Casa

Como encontrar o sofá-cama perfeito

por Forretas

27/06/2022
Como encontrar o sofá-cama perfeito

Seja para um quarto de hóspedes, para uma sala ou para um estúdio, a compra de um sofá-cama é uma ótima opção para quem tem em mente dois fatores: conforto e otimização de espaço.

Trata-se de um móvel versátil, duradouro, com estilo e muito útil para quem recebe visitas em casa com frequência. 


Mas escolher um sofá-cama barato não é assim tão simples quanto parece à primeira vista. Aspetos como a dimensão do espaço e do móvel, o número de pessoas a que se destina, se é reclinável ou não, a altura do assento e do encosto, o tipo de espuma e de tecido, entre outros, devem ser devidamente analisados antes de se partir para a compra. 


Por isso, o Forretas vai dar-te algumas dicas sobre como encontrar a melhor opção para comprares um sofá-cama à tua medida.



Vantagens de ter um sofá-cama barato em casa


A principal qualidade de um sofá-cama é a otimização do espaço. 


No caso de um estúdio, pode substituir uma cama. Já se for uma residência sem um quarto de hóspedes ou escritório, permite receber visitas em casa sem que estas tenham de dormir num colchão insuflável, por exemplo.




É um móvel prático, que não implica grandes esforços para montar e desmontar.


Há uns anos eram vistos como peças de mobiliário pouco atrativos, mas o tempo tem vindo a alterar algumas opiniões e despertado cada vez mais admiradores.


Ambiente a que se destina

A estética será sempre um ponto importante no processo de escolha, mas as dimensões do ambiente e do sofá-cama são os primeiros fatores que deves ter em conta antes de comprar. 


Começa por medir o espaço onde ele ficará instalado e, depois, a altura, a largura e o comprimento do sofá-cama aberto e fechado para evitar surpresas no momento da instalação. Os especialistas recomendam que se deixe, no mínimo, entre 45 a 50 centímetros nas laterais para circulação quando ele estiver em modo cama. 


A altura do encosto e a do assento são outros pontos a ter em conta, até porque estão diretamente ligados aos níveis de conforto. O primeiro deve ter entre 40 a 50 centímetros, o segundo entre 35 e 50.



Modelos de sofá-cama


O mercado tem para oferecer diversos modelos de sofá-cama individual e sofá-cama de 2 lugares, mas, essencialmente, existem três tipos (reclinável, dobráveis ou retráteis). Ter braços ou não é outra das hipóteses à disposição dos consumidores.


Reclinável: também lhe chamam de sofá-cama 180º, pelo facto de o encosto ser reclinável, transformando-se, desta forma simples, fácil e rápida, numa cama. Maior rapidez e velocidade de montagem não há.


Dobráveis: também conhecidos por futon, estes sofás-cama são os mais indicados para espaços reduzidos e têm, como o próprio nome indica, uma abertura dobrável na zona dos assentos, para fora e para dentro. São práticos, compactos e rápidos de montar, pelo que acabam por ser os mais procurados.

Retrátil: são modelos um pouco maior que os demais, pelo que requerem um certo espaço no ambiente onde for colocado. Para o abrir basta puxar o assento, ficando-se com uma cama grande e bastante confortável.




Tipos de material para sofá-cama individual ou de 2 lugares

Dizem os especialistas que um tecido confortável com um toque macio torna o mobiliário mais aconchegante, pelo que a escolha deve obedecer a vários parâmetros. Afinal, ele definirá também a durabilidade, o estilo e também o design do sofá-cama. 


Existem nove tipos de tecido: jacquard, linho, sarja, chenille, suede, couro, tafetá, tweed e veludo. As diferenças residem no modo de limpeza, no visual e na temperatura que geram.





- Jacquard: destaca-se pela variedade de cores e estampas. Costuma ser um pouco mais caro, mas é muito utilizado para quem tem animais em casa.


- Linho: é um tecido antialérgico, durável e fácil de limpar. Tal como o anterior, pode ser um pouco mais dispendioso.

- Sarja: ao contrário do exemplo anterior, é uma das opções mais económicas. O tecido não acumula pó e oferece um ótimo conforto térmico.


- Chenille: é composto por fios de algodão, lã e seda. É resistente e durável, mas acumula um pouco de sujidade.


- Suede: é macio ao toque, bastante confortável e existe numa panóplia de cores, sendo o tecido mais popular do momento. Contudo, é preciso cuidado, porque mancha facilmente.


- Couro: poderá ser sintético ou natural, o que influencia a questão financeira. É impermeável e bastante resistente.

- Tafetá: tecido acetinado mais encorpado do que a seda, tem boa resistência e durabilidade. É facilmente lavável.


- Tweed: é aconselhado para os locais mais frios e as suas fibras oferecem um certo charme. É um pouco mais caro por causa disso.

- Veludo: aconchegante, confortável e sofisticado, combina com todas as decorações, mas também se suja facilmente. É uma dor de cabeça para quem tem animais.



Tipos de espuma para sofá-cama de 2 lugares ou individual

Por fim, na hora de escolher um sofá-cama barato deves verificar também o tipo de espuma, porque existem algumas diferenças entre elas e determinam o nível de conforto do mobiliário (quanto maior for a densidade, mais rígido e mais durável o sofá será). 


As D33 são as mais aconselháveis para os sofás, porque suporta facilmente pessoas cujo peso varie entre os 71 e os 100 kg. Para perceberes melhor, vamos deixar-te esta tabela para te seguires:

Densidade | Peso suportado

D23               Pessoas até 50 kg

D26               Pessoas até 60 Kg

D28               Pessoas até 70 kg

D33               Pessoas até 100 kg

D45               Pessoas acima dos 100 kg


Agora que já tens todos os dados do teu lado para comprar um sofá-cama de 2 lugares ou apenas um que seja acessível ao teu budget, faz a escolha acertada com a ajuda do Forretas e compara os preços do modelo que mais desejas.