Lazer

Dicas para comprar gadgets recondicionados

por pcassio

17/12/2020
Dicas para comprar gadgets recondicionados

Adquirir um smartphone ou um computador de boa qualidade não implica necessariamente que sejam novinhos em folha. Claro que há riscos associados à compra de um aparelho recondicionado, pois muitas vezes não conhecemos o vendedor, o negócio é feito à distância sem podermos comprovar o estado de conservação e não temos nenhuma garantia em caso de avaria, mas há negócios que podem valer uma poupança significativa.



Primeiro que tudo, é preciso saber o que é um smartphone recondicionado. Trata-se de um dispositivo seminovo, que é comprado em 2.ª mão, mas com vantagens. São equipamentos completamente requalificados antes de serem de novo colocados no mercado. Entre as vantagens de comprar um telemóvel recondicionado, estão:

  • uma garantia de 12 meses

  • são smartphones desbloqueados, ou seja, livres de operador
  • passam por um processo de limpeza, verificação e teste de funcionamento dos componentes, para além da instalação do software original
  • o custo é muito mais baixo, sendo possível, por exemplo, encontrar iPhones recondicionados a 50% do preço de um novo
  • inclui todos os acessórios novos, cabo, carregador e earpods, embalados e originais

Dois conselhos importantes quando estás a comprar em 2.ª mão que deves seguir é optar sempre por equipamentos de marcas de renome e fazê-lo numa loja de confiança. Dessa forma, assegura-te que está a adquirir um aparelho produzido por um fabricante com experiência e com maior controlo de qualidade, para além de melhores condições de garantia e assistência. Numa loja de confiança, sabes que encontrarás profissionais com quem podes contar ao nível da assistência técnica.




Quanto aos computadores, é crucial perceber as diferenças entre os recondicionados, os usados e os novos

  • um computador recondicionado, ou seminovo, foi utilizado num contexto empresarial e é totalmente revisto e arranjado de forma a ser vendido como novo. Normalmente, provém de leasings ou rentings, como bancos, seguradoras ou grandes empresas. Trata-se de uma excelente opção de poupança, sem abrir mão da qualidade.
  • um computador usado foi utilizado por uma ou mais pessoas e chega ao mercado sem qualquer reparação a nível de software ou hardware. É possível encontrar um bom equipamento com orçamento reduzido e, se procurar bem, há verdadeiras máquinas disponíveis a excelentes preços.
  • um computador novo vem diretamente da fábrica para uma loja e, depois, para o cliente. Ou seja, nunca foi usado desde que saiu da fábrica.

Comprar computadores em 2.ª mão traz várias vantagens, tanto no preço, como no ambiente. Em termos de custo, claro que é mais reduzido se optares por um recondicionado ou por um usado. O importante é pesquisar bem o mercado, pois haverá sempre alguma opção em excelente estado e até há modelos topo de gama a preços razoáveis. A nível ambiental, adquirir um computador em 2.ª mão significa apoiar a chamada economia circular, que consiste na compra e venda de produtos usados ou de peças para os reparar.


Antes de comprares um computador recondicionado, deves ter em atenção, para além do preço, o estado de conservação (verifica sempre o exterior do equipamento), a documentação e registos de manutenções efetuadas (pede ainda ao vendedor a caixa do computador, o manual de utilização e o disco de instalação), a garantia (deve ter em conta que o preço do equipamento poderá ser um pouco mais elevado quando comparado com computadores em 2.ª mão sem garantia) e os acessórios (nunca te esqueças do carregador, do rato e do teclado).


mitos que deves descartar quando pensar em comprar computadores em 2.ª mão: não é verdade que nunca estão em bom estado; é falso que se um computador é sempre melhor se só foi utilizado por uma pessoa; o estado de conservação não é o único fator que importa; não é por ser mais barato que um computador é inferior.