Lazer

O que Deve Saber para Escolher o Perfume Ideal

por pcassio

23/06/2020
O que Deve Saber para Escolher o Perfume Ideal

Comprar um perfume está longe de ser uma decisão automática, daquelas que fazemos quando vamos a um supermercado. Escolher o perfume ideal depende de muitas variáveis, pois o aroma é capaz de destacar a personalidade e o estilo de vida de quem o usa. A ocasião e o momento do dia em que irá usá-lo, por exemplo, são pontos a ter em consideração antes de fazer a compra. Para que não se precipite, aqui ficam algumas dicas em que deve pensar antes de optar apenas por um frasco bonito:


1. Experimente antes de comprar

Nunca compre um perfume antes de o experimentar, a não ser que já conheça a fragrância. Experimentar é muito mais do que cheirar uma tira perfumada, embora possa começar por aí, ou borrifar o pulso. Para ficar a conhecer verdadeiramente o perfume, precisa de esperar uma hora até confirmar o aroma que lhe fica na pele, pois esse é o período durante o qual irão acontecer as três fases de difusão da fragrância.


2. Não se deixe impressionar pelas opiniões

Escolha o aroma que mais se identificar com o que gosta. Não se deixe influenciar pela moda, pelo que dizem os famosos ou mesmo os seus amigos. Lembre-se de que os hábitos alimentares, o grau de transpiração, o perfil genético, o temperamento, entre outros factores, definem o cheiro que um perfume deixa na nossa pele. Cada pessoa sabe o que mais lhe convém.


3. Saiba quais são os diversos tipos

Eau de Toillet, Eau de Parfum e Água-de-colónia têm níveis diferentes de essências, que determinam a duração do cheiro na pele. As águas-de-colónia são menos concentradas e o aroma que proporcionam dura pouco tempo. A eau de toillet é um meio-termo entre um aroma passageiro e leve e um mais concentrado e duradouro, ideal para funcionar como anti-transpirante. A eau de parfum é o mais forte, ideal para usar em ocasiões especiais e festas.


4. Conheça a sua pele

Os perfumes não funcionam da mesma forma em todos os tipos de pele. Se tem a pele oleosa, uma eau de toillet é o mais indicado. Se tem a pele seca, os aromas muito suaves facilmente passam despercebidos e exigem a aplicação de um hidratante. Se tem a pele normal, tudo fica mais fácil, pois os aromas mantêm-se activos durante horas e pode escolher o perfume que entender.


5. A tonalidade da pele também conta

Os perfumes aderem melhor na pele morena, por isso, se essa for a sua tonalidade opte por aromas mais suaves. Se tem a pele mais clara, a fragrância desaparecerá rapidamente, pelo que será boa ideia escolher um perfume mais concentrado e de cheiro mais intenso.


6. Vai utilizar o perfume durante o dia ou à noite?

Se o perfume se destina a uso diário, deve optar por fragrâncias mais suaves, com aromas mais discretos e menos intensos. Se a ideia é utilizar o perfume de noite, o melhor será escolher uma fragrância mais forte e marcante, com um aroma mais concentrado e intenso. Cheiros mais fortes são bem tolerados em eventos ou festas, mas podem tornar-se inconvenientes se os usar no trabalho.


7. Não confunda os aromas

Na altura em que for comprar o perfume, tente não levar consigo outros aromas que possam confundir-se com o que vai experimentar. Procure também afastar-se de outras pessoas que estejam a experimentar perfumes perto de si e evite cair na tentação de borrifar um pulso com uma marca e o outro com uma marca diferente.


8. Peça a opinião de quem gosta

Embora a última palavra deva ser sempre sua, uma boa estratégia é perguntar a opinião das pessoas de quem realmente gosta. Peça a um(a) amigo(a), ao(à) namorado(a) ou ao(à) marido(mulher) que o(a) acompanhem na hora de comprar o perfume, pois essas pessoas conhecem bem os seus gostos e saberão identificar se determinado perfume tem a ver consigo.