Casa

Dicas para Poupar Dinheiro na Compra de Mobília

por pcassio

24/03/2020
Dicas para Poupar Dinheiro na Compra de Mobília

Mobilar uma casa é um processo que se pode tornar muito dispendioso, tendo até em conta que os gostos e as tendências se vão alterando com o passar do tempo. A decoração deve ser escolhida em função do seu bem-estar e pensada de acordo com as necessidades de cada família. Para que o consiga fazer, ao mesmo tempo que poupa algum dinheiro, aqui ficam algumas dicas que deve seguir:

1. Defina bem o que quer comprar

O estilo de decoração e as necessidades são pontos essenciais. Se quiser decorar a casa num estilo clássico, não faz sentido adquirir um sofá com linhas modernas, mesmo a preço reduzido. Se morar sozinho, não procure um sofá para cinco pessoas. Se tiver filhos pequenos, não compre um sofá branco. Com ideias bem definidas, vai poupar tempo e dinheiro.

2. Compare orçamentos com calma

Se comprar um móvel na primeira loja em que entrar, vai perder a hipótese de encontrar um igual ou parecido noutra superfície, a um preço mais reduzido. Por isso, dedique algum tempo a pesquisar na internet, em revistas de decoração, em catálogos ou em panfletos promocionais. Peça orçamentos em todas as lojas para depois poder comparar valores.

3. Procure em grandes superfícies

Como o assunto é decoração, é inevitável sugerir-lhe uma ida ao IKEA. Fique atento aos saldos, que chegam por vezes aos 70% de desconto. Por norma, as lojas IKEA têm uma zona de artigos com defeito, onde pode aproveitar os móveis com pequenas imperfeições a preços atractivos. Se o defeito for demasiado visível ou obrigar a gastar muito na reparação, exclua esta hipótese.

4. Compre em segunda mão

Comprar móveis em segunda mão pode ser uma excelente opção, pois o preço compensa o que vai ter de investir no restauro. Existem lojas de artigos em segunda mão que lhe permitem escolher o móvel, a forma como o quer restaurar e ainda o entregam em casa. Visite ainda feiras e leilões, onde poderá encontrar muita variedade de mobília a preços reduzidos.

5. Aposte na reciclagem

Redecorar uma casa reciclando o que já lá tem, com criatividade, é uma forma de poupar. Pesquise na internet as melhores maneiras de reciclar móveis. Pintar mobílias e transformar cada móvel numa peça única pode marcar a diferença. Se não tem jeito para trabalhos manuais, chame os amigos ou familiares, que o podem ajudar antes de um bom jantar.

6. Atenção aos pormenores

Pequenos detalhes podem fazer a diferença numa decoração. Se não pode comprar um sofá novo, invista em cortinas que combinem com as almofadas. Se a parede da casa está muito despida, aposte num quadro com cores que vão ao encontro às do resto da divisão. Estes pequenos truques podem ajudá-lo a adiar a compra de uma mobília nova.

7. Venda o que já não quer

Desfazer-se do que tem a mais, vendendo peças desnecessárias, é uma boa forma de ganhar espaço em casa e também de juntar algum dinheiro para comprar um móvel novo. Faça uma selecção do que não precisa e daquilo que não vai reciclar, e trace um plano para vender o artigo em feiras e leilões ou na internet.

8. Reorganize a disposição dos móveis

Faça uma planta de cada divisão e simule alterações na disposição dos móveis. Colocar o sofá onde estava a mesa de jantar fará com que a sala fique muito diferente. Aproveite melhor o espaço que tem em casa sem gastar dinheiro.

9. Aproveite os saldos

É habitual haver saldos duas vezes por ano, o que permite poupar mais de metade do dinheiro. Não espere pelo final da época, mas vá sem pressa e leve uma lista do que quer comprar porque vai ter a tendência de gastar mais do que o necessário devido aos preços reduzidos.

10. Preserve a vida da mobília

Mais vale trocar a mobília por estar cansado dela do que por estar estragada. Se tiver alguns cuidados, aumentará a esperança de vida dos móveis. Por exemplo: não limpe os móveis com panos ásperos, não coloque por cima objetos quentes, utilize produtos de limpeza específicos para cada tipo de superfície, evite comer no sofá para não causar nódoas difíceis de tirar.