Lazer

O que Fazer Grátis em Lisboa

por pcassio

08/08/2019
O que Fazer Grátis em Lisboa

O mais recente estudo sobre o custo de vida nas cidades, divulgado pelo “The Economist”, coloca Lisboa entre as cem mais caras do Mundo. Viver na cidade é dispendioso e, com o aumento substancial do turismo, o preço das atividades lúdicas também disparou. Ainda assim, é possível encontrar formas de divertimento sem gastar um cêntimo. Acredite, não é engano. Nas três categorias que se seguem pode encontrar algumas.

Explorar a cidade

Passear por Lisboa é a melhor forma de se divertir sem ter de socorrer-se da carteira. E aproveita ainda faz algum exercício. Para quem se desloca à capital portuguesa em turismo, poderá participar num tour a pé com a duração de sensivelmente três horas que parte da Praça do Comércio às 10H00 e passa pelo Bairro Alto ou São Pedro de Alcântara, entre outros. A visita por alguns dos locais mais emblemáticos da cidade é gratuita, embora os guias contem sempre com uma gorjeta no final.

Para quem é fã da natureza ou gosta de apreciar as vistas, a cidade das sete colinas possui também vários jardins ou miradouros que podem ser visitados. Os últimos podem ser encontrados mais próximos do Rio Tejo. O do Torel, da Graça, de São Pedro de Alcântara, Senhora do Monte ou do Parque Eduardo VII são alguns dos que oferecem as imagens mais deslumbrantes. Aproveite e veja o pôr-do-sol. É um momento. Não se esqueça também de dar um saltinho aos mercados, com a Feira da Ladra à cabeça, já que se trata do maior das redondezas.

Eventos culturais

Os amantes de cinema não precisam de se enfiar numa sala para ver um bom filme. Durante o período de verão, existem sessões ao ar livre onde poderá apreciar alguns sucessos de bilheteira de forma gratuita. Em noites de céu limpo até poderá dar uma olhadela às estrelas de vez em quando. Caso contrário, poderá sempre deslocar-se ao Planetário, que tem sessões temáticas para várias idades sem precisar de pagar.

Os fãs de museus têm um vasto leque de escolhas em Lisboa. O Museu Coleção Berardo, o Museu da Eletricidade, o Museu Arqueológico dos Correiros têm sempre entradas gratuitas. Pode também explorar as ruínas do Convento do Carmo ou dar um saltinho à Bertrand do Chiado, que é considerado pelo Guiness Book como a livraria mais antiga do Mundo. Às sextas-feiras e aos domingos, o Hard Rock Café é o melhor sítio para se ouvir uma boa música sem ter de abrir os cordões à bolsa. Normalmente, os convidados passam por bandas de garagem ou de covers (músicas de bandas ou artistas famosos).

Atividade física

Quem acredita que não é necessário pagar para praticar atividades físicas, Lisboa oferece um conjunto de possibilidades interessantes. Além de equipamentos de fitness, paredões, recintos para jogar futebol, basquetebol ou para andar de skate, na cidade das sete colinas terá também a possibilidade de experimentar aulas grátis que se efetuam em vários espaços verdes. Se tiver uma bicicleta em casa, junte-se a um grupo chamado “Massa Crítica”, que se encontra junto ao Parque Eduardo VII na última sexta-feira de cada mês para dar uma volta pela localidade lisboeta. A saída está normalmente marcada para as 19H00 e o circuito costuma ter a duração de duas horas.

Se prefere o “running”, que ao longo dos anos tem ganho cada vez mais praticantes, tem duas opções: aparecer às 6H00 no parque de estacionamento da Estrada do Penedo (Monsanto) para participar na “Hora do Esquilo”, que acontece todos os dias da semana; ou então juntar-se ao grupo “Correr Lisboa”, que não cobra inscrição para participar nos treinos que organiza em quatro dias da semana (de segunda a quinta-feira) na Pista de Atletismo Professor Moniz Pereira, pela Cidade Universitária, Odivelas ou pelo Parque das Nações.