Lazer

Compras online: dicas para navegar em segurança

por pcassio

13/11/2020
Compras online: dicas para navegar em segurança

Face ao número crescente de infetados com Covid-19 e às novas restrições decretadas pelo Governo português, comprar online apresenta-se como a melhor solução para quem pretende fazer compras nesta Black Friday ou no Natal. Não terá de lidar com o trânsito, a falta de estacionamento, as longas filas para pagar e, mais importante ainda, evitará ajuntamentos. Mas este mundo esconde alguns perigos. Sem os devidos cuidados, comprar online pode vir a revelar-se um grande pesadelo. Por isso, vamos deixar-lhe este guia para fazer compras online com a máxima confiança e, acima de tudo, segurança.

 

Proteção

 

Para garantir segurança numa compra online deve ter alguns cuidados em matéria de proteção. As palavras-passe deverão ser fortes, utilizando uma sequência alfanumérica (composta por letras e números) e com letras maiúsculas e minúsculas pelo meio. Se estiver a utilizar o computador pessoal e a rede de casa, procure ter um antivírus instalado e atualizado, uma vez que alguns dos ataques efetuados são realizados na máquina do cliente. Procure ainda evitar a utilização de redes públicas, que são mais suscetíveis a este tipo de invasões. Se tiver de o fazer, utilize uma VPN, que irá encriptar as informações que vão ser transmitidas através das ligações.

 

Seleção de sites

 

Dê primazia aos sites que já conhece ou sobre os quais recolheu opiniões positivas e certifique-se de que escreve corretamente o endereço do site, porque um erro numa simples letra poderá levá-lo para uma página falsa. 

 

Introdução de dados

 

Não forneça mais dados pessoais do que os estritamente necessários para a realização da compra. Por norma, as lojas online só solicitam cinco informações: os dados de pagamento, o nome, a morada, o telefone (caso a transportadora tenha de entrar em contacto com o comprador) e o número de contribuinte. Isto, claro, se desejar fatura.

 

Pagamento

 

Para um pagamento seguro evite utilizar o cartão de crédito. Como alternativa poderá recorrer a vários serviços que se encontram disponíveis online e que têm selo de qualidade. A aplicação MB Way, por exemplo, oferece-lhe a possibilidade de criar um cartão de crédito virtual, no qual deposita apenas o valor necessário para efetuar determinada compra (por norma é uma quantia arredondada, mas só lhe cobram a cifra exata) e que será válido apenas por dois meses.

 

O PayPal e o Skrill são mais dois sistemas de pagamentos eletrónicos bastante conhecidos, principalmente para quem faz compras em lojas internacionais, porque o processo é semelhante ao do MB Way. Ou seja, basta fazer um registo no website e transferir o valor que se pretende gastar para a conta. Como alternativa, poderá procurar um PaySafeCard em qualquer loja CTT ou Payshop, mas note que apenas poderá fazer pagamentos até um valor máximo de 100 euros.

 

Se não gostar de nenhuma das alternativas e quiser mesmo usar o cartão de crédito, há uma ação que deve realizar para garantir segurança nos seus pagamentos. Ative o serviço 3D Secure através do Homebanking do seu banco, de forma a receber uma credencial no telemóvel sempre que estiver prestes a fazer uma compra. Não se esqueça ainda de acompanhar regularmente os movimentos da conta bancária e, quando detetar alguma irregularidade, entre de imediato em contacto com a sua instituição.