Casa

Tipos de Aquecedor: Vantagens e Desvantagens

por pcassio

17/03/2020
Tipos de Aquecedor: Vantagens e Desvantagens

Obter um ambiente quente e acolhedor dentro de casa quando o frio começa a apertar lá fora é o objectivo de qualquer família. O mercado oferece diversas soluções de aquecimento, mas o recurso ao tradicional aquecedor ainda continua a ser a mais procurada. Seja eléctrico, a gás ou a óleo, a escolha de um destes aparelhos deve ser feita mediante vários factores, como o tempo e o espaço onde ficará instalado. Os primeiros, por exemplo, são destinados a ambientes mais pequenos; os segundos são indicados para uma climatização mais continuada; e os terceiros são adequados para locais de grandes dimensões. Mas vamos por partes.

Aquecedores eléctricos

É um aparelho bastante comum nas lojas de electrodomésticos, por ser de fácil transporte e mais acessível no preço, mas nem por isso figura no topo das escolhas dos portugueses. O método de aquecimento baseia-se numa resistência que, em contacto com o ar, aumenta a temperatura de um espaço em poucos minutos. Apesar de tudo, não pode ser utilizado em zonas húmidas, como as casas de banho, e é apropriado para espaços mais pequenos, uma vez que o calor fica centralizado mais próximo da resistência. E em relação ao impacto que poderá ter na factura da electricidade no final do mês, tudo dependerá da potência que o aparelho tiver. De qualquer forma, prepare-se, porque o uso prolongado levará a que seja seguramente alta.

Vantagens:

- Preço de aquisição acessível;
- Fácil transporte entre as divisões da casa;
- Aquece o espaço num curto espaço de tempo.

Desvantagens

- Maior consumo energético em relação aos demais;
- Calor fica concentrado mais próximo da resistência;
- Não pode ser utilizado em locais húmidos (ex: casas de banho).


Aquecedores a gás

Se a intenção passa por aquecer um ambiente amplo e com uma boa circulação de ar, para evitar o perigo do monóxido de carbono, este é o aquecedor a ter em conta. Trata-se de um aparelho que pode ser alimentado de três formas: botija (como algumas cozinhas), gás natural ou petróleo liquefeito (como alguns carros). São mais pesados que os demais e, por norma, devem ficar apenas num local. No entanto, no mercado já se encontram uma variedade de modelos com rodas, alimentados por botijas de 12 kg, que permitem o transporte de divisão para divisão. Ainda que o consumo energético dependa sempre da potência e do tempo que o tenha ligado, este último exemplo permitirá uma utilização de mais de 40 horas até ser necessário trocar a botija.

Vantagens:

- Têm capacidade para aquecer um espaço mais amplo;
- A temperatura pode ser regulável;
- Modelos mais avançados têm um sistema inteligente de termostato e até se desligam assim que a temperatura for alcançada.

Desvantagens

- A maioria são bastante pesados e não podem ser deslocados;
- Têm de ser utilizados em zonas ventiladas, devido ao perigo do monóxido de carbono;
- Apresentam um preço de compra mais elevado que os demais.


Aquecedores a óleo

Mesmo demorando um pouco mais de tempo a atingir a temperatura pretendida e sendo um pouco mais caros que os seus irmãos eléctricos, estes aparelhos acabam por revelar-se superiores ao nível da eficiência e da economia. De fácil portabilidade e sem restrições no que toca às divisões onde podem ser utilizados, funcionam através de uma resistência que aquece o óleo que contém no seu interior e aquecem o ar por mais tempo. São menos ruidosos que os restantes e deixam o ar limpo.

Vantagens:

- Deixam o ar limpo;
- Não emitem ruídos;
- Podem ser transportados para qualquer divisão.

Desvantagens

- Demoram mais tempo a atingir a temperatura desejada;
- Gastam um pouco mais de energia que os aquecedores a gás;
- São um pouco mais caros que os aquecedores eléctricos.