Lazer

Como escolher o melhor tablet para mim?

por pcassio

29/09/2020
Como escolher o melhor tablet para mim?

Qual a característica mais importante num tablet? Será o sistema operativo? A capacidade de armazenamento? Ou a autonomia? A resposta está nos planos que tem para ele. Se for fã da Apple, um iPad é a escolha certa. Se pretende descarregar músicas e filmes, o ideal seria ter um aparelho com 128Gb ou mais de espaço. Se vai passar muito tempo de um lado para o outro e não tem hipótese de o carregar, então deverá escolher um com bateria duradoura. A oferta existente no mercado é ampla e vai do modelo mais básico, ideal para o uso mais ocasional, ao mais apetrechado, para quem pretende jogar ou trabalhar com ele. Por isso, aqui fica o que deve analisar no momento da compra.

Sistema operativo

Existem três modelos no mercado: o IOS, desenvolvido pela Apple; o Android, que pertence à Google, e o conhecido Windows. O último é mais frequente encontrar-se nos híbridos, ou seja, nos que têm a função de tablet e de portátil. O primeiro é muito elogiado pelos utilizadores, pelo facto de o sistema operativo e o hardware serem produzidos pela mesma empresa e isso contribuir para um desempenho, no mínimo, idêntico à concorrência (há quem considere superior). O Android é o que se pode encontrar na maioria dos aparelhos, entre os quais os mais económicos, e tem no vasto leque de aplicações gratuitas uma das vantagens. Contudo, também exige mais de caraterísticas (processador, memória RAM) que veremos a seguir.

Armazenamento

Se vai utilizar o tablet para trabalhar ou para guardar filmes, séries ou fotografias, este é um ponto muito importante no momento da escolha. Afinal, um modelo com larga capacidade de armazenamento evitará que tenha de andar a arranjar constantemente espaço apagando alguns ficheiros. Para um utilizador mediano, ou seja, que vai usar o aparelho essencialmente para navegar na internet e ver um ou outro filme, uma capacidade de armazenamento na casa dos 32 ou 64Gb será suficiente. Se permitir a expansão através de cartão de memória, ainda melhor. No caso dos Ipad, aconselha-se a um armazenamento de, no mínimo, 128Gb.

Processador e memória RAM

Estas são as caraterísticas que determinam a performance do aparelho. O número de Ghz, a quantidade de núcleos - pode ir do duol-core, suficiente para um uso básico, ao octa-core - e a quantidade de memória RAM conjugadas contribuem para a rapidez do modelo na realização de uma ou várias tarefas. Quanto maior for o número, maior será a velocidade de execução… e também o preço.

Autonomia

Se o tablet for para usar na escola, no trabalho ou nos transportes públicos, a autonomia é um ponto a ter em conta no momento da aquisição. A capacidade da bateria determinará se é ou não necessário andar sempre acompanhado de um carregador ou uma powerbank. A autonomia de um tablet pode ultrapassar as dez horas, mas, lembre-se, tudo depende da utilização.

Conetividade

A conetividade é um aspeto importante e o local onde pensa utilizar o tablet pode influenciar a escolha. Por exemplo: se o modelo apenas permitir uma ligação à internet através de Wifi, só o poderá utilizar em locais com rede Wifi… ou em todo o lado se tiver um router móvel ou fizer a partilha do sinal do smartphone. No entanto, já existem aparelhos que têm capacidade para cartões com 4 ou 5G.

Ecrã

Por fim, mas não menos importante, é o ecrã. A resolução mínima atual é Full HD. Mas já se podem encontrar melhores. E quanto ao tamanho, os mais pequenos (de 7 a 9 polegadas) são indicados para quem utilizará o tablet de forma ocasional para ler e-books ou navegar na internet. Ou seja, nada muito exigente. E ainda têm a vantagem da mobilidade. Os maiores, por sua vez, são aconselhados a quem procura jogar, trabalhar em edição de vídeo ou ver conteúdos multimédia com grandes definições.