Família e Saúde

Vai ao Ginásio? Descubra as Precauções que Deve Ter

por pcassio

23/06/2020
Vai ao Ginásio? Descubra as Precauções que Deve Ter

Passado o período em que era proibido ir a ginásios, a prática de exercício físico nesses locais está agora sujeita a um conjunto de normas que é obrigatório cumprir, para minimizar os riscos de contágio do novo coronavírus. Para protecção própria e de quem o rodeia, convém não facilitar um milímetro, sem deixar de fazer as aulas de que tanto gosta ou de que precisa para se sentir fisicamente em forma. Para que não lhe escape nada, eis as precauções que deve ter e as regras que os ginásios também têm de cumprir:

1. Aulas de grupo com lotação reduzida, de forma a garantir o distanciamento físico de pelo menos três metros entre alunos, devendo essa distância ter em conta a disposição e movimentos das pessoas ao longo das sessões. Aulas de artes marciais e desportos de combate, por exemplo, devem ser devidamente adaptadas, com marcações no chão para a indicação de lugares.

2. Não é permitido o contacto físico entre alunos e funcionários do ginásio, excepto em situações de emergência. Para pessoas que não estejam a realizar exercício físico, na recepção, no bar ou nos espaços de circulação, a distância recomendada é de pelo menos dois metros. Evite filas de espera antes das aulas e privilegie as marcações online.

3. Entre cada aula, os espaços devem ser arejados e ventilados durante pelo menos 20 minutos. Os equipamentos devem ser higienizados. Em caso de utilização de ar condicionado, o aparelho deve ser desinfectado por método certificado. Deve ser ainda evitada a utilização de equipamentos com superfícies porosas, como alguns colchões. Os utilizadores e funcionários devem desinfectar as mãos à entrada e saída dos locais onde decorra a actividade física.

4. Nas aulas de piscina, deve haver três metros de distância entre as pessoas, que são obrigadas a higienizar as mãos antes de entrarem na água. É recomendado o uso de óculos de natação, dentro da piscina e na área circundante, de modo a evitar o toque com as mãos nos olhos.

5. Nos treinos ao ar livre, devem ser privilegiados espaços com pouca movimentação de pessoas e garantido o distanciamento entre praticantes. Os equipamentos e materiais utilizados devem ser correctamente higienizados entre sessões.

6. Os equipamentos disponíveis em espaços de treino, como ergómetros, máquinas de musculação e pesos livres, devem estar posicionados para o mesmo lado, de forma a evitar um frente a frente com outros equipamentos ou corredores de circulação. As pegas dos equipamentos devem ser revestidas com película aderente ao início do dia, substituídas quando degradadas, e descartadas depois do encerramento do ginásio.

7. Como medida de protecção adicional ao distanciamento social, à higiene das mãos e à etiqueta respiratória, é obrigatório o uso de máscara à entrada e à saída das instalações dos ginásios, mas não durante a realização do exercício físico. Os funcionários têm de usar sempre, excepto quando estiverem a leccionar aulas.

8. Se tiver alternativa, o ideal é não tomar banho no ginásio, embora a Direcção-Geral da Saúde já tenha levantado a proibição de utilizar os duches dos balneários. Se tiver de o fazer, use chuveiros que permitam o distanciamento físico de pelo menos dois metros entre os utilizadores.

9. Os bebedouros continuam a estar interditos e os ginásios não devem disponibilizar aparelhos de secagem das mãos, privilegiando o uso de toalhetes de papel descartáveis.

10. Mesmo que use desinfectante para as mãos, procure não tocar no rosto durante a prática de exercícios, para evitar a transmissão do vírus pelas mucosas. Nunca compartilhe objectos de uso pessoal, como garrafas de água e toalhas.