Arroz Agulha Saludães
Quantidade: 1kg
Arroz longo extra agulha.
O Arroz Agulha Saludães resulta do descasque e branqueamento de grãos longos de excelentes qualidades. Este arroz possui as melhores qualidades culinárias, dado que os seus grãos ficam sempre soltos, inteiros e com um agradável aspeto.
O Arroz Agulha Saludães é ideal para ser servido branco, como guarnição, base em saladas ou acompanhados por vegetais e molhos.
Valor nutricional médio
Por 100g
Por porção 75g
Energia
1508 kJ/355 kcal
1131 kJ/266 kcal
0,8 g
Lípidos
Saturados
1,0 g
0,4 g
0,8 g
0,3 g
Hidratos de Carbono
Açúcares
78 g
‹0,4 g
58 g
‹0,3g
Fibra
2,4 g
1,8 g
5,6 g
Proteínas
7,5 g
5,6 g
‹0,02 g
Sal
‹0,03 g
‹0,02 g
Sabia que…
Há diversas opiniões sobre as origens da cultura do arroz, mas a mais popular entre os historiadores assinala a China como pioneira. Ao mesmo tempo, parece unânime o reconhecimento de que a sua forma selvagem foi encontrada primeiramente na Índia.
As primeiras referências a este cereal são encontradas em lendas Chinesas e Indianas muito antigas. Análises realizadas com Carbono 14 a grãos de arroz descobertos em escavações arqueológicas, situam a origem do seu cultivo em Hunan (China) por volta de 8200-7800 a.C.
O arroz entrou nos países mediterrânicos cerca de 350 anos A.C. A sua cultura estava já difundida na Mesopotâmia, fruto dos intercâmbios comerciais que Dario, o rei da Pérsia, estabelecera com a Índia e a China.
Para os gregos e romanos, o arroz era considerado uma espécie de luxo exótico vindo do oriente, consumido apenas pelas pessoas com mais posses e estatuto social.
Como preparar Arroz Agulha
Sugestão de receita
Arroz de camarão e abacate
Ingredientes:
350 g de Arroz Cigala Agulha
800 g de camarão médio
1 L de água
150 g de tomates-cereja
2 abacates
4 dentes de alho
50 ml de azeite + azeite q.b.
2 limas + sumo de lima q.b.
Manjericão q.b.
Sal e pimenta q.b.
Rodelas de lima para decorar
Preparação:
1. Descasque os camarões, faça um corte para retirar a tripa, coloque numa tigela e tempere com sumo das limas, sal e pimenta. Coloque as cascas num tacho, adicione a água e deixe ferver durante 15 minutos. Retire do lume e passe as cascas pelo passador de rede, reservando 450 ml do caldo.
2. Descasque e esmague os dentes de alho, coloque-os num tacho com o azeite e o arroz e mexa bem. Regue com o caldo a ferver, que reservou, e tempere com sal e pimenta. Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 18 minutos. Retire do lume e deixe repousar mais 5 minutos; mexa com um garfo para que fique solto e reserve.
3. Leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite, adicione os camarões e saltei-os de ambos os lados durante 5 minutos.
4. Abra os abacates, rejeite os caroços e as cascas, corte-os em cubos e regue com um pouco de sumo de lima. Lave e corte os tomates-cereja em quartos.
5. Adicione ao arroz, o tomate, o abacate, os camarões, a raspa das limas e envolva. Sirva decorado com manjericão e rodelas de lima.
Bom apetite!
Veja mais em Arroz e Massas