Casa

8 Dicas para Estudar em Casa

por Forretas

22/01/2024
8 Dicas para Estudar em Casa

Seja para preparar um exame ou simplesmente para rever os conteúdos transmitidos diariamente na escola, o estudo em casa sempre foi prática corrente de qualquer aluno. A tarefa parece bastante simples, mas a verdade é que a comodidade de estudar em casa tem vários desafios associados, devido às inúmeras distrações que tens de enfrentar: os pais, os irmãos, os animais de estimação, a televisão, os telemóveis… Enfim, é só escolheres. Por isso, para que o estudo em casa se torne mais eficiente, vamos deixar-te oito dicas de estudo inteligentes que te vão ajudar a manter a disciplina.

 

1. Define um cronograma

 

Se para a maioria dos alunos o planeamento diário dos estudos é feito pela escola/universidade, quem segue a política de estudo em casa, seja no dia-a-dia ou numa semana de horário reduzido devido aos exames, deve criar uma rotina de forma a manter a concentração. Exemplo de uma rotina:

- Começa às 9 horas todas as manhãs;

- Mantém a tua produtividade alta fazendo pausas curtas de hora a hora;

- Almoça às 12 horas;

- Retoma os estudos depois das 13 horas;

 

2. Elabora um plano de estudo

 

Estipula uma lista de “coisas a fazer” e segue-a religiosamente, assinalando as tarefas à medida que vais avançado durante o dia. Isso ajudar-te-á a fixar um objetivo, a manteres a motivação e dar-te-á uma sensação de satisfação a cada meta cumprida quando estiveres a estudar em casa. Tudo o que conseguires realizar a mais deves encarar como um bónus. Se precisares de ajuda a definir com clareza o que precisas de realizar em cada momento, podes recorrer a serviços digitais como Trello e Asana.

 

Exemplo:

- Tenta perceber a que capítulos deves dar prioridade

- Foca-te nos tópicos que requerem mais atenção

- Fixa um período de tempo para concluir cada capítulo

- Vai anotando as partes mais importantes para que possas voltar a elas facilmente mais tarde

- Respeita os prazos

 

3. Designa um espaço

 

Ter um cantinho próprio para estudar em casa, de preferência numa divisão um pouco mais isolada, tem um forte impacto psicológico e acaba por aumentar a concentração. Um espaço tranquilo e livre de distrações, onde possas manter o teu computador, auscultadores, livros e notas importantes. Procura manter a tua zona de estudo organizada, porque a desarrumação poderá desviar o teu foco do essencial, e, acima de tudo, garante que tens uma posição ergonómica de estudo.

 

4. Pede tranquilidade

 

Escolhido o local de estudo em casa, assegura que os teus pais e irmãos têm consciência de que o objetivo é que ele seja tranquilo e que não pretendes ser incomodado. Mantém os teus animais fora da zona, porque poderão provocar algumas interrupções com os seus pedidos de atenção. Coloca ainda o teu telemóvel em silêncio, uma vez que bastará uma simples notificação para que desvies o foco do essencial. Na eventualidade de não conseguires bloquear o ruído, experimenta uns auscultadores com essas características, pois são ótimos para diminuir as distrações e ouvir música até te pode ajudar a concentrar.

 

5. Mantém as rotinas


Por mais agradável que possa parecer, principalmente em dias mais frios, não fiques apenas deitado na cama. Levanta-te, veste-te e toma o pequeno-almoço como num dia normal. Se for caso disso, encontra tempo para realizares algum exercício, mesmo que seja apenas uma volta ao quarteirão. Sentir-te-ás melhor e mais saudável se tiveres uma boa noite de descanso e não modificares as tuas rotinas.

 

6. Comunica com os companheiros

 

A troca de ideias e partilha de apontamentos é igualmente uma boa forma de estudar em casa. Não tenhas problemas em manter o contacto com os teus companheiros para tirar dúvidas e, se for caso disso, ajudá-los a ajustar o seu estudo em casa. Procura fazê-lo através de vídeo, para que possas ver a pessoa do outro lado, porque isso facilita as interações sociais. Ferramentas como Facetime, Zoom, Teams e Skype até poderão ser úteis para realizar trabalhos de grupo na eventualidade de não se poderem encontrar.

 

7. Apanha ar fresco

 

Enfiar a cabeça nos livros durante várias horas provocará cansaço e levar-te-á a pensar noutras coisas. Verás que será mais difícil manter a concentração e perceber o que estás a ler se não fizeres pausas. Por isso, dá uma volta pelo jardim ou abre simplesmente uma janela para respirares um pouco de ar fresco. Aproveita para caminhar um pouco e fazeres alguns alongamentos antes de retomares os estudos.

 

8. Não te esqueças de te alimentar

 

Uma das dicas de estudo mais importantes passa por fazer boas refeições ao longo do dia. Se estiveres numa semana sem aulas e de preparação de exames, toma o pequeno-almoço e almoça bem todos os dias. Não te esqueças também de fazer a habitual pausa matinal para um café ou sumo e, da parte da tarde, de realizares um lanche. Ao abasteceres o teu corpo com combustível, evitarás desnecessárias quebras de energia. Existem também inúmeras técnicas de estudo que te podem ajudar no estudo em casa se tiveres problemas em alcançar a autodisciplina, de que é exemplo a técnica Promodoro, que incluiu muito do que já leste neste guia.

 

Ferramentas úteis:

 

- Auscultadores

 

Se queres estudar em casa sem ser perturbado, talvez tenhas de investir nuns auscultadores que bloqueiam o barulho. Quando esta opção é ativada, os auscultadores, se forem mesmo bons, devem bloquear o ruído exterior. Encontra no Forretas os melhores auscultadores com ligação wireless, com uma qualidade de áudio incrível e, claro, que combinem com o teu estilo.

 

- Impressora para zona de estudo

Ainda que muita coisa possa ser feita digitalmente, às vezes é bom imprimir instruções ou outros textos para ler ou fazer a revisão. No Forretas poderás descobrir várias impressoras compactas, com ligação wireless e com scanner incluído ao preço mais justo. Não te esqueças também de te abasteceres de tinteiros. Sem eles, nada feito.

 

- Câmara

 

Estudar em casa poderá significar alguns encontros por vídeo, o que significa que precisarás de uma boa webcam. A maioria dos portáteis vem munido de webcams, mas se tens um computador de secretária e precisas de uma, pesquisa no comparador do Forretas pela melhor opção.