Finanças

Vales e cupões: o que são e como se usam?

por pcassio

20/11/2020
Vales e cupões: o que são e como se usam?

Os cupões de desconto, também chamados vales de desconto, cupões promocionais, códigos de desconto ou códigos promocionais, são sequências alfanuméricas que as lojas virtuais usam para oferecer descontos instantâneos aos clientes na compra online de produtos.

 

Se os vais usar, procura, na área de pagamento da loja online, um local que diga “inserir o cupão/vale de desconto/voucher/desconto” e cola aí o código. Em muitos sites, o campo para os cupões está disponível na página de finalização do pedido, e noutros na página de confirmação dos pedidos antes da página de pagamento.

 

Convém não esquecer que, se o vale de desconto já estiver aplicado, o cliente é avisado antes. Se não clicares no link para os cupões ou vales de desconto, o valor do produto será sempre mais caro. Os descontos são, geralmente, percentuais (-10%, -15%, -25%, por exemplo), mas os cupões também podem significar ofertas de outros produtos ou não pagamento de portes de envio, já incluídos no preço final da compra online.

 

Também é importante saberes que o uso dos cupões pode depender de um valor mínimo de compra para poderes beneficiar do desconto. Por exemplo, só terás direito a um desconto de 15% com o cupão se a compra tiver um valor total de, no mínimo, 100 euros. Os descontos podem ser válidos para todos os produtos da loja online, apenas para alguns produtos ou para um único produto. Tudo depende da política da loja e do parceiro que oferece os cupões.

 

Por norma, a maioria dos códigos promocionais são limitados no tempo, pelo que deves estar atento à data de expiração dos cupões. O desconto pode durar horas ou meses, dependendo do que é determinado pelos parceiros da loja onde pretende comprar online. Os cupões podem ser usados numa campanha de marketing específica, mas também podem ser livres, ou seja, qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios.

Compara preços antes de comprares.

 

Para quem faz sempre as compras no supermercado, juntar vários cupões de descontos em formato físico não chega. É necessário comparar preços e ter a certeza de que precisa mesmo do produto. Por isso, quando fores ao supermercado, leva os vales e compara os preços antes e depois do desconto. Se o produto tiver embalagens maiores ou mais pequenas, mesmo com desconto, pode não compensar comprar a mais pequena e não a maior. Há também marcas alternativas a melhor preço e por isso é que é fundamental comparar. Não tenhas vergonha de usar a calculadora. E se tiveres tempo, vai a outro supermercado e compara o preço antes do desconto, para confirmares que estás mesmo a fazer a melhor compra.

 

Os cupões associados a um montante mínimo de compras, a exemplo do que sucede quando vai comprar online com desconto, implicam uma boa gestão das necessidades. O grande objetivo destas estratégias é atrair o cliente, levá-lo a visitar mais vezes a loja e a comprar mais do que o necessário. Por isso, não te deixes atrair de imediato pelo desconto. Comprar sem controlo pode tornar-se desvantajoso.

 

Para além das promoções e vales de descontos, existem também as promoções associadas ao tamanho das embalagens. Comprar formatos maiores, desde que respeitando os prazos de validade, garante poupanças significativas. Se a família for grande, pode compensar, ainda que gastes mais nas idas ao supermercado, já que o produto dura mais tempo. As famosas promoções “Leve três, pague dois”, muito usadas em iogurtes, por exemplo, estão entre as que dão mais benefícios imediatos ao consumidor, pois permitem gastar cerca de 30% a menos do valor do produto.

 O Forretas.com tem uma nova área de Vales e Cupões! Acede já e começa a poupar nas tuas marcas favoritas!