Casa

Dicas de decoração para salas pequenas

por pcassio

27/10/2020
Dicas de decoração para salas pequenas

A sala é a divisão da casa onde passamos mais tempo e também onde recebemos as visitas, mesmo que o atual situação pandémica não aconselhe festas de cariz social. Se quer decorar uma sala, existem formas de tornar o espaço mais agradável e funcional, e de evitar alguns erros frequentes que estragam a decoração. Eis algumas dicas:

 

1. Cores claras e neutras

Este truque é bom para salas de dimensões reduzidas, pois ajuda a que a luz entre na divisão. Um ambiente mais luminoso potencializa a sensação de amplitude do espaço. Combine cores brancas nas paredes com materiais em tons claros e suaves no piso ou nas janelas.

 

2. Iluminação apropriada

A iluminação deve proporcionar claridade na sala nos períodos de menos luz, ao fim do dia ou à noite. A colocação de luzes embutidas ou focos permitem uma visão mais ampla do espaço e a utilização de candeeiros de pé também é uma opção eficiente. Se forem de luz amarela, estes candeeiros fazem com que o ambiente se torne mais aconchegante.

 

3. Mobiliário adequado

Há móveis que ocupam grande parte da sala e não são os indicados para divisões pequenas, pois fazem com que se percam metros preciosos para outras peças de mobiliário. Opte por móveis que permitam ganhar espaço e que sejam práticos. Por exemplo:

- Mesa de jantar extensível (podem ser abertas ou fechadas consoante o número de pessoas)

- Televisão fixa na parede (evita as mesas de suporte e permite otimizar o espaço)

- Estantes de arrumação (servem para colocar a TV ou para adicionar organizadores e caixas)

- Sofá (opte por um sofá com pouca profundidade, com “repousa pés”, ou um de menor dimensão acompanhado de um cadeirão

- Mesa lateral ao lado do sofá (evite mesas de centro, que ocupam uma grande área da sala)

 

4. Decoração simples

Numa sala que se quer bonita, funcional e acolhedora, a decoração deve ser simples, com um design prático. Evite os bibelôs. Para criar contrastes, um espelho pode ser uma boa escolha, pois ajuda a refletir a luz e a criar a sensação de sala maior. Quadros, fotografias e decorações de parede são aconselháveis, tal como um cadeirão, almofadas ou até um tapete de cor viva.

 

5. Utilização de plantas

Incluir plantas na decoração é essencial para tornar uma sala mais agradável e também para dar vida à casa. As plantas têm o poder de transformar a energia do ambiente e ajudam a renovar e a melhorar a qualidade do ar. Plantas suspensas, suculentas, catos, bonsais, entre outros, são ótimas opções.

 

6. Chão corrido

Este é um dos truques menos conhecidos para fazer a sala parecer maior. Experimente colocar um tipo de chão com o mínimo de interrupções. Se for de madeira, deve ser o mais corrido possível, mas se preferir mosaico deve colocar as peças maiores que conseguir encontrar. Deste modo, terá a ilusão de que o espaço fica com o dobro do tamanho, pois não haverá cortes constantes para onde quer que olhe.

 

7. Vinil nas paredes

Decore as paredes com vinil autocolante ou com papel de parede. As molduras estão na moda, mas ocupam espaço e são prejudiciais em divisões pequenas. Com a aplicação de vinil, vai conseguir os efeitos desejados sem gastar muitos centímetros.

 

8. Erros a evitar

Não use cores vibrantes ou tonalidades escuras nas paredes. Numa sala pequena, o ambiente fica pesado. O mesmo acontece se usar móveis de grande dimensão e escuros, que reduzem a sensação de conforto. Evite ainda o excesso de objetos decorativos, pois o tempo da decoração “kitsch” já passou. A utilização de poucos objetos transmite um aspeto mais harmonioso à sala. A redução de espaço entre o mobiliário é outro erro comum, pois faz com que a sala se torne pouco prática e complica a circulação.