Família e Saúde

Receitas Caseiras para Evitar e Curar Queimaduras Solares

por pcassio

08/08/2019
Receitas Caseiras para Evitar e Curar Queimaduras Solares

Para quem está o ano inteiro à espera do Verão, apanhar sol é um desejo irreprimível. Relaxar na praia em dia de folga ou nas férias constitui um daqueles prémios a que todos temos direito. Mas também comporta perigos. Um deles tem a ver com os excessos da exposição solar.

Evite apanhar sol entre as 11 e as 17 horas, escolha um protetor solar com fator adequado ao seu tipo de pele e aplique-o 30 minutos antes de se expor ao sol, volte a aplicá-lo a cada duas horas se entrar em contacto com a água, use chapéu e óculos de sol para se proteger da luz ultravioleta e hidrate-se bebendo muita água ou sumos de fruta misturados com água mineral.

Se por um ou por outro motivo, não seguiu estes conselhos e indicações, eis alguns remédios caseiros para curar e evitar os chamados “escaldões”, que acalmam, hidratam e nutrem a pele de forma natural, sem riscos de efeitos colaterais ou de alergias:

1. Compressas de camomila
Faça um chá de camomila, deixe gelar no frigorífico e depois molhe uma gaze, um pedaço de algodão ou um pano limpo no chá. Aplique-os na pele queimada pelo sol, deixando atuar sete a dez minutos, várias vezes ao dia. A camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a diminuir o desconforto causado pela queimadura.

2. Mel e alfazema
Um gel caseiro feito com duas colheres de chá com mel e duas gotas de óleo essencial de alfazema ajudam a hidratar a pele e a acelerar o processo de recuperação. Para utilizá-lo, basta humedecer a região queimada pelo sol com água fria e depois aplicar uma camada fina sobre a pele, deixando atuar durante 20 minutos. Depois, retire-o com água fria em abundância.

3. Aloe vera
Esta planta medicinal, disponível em gel em lojas de produtos naturais, proporciona um alívio relaxante e ajuda ao processo de cura. Pode aplicá-lo diretamente na pele afetada para aliviar a comichão e o ardor. O alto teor de colagénio acelera a regeneração dermatológica.

4. Óleo de coco
Trata-se de um tónico hidratante, com propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas que ajudam a prevenir eventuais infeções, ao mesmo tempo que acalmam a irritação e a vermelhidão. Rico em fibras, vitaminas e minerais, o óleo de coco acelera o processo de cura de queimadura quando aplicado na zona queimada.

5. Leite integral frio
O ácido lático do leite tem propriedades calmantes para as queimaduras solares. Deve mergulhar uma toalha ou gaze no leite integral frio, baixo em teor de gordura, aplicá-lo cuidadosamente na zona afetada, deixar atuar durante 20 minutos e depois enxaguar com água fria.

6. Tomate
Este é o vegetal com mais propriedades cicatrizantes e hidratantes que existe, e deve ser utilizado para tratar queimaduras solares superficiais. Pode usá-lo em polpa, aplicando-a na região afetada e deixando atuar durante 15 minutos, antes de a retirar com água fria.

7. Batata
As batatas têm compostos à base de amido que ajudam a aliviar as queimaduras solares. Corte uma batata crua em rodelas e aplique-a na área dorida. Pode também ralá-la e colocá-la nas queimaduras em forma de plasma ou fazer um batido com um pouco de água e aplicá-lo sobre a pele. Deixe que seque antes de enxaguar.

8. Banho só com água
Em caso de queimadura, o mais indicado é tomar um banho somente com água, sem esfregar a pele com sabonete ou gele, que a tornam mais seca. Se a pele estiver muito quente, não tome banho com água muito fria. Depois do banho, não é recomendado passar a toalha pelo corpo, mas deixá-lo secar ao ar livre.