Casa

Erros Comuns na Compra de Móveis e Como os Evitar

por pcassio

16/10/2019
Erros Comuns na Compra de Móveis e Como os Evitar

Depois de comprar casa, chega a hora de a mobilar e de a decorar. Na compra de móveis, existem algumas regras que deverá ter em consideração na altura de investir. Se o fizer, pode conseguir que a sala, os quartos ou qualquer outra divisão fiquem como gosta, de forma funcional, sem desperdiçar e até poupando algum dinheiro. Eis a lista de erros mais comuns, que deverá tentar evitar, a bem do resultado final e do orçamento familiar.


1. Comprar sem medir

Muitas pessoas compram móveis sem ter em consideração o espaço que têm disponível em casa, o que pode obrigar a ter de reajustar uma divisão inteira por causa deles. Antes de comprar móveis, deve medir as dimensões, assim como o espaço do local da casa onde os vai colocar. Tenha atenção a portas e janelas, escadas e elevadores, pois o que comprou pode não caber dentro de casa. Se necessário, faça um esboço das divisões e da posição em que colocará os móveis, assim como das respectivas medidas.


2. Não pensar na utilização

É necessário ter em conta quem vai utilizar os móveis, como e com que frequência. Para quem tem crianças ou animais de estimação, os tecidos dos sofás tornam-se especialmente relevantes. Mesmo quem não tem filhos, deve pensar se pode vir a tê-los a curto ou médio prazo, para evitar mais compras e centenas de euros gastos no futuro sem necessidade.


3. Não experimentar

Claro que deve procurar bons negócios online e estar atento a todas as oportunidades de poupanças em lojas, mas nunca deve comprar mobília sem primeiro experimentar, pois o que parece barato pode vir a sair caro se não for confortável ou práctico, ou quando se compra algo diferente do que se estava à espera.


4. Apressar a compra

Não compre mobília à primeira oportunidade que lhe aparecer. O preço é muito importante, mas a utilidade e o conforto também, até porque os móveis são para usar todos os dias e muitas vezes são para durar anos ou mesmo décadas. Planifique tudo antes de comprar e não se apresse.


5. Estabelecer um preço máximo

Como a mobília é para durar vários anos, convém ver e equacionar uma série de opções, sem se limitar a um preço. Por vezes, compensa pagar um pouco mais do que o que pensou, por um produto de melhor qualidade. Comprar determinado móvel só que está na moda, pode não ir de encontra ao que realmente precisa.


6. Não imaginar os móveis em casa

Um erro comum ao comprar mobília é constatar como os móveis combinam uns com os outros na loja, em vez de imaginar como ficarão em casa. A cor das paredes, a iluminação, a decoração e os móveis em redor podem conferir outro aspecto ao que está a adquirir. Pergunte em que cor os móveis estão disponíveis e decidir qual é a que fica melhor em casa, antes de fazer a compra. Aposte em cores que mais tarde possa facilmente combinar e nos móveis que vão durar mais tempo escolha cores mais neutras.


7. Ignorar a manutenção e a conservação

A durabilidade é outro dos factores a considerar na compra de mobília nova. Pense no tipo de manutenção de que os móveis vão precisar, nos materiais de que necessitará de utilizar na limpeza e na conservação e até nos materiais que não poderá usar. Se é daquelas pessoas que facilmente se cansam da decoração, não invista tanto.


8. Esquecer o transporte

Outra despesa relacionada com a mobília é a forma de a transportar para casa. Antes de tomar uma decisão, descubra se o transporte é gratuito, se tem um custo ou se é quem compra que tem de fazer o transporte.