Finanças

Saldos de inverno: tudo o que precisas de saber

por pcassio

30/12/2020
Saldos de inverno: tudo o que precisas de saber

Os saldos de inverno chegaram. Durante dois meses (de 28 de dezembro a 28 de fevereiro), as lojas abrem as portas com preços convidativos e dão-te a possibilidade de poupar naquele artigo que tens namorando há meses. O objetivo, lembra-te, passa por comprares em qualidade (não em quantidade) e gastares o menos possível. Aqui ficam algumas dicas:


1. Estipula um objetivo


Ir aos saldos sem uma ideia concreta do que se deseja ou precisa nunca é boa ideia. Não só se gasta mais dinheiro, como se gasta em peças que não eram necessárias. Assim, abre o guarda-roupa, as gavetas e a sapateira e faz uma lista de artigos que realmente te fazem falta.


2. Elabora um orçamento


Antes de sair a correr para as lojas, faz a ti mesmo esta pergunta: quanto posso gastar este ano nos saldos? Uma das regras de ouro para não provocar um rombo na carteira passa por fixar um orçamento e procurar cumpri-lo à regra.


3. Paga em dinheiro


A facilidade que com se efetuam transações com a tecnologia contactless e o período pandémico que o país atravessa tornam mais convidativo o pagamento com cartões. No entanto, procura deixá-los em casa e pagar com dinheiro. Assim, quando este acabar, não poderás gastar mais do que o desejado.


4. Resiste ao impulso


Não te deixes levar pelos grandes anúncios de descontos exibidos nas lojas. Lembra-te de que estes apenas visam atrair o consumidor e que, por vezes, poderão levar à compra de algo de que realmente não necessita. O "preço de amigo" pode acabar por ser uma dor de cabeça.


5. Comprar na altura certa…


Comprar no primeiro dia ou mais para a frente no tempo? Se quiseres muito um artigo e tiveres receio que ele possa escoar, opta por ir rapidamente. Se puderes aguardar, mesmo correndo o risco de já não encontrares o que desejas, provavelmente encontrarás verdadeiras "pechinchas" mais para o fim.


6. … e nos dias e horas indicadas


Há um período da semana e uma fase do dia em que deves evitar ir às compras: ao fim de semana e ao final de tarde (à semana). A probabilidade de se desgastares com o tempo de espera para pagar ou para utilizares o provador é alta. O mais indicado é mesmo ir de manhã.


7. Não descures os pormenores


Nesta altura do ano, as lojas fazem de tudo para escoar o material e, por vezes, algumas peças surgem com ligeiros defeitos. Assim, é importante que avalie todos os pormenores: etiquetas, buracos, fios soltos e os demais problemas de fabrico. Ah! E se a loja o permitir, não te esqueças de experimentar para ver se estás a adquirir o tamanho correto.


8. Ignora as tendências


Comprando no início ou no fim dos saldos de inverno, as possibilidades de usar o outfit durante este período vão diminuindo a cada dia que passa. Comprar com base na tendência do momento é uma má ideia, pois no inverno seguinte poderá já não estar na moda.


9. Investe em roupa de criança e básicos


Esta é também uma boa fase para adquirir roupa de criança em qualidade. Deves, no entanto, de ter em atenção um pormenor muito importante: o tamanho. Assim, se pretendes que os artigos cheguem ao próximo ano, certifica-te de que compras um número acima do que o rapaz ou a menina usam no momento. Especialmente no calçado.


10. Compra online


Uma boa forma de evitar os aborrecimentos explicados no ponto 6 passa por comprar online. Esta opção tem ganho mais adeptos devido na pandemia e no Dicas para Forretas já te explicámos de que forma o poderá fazer em segurança. Tem apenas a certeza de que o tamanho é o correto e, em último caso, se o poderás trocar na eventualidade de não ser.