Lazer

Jogos de Tabuleiro e Cartas que Todos Devemos Ter em Casa

por pcassio

03/06/2020
Jogos de Tabuleiro e Cartas que Todos Devemos Ter em Casa

A evolução da pandemia em Portugal levou as autoridades a encorajar a população a sair às ruas para dinamizar a economia a partir de meados de Maio, mas isso não quer dizer que a maior parte das famílias vá deixar de passar muito tempo em casa. Nesse contexto, os jogos de tabuleiro e de cartas são excelentes opções para vivermos horas de entretenimento e lazer, para além de ajudarem a desenvolver raciocínio e lógica. Agora que as reuniões com os familiares mais próximos já são permitidas, estes jogos animam convívios e proporcionam momentos de criatividade e diversão. Aqui ficam cinco sugestões alternativas às mais tradicionais:


1. Risco

Tipo de Jogo: Tabuleiro
Género: Estratégia, guerra
Nº Jogadores: 2 a 5
Idades aconselhadas: +10 anos

O objectivo de cada jogador é conquistar territórios e controlar o mundo. No entanto, cada um dos participantes tem uma missão secreta, que lhe é atribuída no início da partida. Assim, dependendo da missão de cada um, o jogo tem variações, tornando-o único. Constituído por um tabuleiro que se encontra dividido em 6 continentes e 42 territórios, cada um dos territórios tem uma carta de risco associada. A cada lugar é atribuída uma divisão militar própria, que pode ser infantaria, cavalaria ou artilharia.


2. Batalha Naval

Tipo de Jogo: Tabuleiro
Género: Estratégia
Nº Jogadores: 2
Idades aconselhadas: +6 anos

A batalha naval é um clássico dos jogos de tabuleiro, popular pela componente de desenvolvimento de estratégia.
Nesta guerra marítima, cada um dos dois jogadores tem um tabuleiro onde define o seu método de jogo, com recurso a cinco embarcações. Cada um dos navios é disposto no tabuleiro, recorrendo a táticas que dificultem ao inimigo o sucesso da missão: afundar todas as embarcações do adversário.


3. Carcassone

 

Tipo de Jogo: Tabuleiro
Género: Estratégia
Nº Jogadores: 2 a 4
Idades aconselhadas: +8 anos

Carcassonne é uma cidade francesa conhecida pela sua fortificação medieval e este é um jogo de estratégia que replica a fortaleza. Os participantes são responsáveis pela criação do mapa da zona medieval, que será sempre diferente mediante quem o desenvolve. O objectivo de cada um é deter o controlo da região, mosteiros e castelos. Utilizar peças e terrenos, e angariar seguidores para conseguir domínio total sobre a cidade, são as acções que permitem conseguir pontos e ganhar a partida.


4. Party & Co

Tipo de Jogo: Tabuleiro

Género: Mímica e Desenho
Nº Jogadores: + de 4
Idades aconselhadas: +8 anos

Composto por temáticas, Party & Co coloca à prova as habilidades de desenho, mimica, palavras proibidas, sons, marcas e perguntas. O objectivo é ser o primeiro a chegar à prova final e realizá-la com sucesso, o que garante a vitória. Mas para isso, cada concorrente deve lançar os dados e realizar as várias provas que estão indicadas nas casas de jogo onde cai. Ao longo do jogo, existem casas de desafio que dificultam as provas aos participantes. De forma a ganhar o jogo, é necessário superar o desafio final, que soma três cartas de desafio.


5. Uno

Tipo de Jogo: Cartas

Género: Sorte
Nº Jogadores: 2 a 10
Idades aconselhadas: +10 anos

O baralho do Uno é composto por 108 cartas com quatro cores que as identificam. Cada carta tem um número, ou acção a realizar, como: proibição de jogar, ceder a vez de jogar, mudar de cor ou inverter o sentido do jogo. No início, cada jogador retira sete cartas e a primeira carta do baralho é a que dá início à partida. Cada pessoa poderá, na sua vez, descartar todas as cartas que consiga. No entanto, tem de respeitar a sequência da carta anteriormente lançada, respondendo ou à cor ou ao número. O primeiro a conseguir terminar todas as suas cartas é o vencedor.