por Forretas
01/09/2023
Como não perder a cabeça a trabalhar em casa
A pandemia trouxe mudanças de hábitos a quase toda a gente e uma nova realidade ao mundo laboral. O teletrabalho veio para ficar em muitas empresas, mesmo que a emergência de saúde pareça já ter ficado para trás. Nos meses e anos mais difíceis da covid-19, o trabalho remoto chegou a ser um bicho-de-sete-cabeças, sobretudo para quem tem filhos pequenos, mas o tempo também nos ensinou que, com a ajuda das novas tecnologias, não há nada de tão complicado que não se possa resolver. Para outros, trabalhar em casa nem sequer foi uma novidade absoluta. E agora que as nossas vidas estão já bem dentro da normalidade, continua a ser importante perceber como podemos lidar com o teletrabalho da melhor maneira.
Como sempre, o Forretas vai ajudar-te. Como qualquer outra atividade, fazer o trabalho em casa tem truques que deves seguir. Com a preparação certa, o ambiente adequado e a predisposição mental correta, o trabalho remoto pode ser como um passeio no parque e tem muito mais vantagens do que imaginas. Segue-se um conjunto de sugestões para que tudo corra da melhor maneira, sem preocupações adicionais às do trabalho em si:
Preparação
Para começar, tens de te certificar de que possuis todos os equipamentos necessários para o teletrabalho. Ter um computador portátil tornou-se essencial, a não ser que seja possível levar para casa o PC que te foi atribuído no escritório. Ter o carregador sempre à mão e um rato para manusear melhor o que tens de fazer no ecrã também é fundamental.
Outro fator importante antes de começar o teletrabalho é garantir que a comunicação com quem está do outro lado acontece sem percalços. Seja por Skype, Slack ou Zoom, o canal de comunicação deve mesmo estar a funcionar em pleno, caso contrário poderão surgir problemas desnecessários. Por vezes também será preciso dominar plataformas específicas ou sistemas que exijam a instalação de uma VPN, pelo que, antes de começares a trabalhar em casa, tens de falar com os serviços informáticos da empresa, de modo que o teu computador esteja preparado para o dia-a-dia.
Segue-se um conjunto de dicas para um teletrabalho eficaz:
1. Identifica as tarefas
No fim de cada dia de trabalho, faz uma lista das tarefas que tens de realizar no dia seguinte. A lista não deve ter mais de três tarefas. Dedica-te a completá-las assim que comeces o trabalho no dia seguinte. Tudo o que consigas fazer a mais será um bónus
2. Não mudes os hábitos
Teletrabalho não tem de querer dizer mudar de hábitos matinais. Levanta-te da cama, veste-te normalmente, toma o pequeno-almoço. Começar a trabalhar em casa de pijama ou de roupão é a maior ameaça à tua produtividade e criatividade.
3. Evita distrações e elimina-as
Num computador ou num telemóvel, as distrações estão à distância de um clique e vão, de certeza, afetar a tua produtividade. Jogos, Instagram, Youtube, sites de notícias, jornais online, Facebook, Twitter, chats… Tudo serve para nos distrair e para tirarmos a cabeça do que realmente temos para fazer. Aceita que é preciso eliminar algumas aplicações do smartphone e bloquear determinados sites. Faz isso antes que seja tarde e que o foco no trabalho se desvaneça.
4. Cria uma área de trabalho
O teletrabalho não quer dizer que possas estar em qualquer divisão da casa. Se possível, cria uma área de trabalho, que não seja o quarto ou a sala de estar. Se vives num apartamento pequeno, uma cozinha limpa e sem gente é uma boa alternativa. Se tens outros membros da família em casa enquanto trabalhas, tenta ao máximo que estejam noutra divisão, o mais longe possível.
5. Nada de visitas
Durante o horário de trabalho, a tua casa deve estar vedada a visitas de amigos ou familiares. Tens de ser franco com eles, pois, mais uma vez, o teletrabalho não combina bem com distrações desnecessárias.
6. Mantém-te online
O canal de comunicação com os colegas de trabalho, se o teletrabalho implicar esforço em equipa, tem de estar sempre ligado. Checa o email de hora a hora. Liga o som do computador, mas coloca em mute todas notificações que te possam distrair.
7. Dá uma caminhada
É muito fácil ficarmos totalmente absorvidos no que temos para fazer mesmo quando estamos a trabalhar em casa. Por isso, guarda sempre 30 minutos para dar uma caminhada no exterior e acrescenta exercício à tua rotina diária. Isso vai ajudar-te a manter a cabeça fresca.
8. Planeia o almoço
Não deixas que o almoço seja uma surpresa todos os dias. Certifica-te que tens comida em casa, mesmo que sejam restos do dia anterior. Se calhar até é preferível que seja assim, ou então que seja algo de fácil preparação, para que não percas muito tempo a cozinhar.
9. Adia a lida da casa
Pôr a roupa na máquina, lavar a loiça, aspirar a sala, etc. São coisas que deves fazer fora das horas de teletrabalho. Se for esse o caso, tens de convencer a pessoa que vive contigo a estar preparada para esta realidade.
10. Festejas as sextas-feiras
A menos que trabalhes também ao sábado e ao domingo, as sextas-feiras ao fim da tarde devem servir para relaxares. Faz tudo o que não fizeste nos outros dias da semana: come bolachas, bebe uma Coca-Cola, faz pipocas, põe a música nas alturas. O fim-de-semana está à porta e mereces celebrar.
O nosso principal objetivo é ajudar-te a encontrar o teu produto, pelo menor preço, de forma simples e segura.
Copyright 2025 Forretas. Todos os direitos reservados.