Lazer

Dicas para Escolher os Melhores Ténis de Corrida

por pcassio

23/06/2020
Dicas para Escolher os Melhores Ténis de Corrida

Se é um praticante apaixonado pelo running ou vai agora iniciar-se na corrida, sabe que há um equipamento que não lhe pode faltar: um bom calçado desportivo. A oferta nas prateleiras dos estabelecimentos comerciais é vasta, pelo que é necessária uma escolha cuidada para se obter os resultados desejados e não enfrentar o risco de lesões (bolhas, entorses, etc.). A marca, a cor ou a beleza podem e devem ser vistas como características secundárias na altura de comprar uns ténis/sapatilhas. Pode até gostar muito de uns que o amigo ou amiga utiliza regularmente, mas fique a saber que podem não ser os mais indicados para si. De acordo com os especialistas, mais importante do que o material, o que deve contar no momento de adquirir um novo modelo deste tipo de calçado são mesmo os factores associados a quem o vai usar.


Função

Os ténis/sapatilhas têm duas funções: a protecção dos pés do esforço da passada e o auxílio na evolução do atleta. Eles foram idealizados para dispersar o impacto que o atleta recebe sempre que os pés tocam no piso. Desta forma, o segredo passa por adquirir um calçado flexível, que garantirá sensibilidade e conforto ao longo de todo o percurso, e que tenha um amortecimento eficaz, para que não apareçam as indesejadas lesões ao nível das articulações.


Tipo de passada

São reconhecidos três tipos de passadas aos atletas e cada uma delas pede uma determinada escolha de ténis/sapatilhas:

- Supinador é a passada cujas fases de apoio incidem muito sobre o lado externo do pé e com menor predominância no calcanhar. O arco do pé é bastante acentuado e, por vezes, até sobra a ideia de que não há ligação entre a ponta do membro e o calcanhar. Neste caso, o ténis/sapatilha fica mais desgastado da parte de fora da sola, pelo que é aconselhado um tipo de calçado mais flexível e um alto nível de amortecimento.

- Pronador trata-se da passada em que o arco do pé é mais pequeno e na qual o atleta imprime no solo praticamente toda a sola. Tendo em conta que o excesso de flexibilidade provoca maior instabilidade no corredor, aconselha-se um calçado que combine estabilidade e amortecimento, porque as pessoas com pé chato podem desenvolver tendinites.

- Normal/Neutro é a passada em que os corredores atacam o solo de maneira uniforme pelo calcanhar, não existindo desvios de qualquer tipo. Por norma, ela identifica-se quando o desgaste do calçado é homogéneo. Deve, por isso, preferir um que ofereça mais estabilidade.


Outras características importantes

O peso da pessoa, o piso e até o ritmo com que se corre são outras características que devem ser levadas em conta na aquisição deste calçado desportivo. Por exemplo: cada onda de choque criada pela nossa passada corresponde a aproximadamente três vezes o nosso peso. Por isso, os atletas mais robustos devem procurar ténis/sapatilhas com uma capacidade de amortecimento superior, particularidade que também deve ser levada em conta por quem pretende correr em asfalto. Se for em terra batida, a tracção da sola é bastante importante.


Não esquecer

Ignore a cor, a beleza e a marca do calçado e experimente vários exemplares, dos mais variados tamanhos, até descobrir o ideal para os seus pés. O mais indicado é adquirir uns ténis/sapatilhas em que a ponta do dedo do pé não encoste na ponta do calçado (o espaço deve ser entre 1 e 1,4 cm) e nos quais as costuras não apertem ou fiquem em cima de zonas que sofrem muito atrito durante o ataque do membro ao solo. Opte por calçados mais leves, porque são menos propícios a prejudicar músculos e articulações, e, por fim, procure experimentá-los ao final da tarde. A explicação dos especialistas para esta dica prende-se com o facto de à noite os pés ficarem mais inchados, tal como acontece quando corremos.