Lazer

O que Fazer no Outono Sem Gastar Muito Dinheiro

por pcassio

16/10/2019
O que Fazer no Outono Sem Gastar Muito Dinheiro

O regresso da chuva e o tempo mais frio são um obstáculo a algumas atividades, sobretudo as que implicam estar ao ar livre, mas há muitas formas de tirar o melhor partido da estação conhecida pela queda das folhas e pelas castanhas, sem estragar o orçamento. Os dias chuvosos também podem ser agradáveis e ocupados de muitas maneiras, até sem sair de casa. Aqui fica uma lista do que fazer sem passar o outono à espera que o sol e o calor regressem:


1. Ajude nas vindimas

Esta é uma práctica antiga e tradicional, típica desta altura do ano. Se tem crianças, não hesite e propicie-lhes uma experiência única que vai ensinar-lhes sobre a cultura portuguesa e sobre a história do vinho no nosso país.


2. Faça compotas

Outra tradição do outono é a de confeccionar compotas caseiras com os produtos da época. Além de saborosos, estes doces são sempre mais saudáveis do que os que compra. Junte a família na cozinha e dedique-se a esta deliciosa tarefa.


3. Compre castanhas na rua

Claro que pode comprar castanhas cruas e assá-las ou cozê-las em casa, ou mesmo comê-las cruas, mas as castanhas têm outro sabor se as comprar quentes na rua. Quando o Natal se aproximar, pode aproveitar para ir comendo enquanto vê as montras ou aprecia as iluminações.


4. Faça um cachecol

Se não sabe tricotar, há cursos e workshops onde pode aprender, caso não queira tentar fazê-lo através da internet. Se conseguir, passe uma tarde agradável em casa a fazer um cachecol quente para o inverno que se aproxima, que até pode resultar numa bonita prenda natalícia.

5. Ande de bicicleta

Durante o outono, é importante continuar a fazer exercício físico. Por isso, nos dias em que não chove, agasalhe-se, pegue na bicicleta e pedale à beira-mar ou no parque, aproveitando o sol que ainda espreita em certos dias desta estação do ano.


6. Organize os armários

O frio exige que se mude o guarda-roupa. Aproveite a troca das peças de verão pelas de inverno e arrume tudo o que está fora do sítio. Pode também doar o que já não usa porque há muita gente que precisa. Vai ver que ficará a sentir-se melhor.


7. Vá ao cinema ou veja um filme em casa

No outono, sabe bem melhor ir assistir a um bom filme, enquanto chove e faz frio na rua. Se preferir ficar em casa, alugue nas plataformas que agora lhe permitem estar sentado no sofá e escolher o filme que quiser, enroscado numa manta bem quente.


8. Faça sopas

Com as temperaturas a baixar, já vão longe os meses em que o calor desaconselhava uma sopa quente. Escolha os legumes de que mais gosta e faça uma sopa. É uma forma bem saudável de se alimentar e de se aquecer nos dias mais frios.


9. Beba um chocolate quente

As bebidas quentes são uma excelente forma de combater as baixas temperaturas. Um chá surte o mesmo efeito, mas uma caneca de chocolate quente aquece a alma e, em casa ou num café, não há nada como bebê-la na melhor companhia.


10. Fotografe folhas secas

Se não tem jeito para os trabalhos manuais que podem ser feitos com as folhas que invadem os jardins e os passeios, pegue numa máquina fotográfica ou num telemóvel com uma boa câmara e fotografe a algumas das folhas que encontrar. Vai ficar surpreendido com as imagens que irá captar.