para televisões mais pesadas;
- Inclináveis: ideais para divisões mais pequenas, permitem direcionar o ecrã, de forma a evitar reflexos de luz e a adaptar o ângulo de visão;
- Articulados: permitem aproximar ou afastar o ecrã do televisor e ainda incliná-lo mediante a necessidade.
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2024 Forretas. Todos os direitos reservados.