Casa

Outono: Prepare a sua casa para a estação

por pcassio

17/09/2020
Outono: Prepare a sua casa para a estação

Depois dos dias quentes e ensolarados típicos do verão, é já a 22 de setembro que damos as boas-vindas ao outono. A estação das castanhas, das cores amarelas e vermelhas e da queda das folhas marca o início de uma descida gradual das temperaturas que redundará no frio mais intenso do inverno, fruto de um céu mais nublado, muitas vezes com chuva à mistura. É um período que convida mais à permanência em casa, no aconchego de uma manta a ver um filme ou uma série no sofá, na companhia de uma boa chávena de chá ou de chocolate quente. Por isso, é tempo de começarmos a preparar-nos para ela.

1. Recuperar elementos quentes

Torne a casa mais aconchegante recuperando as mantas e cobertores de cores quentes que foram parar ao armário quando o clima começou a ficar mais quente. Por terem passado algum tempo guardados, aproveite os últimos dias mais solarengos e coloque-os a arejar um pouco no exterior da casa, para que os eventuais maus cheiros possam desaparecer. De seguida poderá guardá-los num cesto mesmo ao lado do sofá/cama ou estendê-los como decoração.

2. Trocar o guarda-roupa

As alterações climatéricas têm provocado algumas surpresas ao longos dos anos, mas, por norma, é nesta altura que se deve fazer mais uma remodelação no guarda-roupa. As vestes finas, típicas do tempo mais quente, devem dar lugar a outras mais quentes. Antes de proceder à troca, porém, lave-as e passe-as a ferro. Se existir algum artigo que acha que já não usará no ano seguinte, aproveite e separe-o para o tentar vender ou entregar numa instituição de caridade.

3. Renovar energias

A descida da temperatura não deve impedir a renovação de energias dentro de casa. Sempre que possível, ou pelo menos uma vez por semana, procure abrir as janelas de casa para deixar entrar o ar puro. A ventilação ajudará a eliminar os ares saturados que levam ao aparecimento de humidade nas paredes e ainda levará ao desaparecimento de alguns odores.

4. Manutenção do exterior

Os preparativos para o outono não se limitam ao interior da casa. Do lado de fora também há trabalho a fazer, por mais esforço que isso implique. A limpeza das caleiras/algerozes, onde se concentra algum lixo e onde alguns pássaros aproveitam para fazer os seus ninhos, é necessária para impedir entupimentos na época das chuvas e os consequentes estragos provocados pela água. Aproveite e avalie se existem danos no telhado que obriguem ser reparados.

5. Arrumar mobiliário de verão

Se vai passar mais tempo dentro de casa, é altura de arrumar o guarda-sol, a mesa, as cadeiras, o sofá ou eventualmente o puff que tenha montado no jardim para aproveitar o clima do verão. Se tiver uma piscina desmontável, faça o mesmo para evitar que os materiais se danifiquem com as chuvas ou o granizo que possa cair até surgir novamente o tempo quente. Lave-a, deixa-a secar uns momentos ao sol e guarde-a até ao ano seguinte.

6. Comprar produtos para a lareira

Quem não dispensa ter a lareira acesa enquanto vê televisão no sofá deve tentar adquirir o material necessário para a acender nesta altura. Os briquetes (um bloco denso e compacto de materiais energéticos, geralmente feito a partir de resíduos de madeira) têm ganho adeptos nos últimos anos, mas há quem não dispense os tradicionais blocos de madeira. E esta é, regrar geral, a melhor altura para encher a garagem com eles, uma vez que a lenha se encontra totalmente seca.

7. Aquecimento interno

Para que não apanhe uma surpresa indesejável quando o tempo arrefecer, faça uma avaliação dos aquecedores e do ar condicionado. Se os filtros necessitarem de ser limpos ou alterados, não pense duas vezes. Assim, quando o frio chegar, poderá desfrutar daquele calorzinho produzido por esses aparelhos sem se preocupar.