Casa

Dicas para poupar energia no inverno

por pcassio

03/11/2020
Dicas para poupar energia no inverno

O inverno aproxima-se e milhares de portugueses voltam a deparar-se com o dilema habitual: ter a casa mais fria ou gastar dinheiro em aquecimento. A maioria das casas portuguesas não foi construída de molde a lidar com temperaturas muito baixas e necessitam de um grande choque térmico para aquecerem. O problema são as contas no final dos meses frios. Para ajudar a poupar energia e a manter a casa quente sem desequilibrar o orçamento familiar, eis 10 conselhos que deve seguir:

 

1. Areje a casa

Deixe circular o ar dentro de casa pelo menos 10 minutos por dia, de preferências à hora de almoço, para que a humidade acumulada saia. Mas não mantenha as janelas abertas durante muito tempo. Assim evitará a perda desnecessária de calor.

 

2. Aproveite a luz natural

Mesmo em dias nublados, deixe a luz natural entrar. Além de tornar a casa mais quente, vai economizar na climatização da casa e poupar energia ao final do mês.

 

3. Aquecedores desligados com janelas abertas

Sempre que abrir as janelas, não se esqueça de desligar os aquecedores. Caso contrário, vai desperdiçar energia e fazer disparar o consumo. Nos sistemas de aquecimento regulados por sensores, o esforço dos radiadores é maior em divisões que têm a janela aberta do que nas que estão fechadas.

 

4. Mantenha a temperatura constante

O ideal é manter os aquecedores ligados ao longo do dia, mas a uma temperatura baixa, suficiente para manter o ambiente agradável. No entanto, não adianta ter a sala quente e o quarto frio. Para além de correr riscos de constipação devido a diferenças térmicas, a dissipação de calor impede que a temperatura se mantenha constante.

 

5. Diminua a temperatura à noite

Na hora de se ir deitar, baixe o aquecimento até um mínimo de 17 graus, que será suficiente para se sentir confortável enquanto dorme. Assim, irá reduzir significativamente o consumo energético, poupando durante o sono.

 

6. Instale um termostato

Nem sempre os sistemas de aquecimento central vêm acompanhados de um dispositivo de controlo automático de temperatura. Os termostatos permitem escolher temperaturas diferentes para diferentes horas do dia ou para diferentes dias da semana, ajustando o aquecimento de forma automática e mantendo a temperatura da casa constante.

 

7. Controle a água do banho

Se o esquentador lá de casa for elétrico, baixe em alguns graus a temperatura máxima da água. Mas se prefere não arriscar ficar com água fria no banho, a melhor opção é instalar um termostato no duche. Outra opção é instalar um termoacumulador de água, pois os sistemas de acumulação de água são mais eficientes do que os de produção instantânea.

 

8. Isole as janelas e portas

Mesmo o melhor sistema de aquecimento é ineficaz quando o isolamento da casa não é o adequado, pois o maior desafio das casas não é aquecer, mas conservar o calor. Se constatar a saída da energia, comece por investir em janelas de vidro duplo. Se vir que vai gastar dinheiro a mais, opte por isolar janelas com tiras de borracha ou fitas de espuma próprias. Nas portas, pode colocar os chamados “chouriços” de areia.

 

9. Aconchegue a casa

Usar tapetes, almofadas, mantas ou cortinados nas divisões reduz a necessidade de ter aquecedores elétricos. Se vai pintar as paredes, opte por tons mais quentes, que acumulam calor e tornam as divisões mais acolhedoras.

 

10. Escolha eletrodomésticos eficientes

Verifique as etiquetas energéticas quando estiver a comprar um eletrodoméstico para a casa. Para a mesma capacidade e caraterísticas, um aparelho classificado como A++ é o mais eficiente, enquanto o “G” será o menos adequado. Pode optar também por substituir as lâmpadas incandescentes pelas economizadoras. Dão a mesma luz, poupam 80% da energia elétrica utilizada e duram oito vezes mais.