Casa

Dicas para escolher e utilizar Escovas Faciais

por pcassio

01/10/2020
Dicas para escolher e utilizar Escovas Faciais

Sabe o que é uma escova facial? Independentemente da resposta à pergunta, saiba que esta ferramenta tem feito as delícias das pessoas apaixonadas pelos cuidados com a pele e que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de tratamento do rosto. As razões da explosão verificada nos últimos anos são muito simples: além da promessa de uma limpeza profunda, remove o excesso de oleosidade no rosto e ainda melhora o aspeto da pele, deixando-a mais suave e radiante. E desengane-se quem pensa que este produto é exclusivo das mulheres. Há muitos homens a utilizá-lo, até porque os benefícios, se não for usado em exagero, são bastantes.

Objetivo

O uso das escovas faciais tem como finalidade a proteção e o melhoramento da pele do rosto. Devido às suas pulsações e aos movimentos que se efetuam, permite uma pele limpa em profundidade de uma forma rápida, já que elimina a sujidade nos poros, removendo impurezas, células mortas e oleosidades. Além disso, esta ferramenta possibilita uma esfoliação mais gentil da face. Mas tenha atenção ao seguinte: se for portador de algum problema/doença de pele, deverá procurar esquecer a utilização da escova facial, uma vez que existe a possibilidade de a agravar por causa da sua agressividade.

Tipos de escovas

No mercado existem nesta altura escovas de vários formatos, destinados aos mais diversos tipos de pele e, claro, aos mais variados preços. Podem encontrar-se as manuais, nas quais cabe ao utilizador realizar os movimentos pelo rosto, e as elétricas, que apenas precisam de ser conduzidas pelo utilizador, já que têm a capacidade para executar as pulsações. Tanto uma como outra pode ser composta por cerdas ou ter pontos de contacto em silicone. As cerdas são um pouco mais agressivas e, se não forem devidamente lavadas com bastante regularidade, têm tendência para acumular algum lixo. As de silicone são mais aconselhadas para quem tem um pele sensível ou problemática, porque são mais macias e também mais higiénicas.

Utilização

Apesar de lhe serem reconhecidas bastantes vantagens, fique a saber que um uso excessivo da escova facial poderá ser prejudicial para a pele. Assim, os especialistas aconselham que apenas seja utilizada uma vez por dia, de preferência à noite, e por cerca de um minuto. Não se assuste se a pele começar a escamar ou se surgirem espinhas numa fase inicial, porque os entendidos consideram que é uma reação perfeitamente normal. Deve, no entanto, procurar ter mais alguns cuidados nos dias seguintes até tudo voltar à normalidade.

Os passos a seguir para que esta ferramenta cumpra com tudo o que promete são os seguintes:

1 – Comece por molhar o rosto com água corrente.

2 – Se estiver a utilizar sabonete em barra, faça espuma nas mãos, passe-a no rosto e utilize a escova. Se for sabonete líquido, basta aplicá-lo diretamente na ferramenta.

3 – Realize movimentos em círculo sobre o rosto, mas de uma forma suave e sempre de baixo para cima para que não se torne demasiado agressivo. Privilegie as zonas mais oleosas, como a testa o nariz e o queixo (também conhecida como zona T), mas não se esqueça de passar na maçã do rosto e na região dos olhos também.

4 – Passe água fria no rosto, para que os poros se fechem e se mantenham livres da sujidade.

5 – Por fim, não se esqueça de limpar bem a escova com um produto neutro para que os micróbios não fiquem acumulados.