Lazer

Tudo o que Precisa de Saber Antes de Comprar o Seu Capacete de Mota

por pcassio

07/07/2020
Tudo o que Precisa de Saber Antes de Comprar o Seu Capacete de Mota

Se anda de mota ou está a pensar em adquirir uma, o uso de um capacete adequado é fundamental para a segurança e obrigatório tanto para o condutor como para o passageiro. Saber escolher o capacete ideal também é muito importante ao nível do conforto, em viagens curtas ou mais longas. Tome nota de alguns conselhos para que possa tomar a melhor decisão antes de avançar para a compra:


1. Homologação

Todos os capacetes têm dentro a etiqueta que certifica a homologação. Esta etiqueta comprova que o capacete está de acordo com as normas de segurança, que foi submetido com sucesso a todos os testes de velocidade, choque e segurança, e que o fabrico está sob controlo permanente. Escolher um capacete homologado é garantir a melhor protecção em caso de acidente.


2. Tamanho adequado

Para ser, de facto, seguro e confortável, o capacete tem de estar justo à cabeça. Para saber o tamanho ideal, passe uma fita métrica à volta da cabeça, na altura da testa. Por exemplo, se a circunferência for de 58 centímetros, o número de capacete adequado será o 58, ou seja, tamanho M. Lembre-se de que a parte posterior do capacete deve ficar bem próxima do pescoço e a parte anterior à testa. O ideal é que não passe um polegar entre o capacete e a cabeça.


3. Modelos

Existem quatro tipos diferentes de capacetes:

- Aberto: protege o crânio, mas não o pescoço e a nuca; oferece geralmente uma protecção de plástico para o rosto.

- Modular: protege o crânio, o pescoço e a nuca; tem uma protecção de plástico mais ampla que pode ir até ao queixo; possui uma viseira que permite levantar toda a parte frontal.

- Integral: garante uma protecção total e é o mais seguro; protege as orelhas, o pescoço, a nuca e tem uma protecção frontal que permite proteger o rosto, incluindo o queixo.

- Trial ou “offroad”: é aberto, pois é usado normalmente com óculos; permite uma melhor visibilidade lateral.

Depois de ter o capacete nas mãos, experimente-o, rode o pescoço em várias direcções, faça diferentes movimentos e confirme se o que vai comprar não bloqueia nenhuma mobilidade. Certifique-se ainda de que não é muito pesado. Se o vai usar antes de uma viagem longa, use-o alguns dias antes para evitar qualquer tipo de desconforto.


4. Usar com óculos

Alguns capacetes só são confortáveis até ao momento de os usar com óculos. Por isso, mesmo que não use óculos para corrigir a visão, lembre-se de experimentar o capacete com óculos de sol.


5. Forro

O forro do capacete deve ser confortável, absorver bem o suor e ter uma boa capacidade de respiração. Por isso, opte por um modelo com forro removível, para que possa ser facilmente lavado.


6. Viseira

Por norma, as viseiras feitas com um plástico mais grosso e com tratamento anti risco duram muito mais do que as que são feitas com outros materiais. Escolha um capacete que permita a substituição da viseira, pois isso ajudará a mantê-la sempre em perfeitas condições, sem rachaduras ou arranhões que lhe possam atrapalhar a visão. Não se esqueça de que as viseiras escuras dão apenas para a circulação diurna.


7. Substituição e cuidados

Os especialistas recomendam a substituição do capacete de moto de cinco em cinco anos. Após esse período, a fadiga natural dos materiais que o compõem pode comprometer o poder de absorção de impacto e, assim, diminuir a segurança. Se o capacete sofrer uma pancada, pode haver uma compressão interna que prejudica a capacidade para absorver choques quando necessário. Por isso, mesmo que tudo pareça em boas condições no exterior, deve trocá-lo caso tenha sofrido algum tipo de acidente.