Casa

Dicas para escolher uma impressora

por pcassio

13/10/2020
Dicas para escolher uma impressora

O confinamento e a introdução do teletrabalho acordaram a população europeia para a importância de ter em casa uma impressora. Fosse para imprimir as fichas da telescola, os trabalhos pedidos pelos professores ou documentos necessários nas respetivas profissões, estes aparelhos tornaram-se fundamentais. Mas a escolha nem sempre é fácil, pelo que lhe vamos deixar algumas dicas.

Utilização

O primeiro passo antes de avançar para qualquer compra, como já lhe explicámos noutras ocasiões, passa sempre por estipular que tipo de utilização pretende dar à impressora. Será apenas para uso doméstico (imprimir cartas, documentos, uma ou outra ficha escolar, etc.)? Ou será para utilizar na sua área profissional (fotografias, objetos 3D, etc.)? Será a resposta a estas perguntas que influenciará o restante processo.

Tipos de impressoras

O mercado tem para oferecer vários modelos de impressoras: umas são mais indicadas para o uso caseiro, outras mais aconselhados para empresas.

Multifunções: é uma espécie de faz tudo, porque junta as funções de vários equipamentos. Além de imprimir, fotocopiar e scanear, algumas também funcionam como fax. Praticamente todas utilizam a tecnologia Wifi, o que significa que até de um smartphone poderá imprimir um documento. São as melhores impressoras para uso doméstico devido à relação qualidade-preço e estão disponíveis em jato de tinta ou laser.

• Para fotografia: é um modelo dedicada em exclusivo para fotografias, porque o uso de quatro cores (preto, amarelo, ciano e magenta) faz com que as imagens apresentem mais qualidade e maior detalhe.

• Standard: é o aparelho convencional. Não apresenta mais nenhuma característica que não seja a impressora, podendo, no entanto, imprimir dos dois lados da folha.

• Instantâneos: é um modelo que utiliza tecnologia Polaroid. Possibilita a impressão de fotos de uma forma rápida, logo após a captação da imagem. Tudo o que precisa é estar ligada a um telemóvel.

• Portátil: como o nome indica, poderá levá-la para qualquer lado devido ao seu tamanho. A ligação é feita por Wifi e algumas possibilitam a impressão em folhas A4.

• 3D: são ideais para industrias especializadas, porque permitem criar praticamente tudo em plástico, quer sejam talheres, peças para uma máquina ou viseiras.

Sistema de impressão

• Impressão a tinta: o desenvolvimento da tecnologia das impressoras a jato de tinta levou ao aumento da eficácia e flexibilidade dos aparelhos com este sistema de impressão e são a melhor opção para ter em casa. Não se limitam a imprimir os trabalhos de casa dos filhos, cartas, relatórios, formulários e afins, permitindo a impressão de imagens com relativa qualidade e documentos com grandes áreas de texto. Os tinteiros (preto/branco e cores) duram, em média, entre 150 e 250 folhas (ver na embalagem) e poderão ser de marca branca.

• Impressão a laser: é o sistema indicado para quem não pretende gastar muito dinheiro e executa muitos trabalhos de impressão, já que é bastante rápido e utiliza uma tinta especial conhecida como toner. São mais caras no momento da compra, mas a longo prazo poderão revelar-se mais económicas por permitir poupar nos consumíveis.

Conetividade

A maioria dos modelos já traz ligação por wifi, o que é uma vantagem para quem tem um portátil e gosta de saltar entre divisões. Além disso, podem ser utilizados por vários elementos do agregado familiar e ainda reduzem a quantidade de cabos numa secretária.

Compatibilidade

A maioria é compatível com o sistema operativo mais utilizado em Portugal (Windows). De qualquer forma, convém sempre esclarecer esta questão. Especialmente se usar Linux ou iOS.

Preço dos consumíveis

As soluções mais baratas existentes no mercado permitem a utilização de tinteiros recarregáveis de marca branca. Contudo, algumas das mais caras poderão não oferecer essa possibilidade, o que implicará um custo superior na aquisição desse consumível. Avalie também o preço das baterias e do papel.