Família e Saúde

Remédios Caseiros para Aliviar ou Curar Gripes e Constipações

por pcassio

07/01/2020
Remédios Caseiros para Aliviar ou Curar Gripes e Constipações

Os termómetros em Portugal continuam a baixar e, já se sabe, com a chegada do frio vêm também as frutas da época: gripes e constipações. As febres, as dores de garganta, a tosse seca ou com expectoração, os espirros constantes, dores no corpo e o nariz entupido vêm atrapalhar o nosso dia a dia e provocam uma correria aos hospitais, centros de saúde e farmácias à procura de uma solução. Alguns especialistas, porém, defendem que os tratamentos não convencionais, como os remédios caseiros, podem ser uma excelente solução para os casos menos graves. Eis alguns tratamentos populares que podem ajudar a aliviar os sintomas de gripe e constipação:

1. Vitamina C

Não é por acaso que é neste período do ano que se encontram mais laranjas, tangerinas ou clementinas. A ingestão contínua de citrinos, ricos em vitamina C, ajuda a reforçar o nosso sistema imunológico. Alguns estudos indicam mesmo que ao fim de um dia já se começa a sentir um alívio dos sintomas inerentes a este vírus.

2. Canja de Galinha

Conhece aquele provérbio que diz que cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém? Pois bem, no caso de gripes e constipações, uma canja de galinha pode fazer maravilhas. Além de ser uma refeição balanceada, permitindo que nunca fique desidratado, a inalação do vapor da sopa suavizará a congestão nasal.

3. Beber chá

Os efeitos do chá são praticamente os mesmos dos da canja de galinha, porque também ajudam na hidratação e a aliviar o mal-estar associado a esta doença. Mas nem todos os chás são bons para combater uma gripe ou constipação. É importante que os preparados tenham ingredientes anti-inflamatórios, antibacterianos, antivirais e antioxidantes. Damos alguns exemplos:

- O chá de limão com mel é útil para o descongestionamento do nariz, levando a uma melhor respiração, e alivia aquela sensação de irritação na garganta. Se quiser, poderá acrescentar alho à receita, fervendo primeiro os alhos e só depois juntando o sumo de limão e o mel;

- O chá de camomila com gengibre tem características anti-inflamatórias e antioxidantes, produzindo um efeito calmante e contribuindo para a eliminação de vírus e bactérias,

- O chá de equinácia ajuda no combate à febre, uma vez que aumenta a transpiração e estimula o sistema imunitário;

- O chá de sabugueiro com tília é muito idêntico ao anterior, já que contribui para o desenvolvimento da resistência do organismo com o aumento do suor e a redução da febre.

4. Inalação de vapor

Poderá fazê-lo com qualquer preparado quente (ex: canja de galinha e chás) ou, no melhor dos casos, com um bom duche de água quente com a porta fechada. O alívio da congestão nasal será notório. É uma excelente alternativa aos nebulizadores, que lhe podem custar algumas dezenas de euros nas farmácias. Além disso, os banhos podem ajudar também a conter a subida do termómetro, embora, neste caso, a temperatura da água deva ser morna.

5. Gargarejar água salgada

Junte meia colher de sal em água quente e conserve o líquido na garganta sem o engolir durante um minuto e meio. Faço-o cerca de quatro vezes por dia. A prática ajudará a matar as bactérias que se encontram na garganta e permitirá atenuar aquela sensação de inchaço.

6. Xarope de alho ou cenoura

Os xaropes de alho ou de cenoura também surgem como excelentes combatentes das gripes e constipações. Para obter o primeiro, que melhorará a congestão nasal, basta adicionar água e açúcar ao alho; para conseguir o segundo, que é indicado para tosse seca e poderá ser ingerido por crianças e adultos, basta acrescentar açúcar à cenoura.

Nota: lembre-se que estas sugestões apenas contribuem para o alívio dos sintomas. Se estes persistirem durante um largo período de tempo, deverá procurar um profissional de saúde para que este lhe possa receitar um medicamento mais eficaz no combate aos sintomas de gripe e constipações.